Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Hospital Geral de Itapecerica trata vítimas de estupros

Por | 9/11/2011

hgis

Karen SantiagoHGIS é referencia no tratamento de casos de violência a mulher

Trauma, dor, sofrimento e medo caracterizam fielmente o estado físico e mental de mulheres vítimas de violência sexual. O estupro, como é conhecido popularmente e configura-se crime, marca a vida das vítimas. E para diminuir as possíveis conseqüências da violência, como doença sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e por fim, depressão, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) que é referencia no tratamento desses casos, “cuida” dessas vítimas.

Muita gente não sabia, mas é verdade, o Hospital Geral, além de realizar o mesmo tratamento que o Perola Byton é referencia em casos de violência sexual, explicou a Superintendente da Autarquia de Saúde do município, Michele Sales.

“O tratamento é delicado, as vítimas precisam passar por psicólogos, realizar exames de corpo delito e se tratar com o coquetel, que evita, se tomado direitinho, doenças sexuais e gravidez”, explicou. Segundo Michele, se o caso for muito complicado, vai depender da conduta médica, o encaminhamento ou não do paciente ao Perola Byton.

Lado das vítimas após violência

Em alguns casos de estupros, as vítimas preferem manter sua intimidade e toda a violência em sigilo, por vários motivos, como conta Raiana, a reportagem do Jornal na Net. “Guardei só pra mim, até agora como fui estuprada, por medo. Vivo com muito medo, porque o agressor me ameaçou, dizendo que ia me matar, por isso não contei pra ninguém”, relatou emocionada.

E finalizou afirmando que ficou com receio e vergonha do que a família iria pensar e se realmente acreditaria nela. “Mesmo com todas as conseqüências, tomei coragem para vir a Delegacia reconhecer ele (estuprador). Quem sabe agora não vivo em paz e retomo minha vida”, disse esperançosa.

A exposição pode causar repulsa para a própria vítima e o tratamento, se de fato for comprovada a violência é garantido em todos os casos. De acordo com as investigadoras responsáveis pelo caso de estupros no bairro do Itaquaceara, divisa de Itapecerica com Embu-Guaçu, onde um foi preso, suspeito de cometer estupros, as vítimas, cinco até o momento, contaram suas versões e pontuaram características do agressor, além disso, em relatos emocionados disseram que perderam seus companheiros e até tiveram que mudar de residência. Confira: http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3688/pm-de-embu-guacu-suspeito-de-estuprar-5-vitimas-e-preso

“Elas contaram que eles (maridos e namorados) não acreditaram que de fato, foram estupradas e imaginam que elas saíram com ele (estuprador), por livre espontânea vontade. Chegamos à conclusão que elas tiveram suas vidas acabadas”, frisaram as investigadoras.

Os casos de violência contra a mulher a cada dia que passa tornam-se constantes e de certa forma rotineiros nas cidades da região. A violência sexual contra crianças, dentro de famílias e até filhas que são vítimas de seus próprios pais são registradas em forma de Boletim Ocorrência e um Inquérito sobre cada caso é instaurado. Os estupradores são presos e outras vítimas fazem o reconhecimento.

Pronto Socorro Central informa Polícias Militar e Civil

A falta de informação e até conhecimento entre os funcionários do Pronto Socorro Central e Polícias Militar e Civil deu o que falar na reunião desta segunda-feira (7) do Conseg da cidade. Questionados por munícipes sobre o papel do PS junto às corporações em casos de violência sexual, Doutor Marcelo e Tenente Daniel salientaram que o PS deve entrar em contato com a polícia para a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Além desses casos, segundo o tenente e o delegado, o Pronto Socorro deve avisar em casos de pacientes vítimas de bala de fogo, arma branca e acidente de trânsito com vítima.

Segundo Michele Sales, em caso de violência sexual, as polícias só são acionadas a pedidos das vítimas, caso contrário, o PS estará ferindo os princípios morais que estão abalados das vítimas. “Nesses momentos a decisão fica a critério da vítima. Só chamamos, em caso de vítimas de bala de fogo, arma branca e se a vítima estiver desacordada, confusa”, argumenta.

18/05/2018

Polícia prende homem com carro clonado em Embu das Artes

Policias efetuaram a prisão de homem que dirigia um carro clonado na noite de quinta-feira 17 na...

18/05/2018

DHPP prende 76 homens em operação contra pedofilia em São Paulo

A Polícia Civil prendeu, até o momento, 76 pessoas que armazenavam e compartilhavam imagens...

18/05/2018

Polícia de Taboão prende dois suspeitos de roubo mostrados em reportagem

A equipe da Delegacia Seccional de Taboão da Serra prendeu em flagrante, na manhã desta...

18/05/2018

Família busca por menina de 13 anos que está desaparecida desde quinta 17

Uma adolescente identificada como Daniela Quiarelo, 13 anos, aluna da Escola Estadual Laurita...

17/05/2018

Operação de combate à pedofilia prende 132 pessoas em flagrante

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que mais de 1 milhão de arquivos (entre...

17/05/2018

Empresário de Taboão morre durante assalto a padaria no Morumbi

Um homem morreu e um policial fiou ferido na noite desta quarta-feira (16), em um tiroteio...

16/05/2018

GCM prende dois suspeitos de assalto e receptação em Itapecerica da Serra

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra prendeu, na tarde da última terça-feira (15),...

15/05/2018

Acusados de matar delegado da Polícia Federal no Morumbi moravam em Taboão

Os dois acusados de matar o delegado da Polícia Federal Mauro Sérgio Salles Abdo, baleado dentro...

15/05/2018

PM recupera carro roubado em Embu das Artes e apreende dois menores

A Polícia militar apreendeu na noite de segunda-feira (15), por volta das 23h, três adolescentes...

20/05/2018

Aprígio recebe honraria de Embaixador da Paz Mundial

O taboanense irá representar 180 países e atuará na formação e na expansão de uma aliança...

20/05/2018

Univesp: inscrições para Vestibular do 2º semestre começam amanhã (21)

Entre 21 de maio e 19 de junho, os interessados em concorrer a uma das 18.250 vagas da...

20/05/2018

Virada Cultural contou com apresentações da Etec de Artes

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes fará parte da programação da Virada Cultural deste...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.