Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Hospital Geral de Itapecerica trata vítimas de estupros

Por Karen Santiago | 9/11/2011

hgis

Karen SantiagoHGIS é referencia no tratamento de casos de violência a mulher

Trauma, dor, sofrimento e medo caracterizam fielmente o estado físico e mental de mulheres vítimas de violência sexual. O estupro, como é conhecido popularmente e configura-se crime, marca a vida das vítimas. E para diminuir as possíveis conseqüências da violência, como doença sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e por fim, depressão, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) que é referencia no tratamento desses casos, “cuida” dessas vítimas.

Muita gente não sabia, mas é verdade, o Hospital Geral, além de realizar o mesmo tratamento que o Perola Byton é referencia em casos de violência sexual, explicou a Superintendente da Autarquia de Saúde do município, Michele Sales.

“O tratamento é delicado, as vítimas precisam passar por psicólogos, realizar exames de corpo delito e se tratar com o coquetel, que evita, se tomado direitinho, doenças sexuais e gravidez”, explicou. Segundo Michele, se o caso for muito complicado, vai depender da conduta médica, o encaminhamento ou não do paciente ao Perola Byton.

Lado das vítimas após violência

Em alguns casos de estupros, as vítimas preferem manter sua intimidade e toda a violência em sigilo, por vários motivos, como conta Raiana, a reportagem do Jornal na Net. “Guardei só pra mim, até agora como fui estuprada, por medo. Vivo com muito medo, porque o agressor me ameaçou, dizendo que ia me matar, por isso não contei pra ninguém”, relatou emocionada.

E finalizou afirmando que ficou com receio e vergonha do que a família iria pensar e se realmente acreditaria nela. “Mesmo com todas as conseqüências, tomei coragem para vir a Delegacia reconhecer ele (estuprador). Quem sabe agora não vivo em paz e retomo minha vida”, disse esperançosa.

A exposição pode causar repulsa para a própria vítima e o tratamento, se de fato for comprovada a violência é garantido em todos os casos. De acordo com as investigadoras responsáveis pelo caso de estupros no bairro do Itaquaceara, divisa de Itapecerica com Embu-Guaçu, onde um foi preso, suspeito de cometer estupros, as vítimas, cinco até o momento, contaram suas versões e pontuaram características do agressor, além disso, em relatos emocionados disseram que perderam seus companheiros e até tiveram que mudar de residência. Confira: http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3688/pm-de-embu-guacu-suspeito-de-estuprar-5-vitimas-e-preso

“Elas contaram que eles (maridos e namorados) não acreditaram que de fato, foram estupradas e imaginam que elas saíram com ele (estuprador), por livre espontânea vontade. Chegamos à conclusão que elas tiveram suas vidas acabadas”, frisaram as investigadoras.

Os casos de violência contra a mulher a cada dia que passa tornam-se constantes e de certa forma rotineiros nas cidades da região. A violência sexual contra crianças, dentro de famílias e até filhas que são vítimas de seus próprios pais são registradas em forma de Boletim Ocorrência e um Inquérito sobre cada caso é instaurado. Os estupradores são presos e outras vítimas fazem o reconhecimento.

Pronto Socorro Central informa Polícias Militar e Civil

A falta de informação e até conhecimento entre os funcionários do Pronto Socorro Central e Polícias Militar e Civil deu o que falar na reunião desta segunda-feira (7) do Conseg da cidade. Questionados por munícipes sobre o papel do PS junto às corporações em casos de violência sexual, Doutor Marcelo e Tenente Daniel salientaram que o PS deve entrar em contato com a polícia para a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Além desses casos, segundo o tenente e o delegado, o Pronto Socorro deve avisar em casos de pacientes vítimas de bala de fogo, arma branca e acidente de trânsito com vítima.

Segundo Michele Sales, em caso de violência sexual, as polícias só são acionadas a pedidos das vítimas, caso contrário, o PS estará ferindo os princípios morais que estão abalados das vítimas. “Nesses momentos a decisão fica a critério da vítima. Só chamamos, em caso de vítimas de bala de fogo, arma branca e se a vítima estiver desacordada, confusa”, argumenta.

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Fiscalização do CROSP em ação conjunta com a Vigilância Sanitária identifica pro

Depois de receber uma denúncia sobre suspeita de exercício ilegal da Odontologia, na cidade de...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

19/09/2017

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação...

16/09/2017

PM recupera aparelhagem de som roubada de igreja no valor de 8 mil em Embu

Uma ação rápida da PM resultou na prisão de dois homens acusados de furtar toda a aparelhagem de...

10/09/2017

Moradores do Vista Alegre denunciam assaltos cometidos por trio de menores

Cansados dos assaltos constantes, os moradores do jardim Vista Alegre, em Embu das Artes,...

08/09/2017

PM prende três homens por roubo de veículo e tentativa de homicídio em Taboão

Três homens foram presos por policiais da 3ª Cia do 36M, na noite desta quinta-feira, 7 poucas...

06/09/2017

ROMU de Taboão recebe novos escudos entregues pelo prefeito Fernando Fernandes

A equipe do ROMU (Ronda Ostensiva Municipais), da Secretaria de Segurança Pública de Taboão da...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.