Prefeito Chico Brito homenageia Vices Prefeitos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/11/2011

O prefeito Chico Brito inaugurou dia 16/11, na recepção de seu Gabinete, uma Galeria de fotos dos vices-prefeitos de Embu das Artes em agradecimento a participação deles na história da cidade. As fotos foram copiadas do acervo de fotos da Câmara Municipal. Participaram da inauguração os ex- vice prefeitos Spencer de Oliveira Filho, Sadao Nagata, Roberto Terassi, o atual vice prefeito Natinha, os vereadores João Leite, Didi e Silvino Bonfim, os empresários José Batista Rodrigues, Kiei Takayasu, Terezinha Almeida e Hillmann Albrecht, (este ultimo, presidente da ACISE – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu das Artes), além do prefeito e de todos os Secretários Municipais.

Representando os vices-prefeitos, Roberto Terassi disse crer que Embu das Artes é a primeira cidade paulista a fazer essa homenagem aos vice-prefeitos; “... como Embu sempre parte na frente.” E que também comemora o fato da cidade estar escrevendo sua própria história: “Se chegamos onde chegamos hoje, é porque cada um de nós, não só vice-prefeitos, vereadores, funcionários e secretários, contribuímos oferecendo parte de nossa vida, abdicando muitas vezes da vida familiar, do lazer, dedicando 24 horas de nossa vida para a representação política. Por isso mais uma vez muito obrigado a cada um de vocês.”

O vice prefeito Natinha ressaltou a humildade do prefeito Chico Brito em reconhecer a importância dos vice-prefeitos “o que não se vê em outras prefeituras” e que, diferente de como os vices são tratados em outros municípios, e em todas as instâncias políticas, em Embu das Artes os vice-prefeitos tem tido destaque também.

Prefeito se emociona ao lembrar da mãe

O prefeito Chico Brito se emocionou e chorou ao lembrar-se dos ensinamentos de sua mãe, no discurso que fez aos vice-prefeitos. Brito disse que há duas coisas importantes que sua mãe ensinou a todos os filhos: primeiro, a valorizar a educação e os estudos: “Na humildade dela, que nunca conseguiu ir para a escola, ela botava todo mundo dentro de casa pra estudar. E a outra coisa que minha mãe me ensinou, foi a gratidão. Então eu agradeço a Deus, pelos pais que tive e pela educação que eles me deram.”

Muito aplaudido, Brito disse que não há sentimento mais nobre que a gratidão e o reconhecimento das pessoas que têm uma história de comunidade, familiar e política e que colaboraram, melhorando o nosso governo municipal. “Prefeito sozinho não faz nada. Os vice prefeitos fazem parte de algo maior, que é a conjuntura política local. Ninguém é escolhido vice-prefeito por simpatia, mas porque os vice-prefeitos fazem parte da conjuntura municipal, agregando valor político e ajudando a articular politicamente a cidade”.- disse o prefeito

O prefeito deu uma aula de história e de teoria do Estado e da democracia, contando como o Estado foi planejado por milhares de pensadores no Século XVII e como ele continua sendo aprimorado ainda hoje, longe de estar pronto e definido:

“Esse ato de hoje, tem uma simbologia de gratidão, pelo que vocês colaboraram com essa cidade e continuam colaborando. Vocês são atuantes na política de nossa cidade, cada um com seu jeito e tempo que conseguem dedicar. Porque vocês colaboraram com o aprimoramento da máquina pública municipal, em torná-la mais eficiente aos anseios da população. Então, nosso muito obrigado a todos vocês!” – declarou o prefeito.

Veja abaixo a relação deles:

TODOS OS VICES DE EMBU DAS ARTES

- Dr Carlos Koch – 1960 à 1963 – Falecido (Prefeito – Sr. Annis Neme Bassith)
- Dr Pascoal Nunziato -1964 à 1968 – Falecido (Prefeito – Joaquim Mathias de Moraes)
- João Penteado Rocha – 1969 à 1972 – Falecido (Prefeito – Annis Neme Bassith)
- Milton Peixoto – 1973 à 1976 – Falecido (Prefeito – Oscar Yazbek)
- José Marques Padilha – 1977 à 1982 – Falecido (Prefeito – Joaquim Mathias de Moraes)
- José Pereira de Medeiros – 1983 à 1988 (Prefeito – Nivaldo Orlandi)
- Spencer Cesário de Oliveira Filho – 1989 à 1992 (Prefeito – Joaquim Mathias de Moraes)
- Sadao Nagata – 1993 à 1996 (Prefeito – Geraldo Puccini)
- Josmar Begalli de Figueiredo – 1997 à 2000 (Prefeito – Oscar Yazbek)
- Roberto Terassi – 2001 à 2008 (Prefeito – Geraldo Cruz) 
- Nataniel da Silva Carvalho (2009-2012)  (Prefeito – Chico Brito) 

Arney Barcelos

Comentários