Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Jorge Costa fala sobre caso de bota-foras em Itapecerica

Por Karen Santiago | 31/10/2011

jorge1

Karen SantiagoJorge Costa quebra silêncio e fala sobre envolvidos nos bota-foras

O prefeito Jorge Costa falou pela primeira vez sobre o esquema de bota-foras em Itapecerica da Serra, desmantelado pela polícia civil e Ministério Público, que resultou no indiciamento de pelo menos 20 pessoas, entre eles ex-funcionários públicos municipais e vereador João Miranda. Após vários meses de denúncias constantes o prefeito quebrou o silêncio e falou com o Jornal na Net. Jorge Costa nega que os servidores investigados continuem trabalhando na prefeitura. Ele disse que a cidade não pode ser travada porque movimentações de terra são proibidas, e, afirma que as provas apresentadas até o momento são insuficientes para provar o envolvimento dos indiciados.

“As cidades de Itapecerica e região tinham virado depósito de lixo das grandes obras de SP. O local que for licenciado para obras e com autorização da Cetesb pode funcionar. Já estávamos batalhando contra bota-foras e o Conisud também. Mas, a cidade não pode ser travada, tenho uma grande obra na BR-116 e eles queriam embargar só porque tem movimentação de terra. As coisas tem que ter dois pesos e duas medidas”, explicou. O prefeito ressaltou que travou uma briga com a Cetesb pela demora na aprovação dos projetos para dar continuidade nas obras.

Baseado nas denúncias de bota-foras, Costa afirmou que exonerou todos os sete ex-funcionários investigados. Questionado sobre denúncias de que algum dos indiciados continua prestando serviços à prefeitura municipal, o prefeito de forma categórica, frisou que não.

“Afastei todo mundo que estava envolvido nas investigações. Os funcionários de cargos de nomeação estão todos exonerados, já os funcionários concursados (estatutários) precisei afastar, porque não posso exonerar nem demitir. Uma sindicância, no prazo de 30 dias foi aberta. Ela foi prorrogada por mais 30, agora não posso mais prorrogar”, explicou.

Ao ressaltar que a documentação que a Secretaria de Assuntos Jurídico possui ainda é insuficiente para provar se essas pessoas são criminosas ou não, Jorge Costa polemizou o assunto frisando que “a Polícia Civil e Ministério Público fizeram um alarde imenso, mais documento firme, consistente, infelizmente, até esse momento, não tem nada que desabone nenhuma dessas pessoas”, disse. Mas avaliou como boa a ação (investigação) realizada, uma vez, que “foi bom para dar um susto em todo mundo, se alguém tiver fazendo alguma coisa errada vai ter que pagar com isso”, observou.

Em relação à continuidade dos bota-foras na cidade, que de acordo com o promotor de Meio Ambiente, Gustavo Albano permanecem em funcionamento, Costa apontou que o promotor deveria mandar prender o dono do terreno. “Não tem que ter xerife na cidade, temos que ter solução. Não adianta mandar prender, não é assim. Acho que tem que investigar ver quem é se está envolvido manda prender. Agora se a pessoa tem uma aprovação ou pela prefeitura ou pelos órgãos competentes então é uma outra situação”, observou.

De acordo com o prefeito a fiscalização da prefeitura está atuando com vigor para conter os crimes ambientais. “A GCM ambiental foi equipada para ficar com mais enérgica para evitar esses crimes”. Não pode é aterrar rio e nascentes naturais para construir o Rodoanel, como o Governo do Estado fez. E aí como fica essa situação? Onde fica a recuperação ambiental, como fica essa situação? O Estado pode? Fica essa pergunta”, cobrou.

Por fim Jorge Costa afirmou que a prefeitura já fez várias parcerias com o promotor Gustavo e MP.  “Já assinamos TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) para fazer com que a lei seja cumprida e fazer com que cumpram a lei. Ele tem me ajudado muito nisso, feito parceria muito forte com a prefeitura”.

 

13º

gilberto rodrigues

psb 40 giba do montesano, sr prefeito,sempre brigei por vc, mas fico pensando sera que vale apena brigar.. lembra quantas coiza vcs prometeu para o montesano, e nada se compriu,ruas desburacada,esgotos,aberto,entupido,sera que vai sair este ano,ou,nao.;prefeito trabalhei para vc,montesano pede socorro,quero .RESPOSTA.........

12º

Marcelo Faria

Eu não tenho como mais segurar minha indgnaçao contra as Opnioes desse senhor Alisson que é um cara totalmente incoerente em suas manifestaçoes o cara só reclama de tudo e não reconhece o trabalho de niguem queria dizer a esse senhor Alisson que se ele for canditado a vereador ele esta no caminho errado pois o povo não precisa de um cara chato como vc na camara não cara vc é muito chato meu Deus !!!! no campo politico seja um cara inteligente pois nao tenho aqui carta pra defender o prefeito Jorge Costa mais a de se reconhecer que a prefeitura tem se empenhado em contemplar os moradores da nossa cidade em suas nescessidade haja visto o crescimento que temos alcançado inclusive o Sr fala tanto que é um cara politizado que participa das questoes com a comunidade hoje o senhor estava no sabado de manha quando teve no seu bairro uma audiencia publica pra discutir o plano diretor do Jacira e Região caro eleitor se esse for o seu candidato saiba votar direito pois o homem é chato viu rsrsrs

11º

Tião

Alison só vc é que não ve temos problemas ? temos sim mas melhorou e muito a nossa cidade qto aos jovens ,temos Faculdades,varios cursos no clube Delfim Verde, muitos imovies comprados ,esgoto ,asfalto,estradas como a da Pedreira e outras porque só criticas????? a verdade tem que ser dita.

10º

Tomas

O prefeito ,tem trabalhado muito bem pela nossa cidade aqui no Distrito do Jacira esta tudo em obras,onibus ,peruas,PS , ubs são duas novas,a do crispim e analandia,casas populares mais de 1130 ,pavimentação por todas as ruas e bairros,esgoto tão importante,enfim esta trabalhando mesmo ,e quem vai dar continuidade a tudo isso ? prefeito indique alguem como o sr ,trabalhador, justo ,correto, honesto e humilde

Claudia Pavany

Po o prefeito ficou muito velho nestes 7 anos meu amigo se cuide precisamos do sr bem bonitão e bem de saude

alison rogerio

tomas,mostre pra tods qual sao as melhorias que esta sendo implantadas aqui no jacira,a nao ser buracos por todo lado e a falta de alternativa aos jovens.....ao contrario que nossa amiga abaixo disse nao precisamos do sr jorge costa,precisamos do prefeito jorge costa,que ela cumpra as promessa feitas na rede globo e a mim na campanha de 2008 de inalgurar o ps,a promessa que ele fez a mim ja venceu a anos,mas a da globo é emd ezembro,pelo que vejo nao ira cumprir,esta faltando prefeito tambem na cidade na mmbaça é terra pra todo lado a nao ser que as pessoas nao estao passando por lka....acordem e cobrem!!!!!!!

Anesio

Ai prefeitão mande ver mesmo,vc esta certo,parabens e muita sorte.

fco

Por que não se monta uma estratégia na av vx de novembro,c/vistas a caminhões suspeitos??? A pm fica por ali algumas vezes na madrugada,mas só aborda carros pequenos. Se não for atribuição da pm investigar esse tipo de veículo,a gcm não pode?? O que vejo de caminhões fechados c lona subindo pela madrugada,é absurdo. para onde será que eles vão,entregar areia na madrugada em depósitos??? Falta um pouco de estratégia tbm,ficar pegando caminhão apenas estacionado dispejando terra,assim fácil demais,até eu!

alison

pode até nao estar funcionando os bota fora,mas falta fiscalizaçao isso falta,as ruas estao imundas,a estrada dam mombaça que liga até lagoa,esta quase interditada,muita terra na rua,sr prefeito na px gestaov c podera andar e ver o que deixou de fazer ai vai bater a vegonha....até 2012...

Julia

Sr prefeito no Jardim Jacira a uma praga muito grade de ratos pois vem do esgoto não tratado e lixo que demora muito para ser retirado 3 vezes por semana é pouco pois o Bairro esta crescendo rápido de mais e a política lenta quero ajudar sr prefeito peço desculpa mas é a realidade.Aqui também pretense ao Itapecerica sei que é muita coisa para resolver mas precisa por mãos a obra.Abraço força que Deus nos da saúde a sabedoria.Mas os problemas são graves.

julia

Sr Prefeito tudo bem devemos sim cuidar do meio ambiente mas tem que tomar cuidado é com pessoas que invadem terrenos alheios,tenho um terreno que precisa ser devolvido pois esta na justiça mas enquanto isto eu estou num aperto de ordem não esclarecida pois a muitas dividas a respeito de uma terra de meu avô se o sr puder me ajudar por gentileza nos ajude.preciso falar com o sr urgência peço.Estou brava com tais situação não esclarecida.

JOSIAS FARIA

VALE À PENA LEMBRAR QUE A MAIORIA DAS AÇÕES E FLAGANTES EM ITAPECERICA FORAM EFETUADAS PELA GUARDA MUNICIPAL COM APOIO DIRETO DA DELEGACIA AMBIENTAL. É EXTREMAMENTE NESCESSÁRIO A PARTICIPAÇÃO DO MUNÍCIPE, ANOTANDO PLACAS DOS CAMINHÕES E SE POSSIVEL FILMAR ATÉ MESMO COM UM AP CELULAR ATÉ A CHEGADA DAS AUTORIDADES. "JUSTIÇA COM PARTICIPAÇÃO FAZ BEM"

Adriano francisco

Senhor prefeito,já que suas palavras são sempre voltadas ao bem comum. Me ajude quanto ao lixo na porta de casa,em fevereiro de 2012,completará 2 anos de tentativas,em vão. Seus secretários,não conseguem perder preciosos minutos analisando o local onde moro,NÃO É NA VX... Apenas perguntam o que posso fazer,trabalho na prefeitura,ganho salário para isso,acredito que não. Mas,qualidades para ser funcionário dessa prefeitura,melhor nem comentar. Até no tal complexo,quando por inumeras vezes compareci e,até hoje, nada foi feito,olhar de espanto das pessoas quando explico a situação,que legal não?? Deixo o link abaixo que já enviei para diversas emissoras,quem sabe consigo. quando reclamaram quanto ao ginásio vieram,espero que atendam a minha solicitação,já que nas suas secretárias,nada se consegue. O VÍDEO ESTÁ ABAIXO,FIQUEM A VONTADE. RUA BOGOTÁ,PARQUE PARAISO _____________________________ http://www.dailymotion.com/video/xlzbes_video-a0403_fun

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.