Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Taboão se prepara para enfrentar período chuvoso

Por Karen Santiago | 9/11/2011

encosta

Karen SantiagoAções são tomadas para prevenção antes das chuvas de verão

Na época das chuvas de verão a cidade da região que mais registra pontos de alagamentos é Taboão da Serra. Dois intransitáveis são na Régis Bittencourt (em frente à Delegacia Seccional e ao Shopping Taboão), os outros são no Piscinão (entrada da cidade), Avenida São Paulo e ruas de diversos bairros do município. Moradores ilhados e o trânsito caótico também são ingredientes para atrapalhar a vida de quem precisa voltar para casa, no período chuvoso.

Com intuito de diminuir os transbordamentos (alagamentos), deslizamentos de terra (os bairros mais preocupantes são o Jardim Mirna e Três Marias, onde existem muitos imóveis em encostas de barrancos), entupimentos de córregos, bocas de lobo e canalização dos Córregos Poa, Joaquim Cachoeira e Ponte Alta, a Defesa Civil da cidade está realizando ações em conjunto com a Secretaria de Obras e gabinete do prefeito por todos os bairros do município, inclusive os locais que apresentam dor de cabeça na época das chuvas.

“Estamos recolhendo todos os móveis, utensílios domésticos, que não são mais de utilidade para as famílias com a operação Cata-Bagulho, ministrando palestras para comunidade e nos capacitando / aperfeiçoando em cursos. Vistorias em residências, de janeiro até agora, mais de 400 foram vistoriadas e só no mês passado, 11 construções foram embargadas por irregularidades”, pontuou o Coordenador da Defesa Civil de Taboão, Carlos Senna.

carlos

Carlos Senna apresenta ações da Defesa Civil na cidade


Segundo Senna, ruas de seis bairros da cidade serão contempladas com uma verba de R$ 2.049.668,67 (dois milhões, quarenta e nove mil, seiscentos e sessenta e oito reais e sessenta e sete centavos) do Ministério das Cidades para obras de contenção de encostas em área de risco. Em contrapartida a prefeitura municipal investe o montante de R$ 204.096,86 (duzentos e quatro mil, noventa e seis reais e oitenta e seis centavos) para a realização das obras.

Os bairros contemplados são: Jardim Vitória (rua Beijamin Varandas), Parque Assunção (rua das Camélias), Jardim Vitória (rua José Carlos de Macedo Soares), Intercap (rua Antônia de Oliveira Maciel), Jardim Freitas Júnior (rua Tenente José Maria da Cunha) e Saint Moritz (rua Vital Brasil).

“Com essas ações (canalização dos rios, verbas destinadas a obras de encostas, operação como cata-bagulho e cursos de capacitação) com certeza esperamos que as dificuldades da época de verão sejam menores e que os pontos de alagamento diminuam, além disso, os desmoronamentos de terra”, previu.

Senna contou a reportagem do Jornal na Net que a Defesa Civil conta com 80 funcionários, três veículos gol e uma caminhonete, além de uniformes e todo o equipamento necessário nas ocorrências. “Estamos viabilizando junto ao gabinete de governo e Guarda Civil Municipal a vinda de três motocicletas”, anunciou.

Por fim, Carlos Senna afirmou que a Operação Cata-Bagulho retoma no sábado, dia 19 de novembro, onde as equipes recolherão o que não é mais utilizado pelos moradores em diversos bairros da cidade.

Confira ações preparatórias para as chuvas de verão nas cidades: Aqui; http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3761/cidades-se-preparam-para-periodo-de-chuvas http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3758/piscinoes-de-taboao-e-embu-serao-limpos-pelo-daee

Evandro

Só quero ver, aqui no Jd. Maria Rosa, na Rua Iracema de Jesus Marquesine ja ta com um desbarrancamento desde 2010, o que a prefeitura fez? Deixou ela mão unica, de vez resolver, e pior, se desmoronar além de levar a rua vai junto a casa que se encontra logo abaixo do barranco e que ja levou terra nas chuvas do verão passado. Olha ta mais facil contar com a bondade de São Pedro do que com a competência da Prefeitura de Taboão da Serra. Nem chegou ainda março mas suas águas ja veêm fechando ruas, fazendo buracos, alagando, soterrando e fazendo confusão e o Sr. Prefeito só pensando na eleição

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.