Formatura da 1ª turma do Jovem Aprendiz de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/11/2011

Muita emoção, alegria e sensação de dever cumprido marcaram a formatura da turma do Programa Jovem Aprendiz, ocorrido na quarta-feira, 9/11, no auditório do Centro Cultural Mestre Assis. Esta é a primeira, após a oficialização do nome Embu das Artes. A abertura do evento foi feita pelo formando Daniel Silva Pereira, 17 anos, que explicou como funciona o programa e relatou a importância da experiência para a turma. “Esse é o fim de um ciclo e o começo de uma nova experiência. Espero que as próximas turmas aproveitem essa oportunidade assim como nós aproveitamos”, enfatizou.

Durante um ano, os mais de cem jovens cumpriram uma carga horária de 300 horas de atividades teóricas e 576 horas de estágios em repartições públicas municipais ou em empresas parceiras, sendo 8 horas teóricas e 12 práticas por semana. “Hoje esses jovens subiram mais um degrau na escada do desenvolvimento profissional. Podem estar certos que nós estamos tão orgulhosos quanto vocês”, disse Edson Bezerra, secretário de Participação Cidadã, representando o prefeito Chico Brito.

“O Jovem Aprendiz não é apenas um programa, mas uma oportunidade aos jovens de inclusão no mundo do trabalho e, para muitos, no primeiro emprego”, enfatizaram as formandas Ana Claudia Viana Lima, Beatriz Costa e Helen Araújo Cruz, que deram seus depoimentos em nome de toda turma. Elas também agradeceram ao Centro de Referência da Juventude e ao governo municipal “que mostrou um pouco mais sobre as oportunidades de emprego e nos auxiliou em diversas áreas”, e aos educadores, pois “foram muito importantes na nossa formação, sempre nos apoiaram e incentivaram”.

Por fim o momento de maior festa, a entrega dos certificados de conclusão do projeto.

Novas turmas

Até o dia 30 de novembro estarão abertas as inscrições para as turmas de 2012 do Programa Jovem Aprendiz. Os interessados deverão comparecer no Centro de Referência da Juventude (rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande), das 9 às 16 horas. Durante um ano, os jovens recebem uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo e transporte gratuito.

Confira os pré-requisitos para inscrição:

- estar na idade entre 15 e 23 anos;

- apresentar RG, CPF e comprovante de residência (do jovem e do responsável);

- morar em Embu das Artes há pelo menos um ano;

- possuir renda familiar (menos de R$ 362,00 mensais por pessoa). 

Júlio Marcondes

Comentários