Dia Mundial de luta contra a AIDS

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 4/11/2011

Por que fazer o teste de Aids?

A Aids ainda não tem cura, mas tem tratamento. Os medicamentos oferecidos a todos os pacientes com Aids são garantia de qualidade de vida. Quem tem o HIV e não sabe, além de não estar se cuidando, pode transmitir o vírus involuntáriamente.

O medo e o preconceito não podem mais ser motivo para que as pessoas não façam o teste anti-HIV. Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de adaptação ao  ratamento, caso o resultado seja positivo. Isso pode levar o paciente a viver muito mais e com qualidade de vida.

Estima-se que existam 600 mil portadores do HIV no Brasil, mas apenas 200 mil sabem que têm o vírus. Fazer o teste e ficar sabendo o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo no controle da Aids.

HIV ou Aids? Aids ou HIV?

Você sabe a diferença entre HIV e Aids? Muitas pessoas acham que se trata da mesma coisa, mas o HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a Aids é a doença provocada pelo vírus. A pessoa pode estar infectada pelo HIV e não estar doente. A Aids pode levar até 10 anos para aparecer. Quando alguém está infectado, o HIV destrói as células de defesa, o organismo enfraquece abrindo caminho para outras doenças, manifestando, assim, a Aids.

Mas Atenção! A pessoa com HIV, mesmo não tendo Aids, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância da camisinha em todas as relações sexuais e não utilizar agulhas e seringas já utilizadas por outras pessoas.

Quando fazer o teste?

- Toda gestante durante o pré-natal;

- Quando tiver alguma doença sexualmente transmissível (DST);

- Pelo menos dois meses após relação sexual anal ou vaginal sem camisinha;

- Pelo menos dois meses após compartilhar seringas ou agulhas (uso de drogas injetáveis, tatuagens, piercing...).

Onde fazer o teste em Embu das Artes?

UBS INDEPENDÊNCIA
Estr. de Itap. a Campo Limpo, s/nº ou Av. Constantinopla, 1200
Fones: 4244-8697 / 4244-8562
De 2ª a 6ª das 8 às 17 horas
Sábados das 10 às 14 horas

UBS EMBU 
Av. Elias Yazbek, 2500
Fones: 4704-7781 / 4704-3450
De 2ª a 6ª das 8 às 17 horas
Sábados das 10 às 14 horas

Informações: 0800 61 1997 - De 2ª a 6ª feira das 7 às 15h
Ouvidoria do SUS: 130
www.aids.gov.br

Comentários