Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Prefeito de Embu das Artes faz palestra na FIT

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/11/2011

prefeito_fit

DivulgaçãoChico Brito ministra palestra na Semana Cultural da Faculdade de Itapecerica

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, realizou, em 25/10, uma palestra sobre Desenvolvimento Regional, na 5ª Semana Cultural da Faculdade de Itapecerica da Serra (FIT), naquela cidade. Recheou a sua fala com exemplos de desenvolvimento conjunto com os municípios da região na área de saúde, abastecimento, transporte e outros segmentos. Sociólogo e também presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), Chico Brito transmitiu aos estudantes informações valiosas e até então desconhecidas de provavelmente quase a totalidade da jovem platéia, de cerca de 400 estudantes, que lotou o auditório da FIT.

“Não existe desenvolvimento regional se não for um trabalho conjunto de município, Estado, federação e iniciativa privada. E é fundamental a participação da faculdade”, disse Chico Brito, que recebeu em 2010 o prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, e em 2009 foi escolhido Prefeito Amigo da Criança, pela Fundação Abrinq. “Mais da metade dos empreendimentos abrem falência no segundo ano, de acordo cm o Sebrae. Através dos cursos de Administração vocês podem ajudar pequenos empreendedores. Daí a importância da faculdade, para a cidade e região.”

O prefeito citou como exemplos de ações conjuntas a instalação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Parque da Várzea do Embu Mirim, como mais um importante centro de ensino e pesquisa que servirá toda a região do Conisud, o próprio rio Embu Mirim, que como um dos principais contribuintes da Represa Guarapiranga, que serve a Capital, só pode ser recuperado com participação dos municípios envolvidos no seu percurso, e a recém-instalada central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Embu das Artes, dividindo um custo de R$ 3,5 milhões entre cinco cidades. Lembrou distorções que precisam ser corrigidas como a superlotação do Hospital Regional do Pirajussara (HGP), construído para atend erTaboão da Serra e Embu das Artes e que hoje recebe pacientes de 40 municípios. “Não adianta a mentalidade de que a cidade sozinha vai resolver o seu problema.”

Modelo de desenvolvimento

Na visão de Chico Brito o desenvolvimento regional não pode ser pensado somente quanto ao aspecto econômico. “Não tem desenvolvimento com gente doente, com 15% da população de 750 mil habitantes dos seis municípios da região que ainda não é alfabetizada, com falta de mão-de-obra qualificada”, disse o prefeito. Lembrou que nas décadas de 1970 e 1980 os municípios não tinham poder, dependiam do Estado e da Federação. Com a Constituição de 1988, eles ganharam autonomia para resolver questões de saúde, educação, assistência social, transporte, segurança, mas não houve aumento na arrecadação.

O prefeito fez considerações ao surgimento dos consórcios regionais no Brasil, na década de 1990, comparou carga tributária municipal, estadual e federal desde 1960, do novo modelo de gestão político-administrativa, e falou da necessidade de buscar novos caminhos para um desenvolvimento eficiente e sustentável. Enfatizou a criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), do qual faz parte, tendo como suplente o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Jr. O conselho, criado em setembro, pelo governador Geraldo Alckmin, composto de 39 municípios, concedeu às cidades “um espaço oficial para dialogar” sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executados na região com recursos do Fundo de Desenvolvimento.

A 5a Semana Cultural da FIT foi conduzida pela diretora Margarida Cecília Correa Nogueira Rocha, coordenadores de cursos e professores da faculdade. Estudantes de Administração apresentaram interessante projeto de consultoria e assessoria a empresas que realizam na região.
 
 
Elke Lopes Muniz

16/10/2017

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma...

11/10/2017

Vereador André Egydio é atendido e Bom Escolar é implantado no Poupatempo

O vereador Dr. André Egydio (PSDB) teve, mais uma vez, suas solicitações atendidas pelo...

10/10/2017

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é...

10/10/2017

Enem 2017 terá detectores de metal em todos os banheiros, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai utilizar 67 mil detectores de metal, de acordo...

08/10/2017

Núcleo de Formação para Futuros Cidadãos forma 40 alunos em Itapecerica

A Escola Asas Brancas da Serra, em Itapecerica da Serra, recebeu recentemente a formatura de 40...

06/10/2017

Escola Estadual do Jd. São Luiz II passa a se chamar EE Professor Henrique Costa

A direção da Escola Estadual Jd. São Luiz II, em Embu das Artes, promoveu um evento para...

04/10/2017

Escola E. M. Marajoara em Embu está em clima de Olimpíada Literária

Desde o lançamento do Edital da Olimpíada Literária em agosto deste ano, o clima mágico vivido...

29/09/2017

Inscrições abertas para cursos do SENAC em parceria com a Prefeitura de Taboão

Uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

19/09/2017

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 35 mil vagas...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.