Região Metropolitana realiza Workshop sobre Desenvolvimento

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/11/2011

Na próxima sexta-feira, dia 18 de Novembro, às 12h, será realizado em Embu das Artes o Workshop Construindo a Governança Metropolitana, para debater a composição e outros aspectos relativos aos Conselhos Consultivos e Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Metropolitano, do recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro será realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320).

Taboão da Serra é representada no Conselho pelo prefeito Dr. Evilásio Farias e pela vice-prefeita, Professora Márcia Regina, como suplente. Serão realizados cinco workshops. O primeiro foi em Caieiras, 10/11, agora acontecerá o de Embu das Artes, o terceiro ocorrerá em Mogi das Cruzes, em 25/11. Os outros serão no ABC e em Santana de Parnaíba, ainda sem datas definidas.

“A criação da Região Metropolitana de São Paulo representa um avanço no diálogo com o governo estadual e federal”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

A criação da Região Metropolitana é um projeto de 20 anos e o seu êxito beneficia os municípios, responsáveis por mais de 65%, dois terços, do ICMS do Estado e mais de 25% do IPI e do Imposto de Renda. O colegiado, de 59 integrantes delibera sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Isso inclui planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

“O desenvolvimento da região só acontecerá se todas as cidades trabalharem juntas, afinal os problemas não conhecem fronteiras”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, Jacira Moreti.

O workshop em Embu das Artes é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo e Conisud, com apoio das prefeituras de Taboão da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu.

Marcelo Valladão

Comentários