Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

5 mil participam de Encontro Fé e Política em Embu

Por Sandra Pereira | 30/10/2011

encontro2

Sandra Pereira Pessoas se reúnem nó Encontro Fé e Política realizado em Embu das Artes

Embu das Artes recebeu nos dias 29 e 30 de outubro quase 5 mil pessoas de 22 Estados brasileiros durante a realização do 8º Encontro Nacional Fé e Política. Os participantes debateram temas relacionados à “sociedade do bem-viver” que congrega o desafio de unificar a atividade profissional, o consumo, o desenvolvimento humano saudável e o convívio pleno com a natureza. Vários políticos e lideranças da região prestigiaram o encontro onde foram lembrados todos os mártires da luta pela igualdade, contra violência e pela garantia de direitos individuais e coletivos.

O Movimento Nacional Fé e Política reúne grupos cristãos de diversas igrejas engajados na política à luz da fé. O Movimento tem cunho ecumênico e está aberto a todas as pessoas que consideram política a dimensão fundamental da vivência de sua fé.  Quem prestigiou o encontro pode comprovar a diversidade dos grupos participantes e o desejo de todos de contribuir com o debate para a consolidação da cidadania em todos os níveis da atividade humana.

“Um encontro com esse nível faz a gente entender mais a sociedade em que vivemos e discutir os rumos que devemos perseguir para garantir que a humanidade atinja o ideal que todos buscamos”, observou Maíra Santiago, 24 anos, natural do Rio de Janeiro, uma das participantes do encontro.

Na abertura do encontro, o padre Jaime, citou o compromisso dos cristãos de contribuir com a consolidação de um modelo social pautado na justiça e solidariedade, no qual as pessoas encontrem nos gestores públicos representantes legítimos de seus anseios. Ele agradeceu o empenho da prefeitura de Embu na realização do evento e destacou a alegria de recepcionar pessoas de todos os cantos do país.

Memória

O 1º Encontro Fé e Política aberto a todos aconteceu no ano de 2000, em Santo André, SP, com a participação de quase 3.000 pessoas. Em 2002, o 2º Encontro foi em Poços de Caldas, MG, com 4.000 participantes. O 3º Encontro em 2003, em Goiânia, GO, reuniu 6.000 pessoas. Em Londrina, PR, no 4º Encontro de 2005 participaram 5.000 pessoas. Em 2006 o 5º Encontro de Fé e Política aconteceu em Vitória, ES com 4.000 participantes, o 6º foi realizado em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ, em 2007 com a participação de 5.000 pessoas, e o 7º teve lugar em Ipatinga, MG, em 2009 e registrou a presença de 5.000 pessoas.

O Bem-viver como projeto alternativo

O 8º Encontro Nacional de Fé e Política teve como tema "Em Busca da Sociedade do Bem-viver: Sabedoria, Protagonismo e Política". "O Bem-viver é um conceito que visa recriar, diante do fracasso do neoliberalismo, um antigo conceito de certas culturas andinas como os Quetchua e Aymará", explica o sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira.

encontro

encontro1

encontro_1

Angela Maria de Araújo

Parabenizo esta bela publicação. Como participante do encontro é maravilhoso ver que ainda há solução para tantos problemas que afligem nosso povo. Amei a cidade e a hospitalidade da Paróquia Santa Margaridade Taboão da Serra que nos acolheu. Parabéns Embú das Artes!!! Angela Araújo - SãoLourenço - MG

Armando Luiz Ferrari

Parabenizo vossa publicação,como participante do 8º acho também que a socieade do Bem Viver que buscamos´é um desafio para cada um de nós, parabenizar a coordenação nacional pelo esforço.E que possamos defender a sociedade dos nossos irmão indios que nos ensinam sempre essa sociedade do Bem Viver. Armando Luiz Ferrari/Santa Catarina.

JAIR TOLEDO

Fiquei encantando com a organização,acolhida e participação de todos...Parabéns JAIR TOLEDO,Presidente da UAPE-União dos Aponsetados e Pensionistas de Embu e Região.

Gilberto Morais

Um final de Semana memorável, é assim que posso dizer sobre este ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA, aliás vale ressaltar que as duas Pastorais de fé e Política de Itapecerica(Parque Paraísõ-Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes e Santa julia-Vila Régia) estiveram também na preparação/organização deste belíssimo evento, aproveito para não só agradecer pela oportunidade como parabenizar a todos os envolvidos nesta atividade, como por exemplo a Senhora Terezinha, a Competentissima Secretária Meire, o Bandeira enfim a todos os envolvidos. No mais fica pra nós a certeza de que estamos trilhando o caminho certo e de que teremos taréfas árduas daqui pra frente, porém sempre contando com a força de DEUS, tenho certeza de que conseguiremos devagarinho construir uma SOCIEDADE DO BEM VIVER... GILBERTO MORAIS-ITAPECERICA DA SERRA/SP

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

04/07/2017

Prefeito Jorge Costa fala sobre projetos de Itapecerica

Reeleito pela quarta vez para administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra, o prefeito Jorge...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.