Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

5 mil participam de Encontro Fé e Política em Embu

Por Sandra Pereira | 30/10/2011

encontro2

Sandra Pereira Pessoas se reúnem nó Encontro Fé e Política realizado em Embu das Artes

Embu das Artes recebeu nos dias 29 e 30 de outubro quase 5 mil pessoas de 22 Estados brasileiros durante a realização do 8º Encontro Nacional Fé e Política. Os participantes debateram temas relacionados à “sociedade do bem-viver” que congrega o desafio de unificar a atividade profissional, o consumo, o desenvolvimento humano saudável e o convívio pleno com a natureza. Vários políticos e lideranças da região prestigiaram o encontro onde foram lembrados todos os mártires da luta pela igualdade, contra violência e pela garantia de direitos individuais e coletivos.

O Movimento Nacional Fé e Política reúne grupos cristãos de diversas igrejas engajados na política à luz da fé. O Movimento tem cunho ecumênico e está aberto a todas as pessoas que consideram política a dimensão fundamental da vivência de sua fé.  Quem prestigiou o encontro pode comprovar a diversidade dos grupos participantes e o desejo de todos de contribuir com o debate para a consolidação da cidadania em todos os níveis da atividade humana.

“Um encontro com esse nível faz a gente entender mais a sociedade em que vivemos e discutir os rumos que devemos perseguir para garantir que a humanidade atinja o ideal que todos buscamos”, observou Maíra Santiago, 24 anos, natural do Rio de Janeiro, uma das participantes do encontro.

Na abertura do encontro, o padre Jaime, citou o compromisso dos cristãos de contribuir com a consolidação de um modelo social pautado na justiça e solidariedade, no qual as pessoas encontrem nos gestores públicos representantes legítimos de seus anseios. Ele agradeceu o empenho da prefeitura de Embu na realização do evento e destacou a alegria de recepcionar pessoas de todos os cantos do país.

Memória

O 1º Encontro Fé e Política aberto a todos aconteceu no ano de 2000, em Santo André, SP, com a participação de quase 3.000 pessoas. Em 2002, o 2º Encontro foi em Poços de Caldas, MG, com 4.000 participantes. O 3º Encontro em 2003, em Goiânia, GO, reuniu 6.000 pessoas. Em Londrina, PR, no 4º Encontro de 2005 participaram 5.000 pessoas. Em 2006 o 5º Encontro de Fé e Política aconteceu em Vitória, ES com 4.000 participantes, o 6º foi realizado em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ, em 2007 com a participação de 5.000 pessoas, e o 7º teve lugar em Ipatinga, MG, em 2009 e registrou a presença de 5.000 pessoas.

O Bem-viver como projeto alternativo

O 8º Encontro Nacional de Fé e Política teve como tema "Em Busca da Sociedade do Bem-viver: Sabedoria, Protagonismo e Política". "O Bem-viver é um conceito que visa recriar, diante do fracasso do neoliberalismo, um antigo conceito de certas culturas andinas como os Quetchua e Aymará", explica o sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira.

encontro

encontro1

encontro_1

Angela Maria de Araújo

Parabenizo esta bela publicação. Como participante do encontro é maravilhoso ver que ainda há solução para tantos problemas que afligem nosso povo. Amei a cidade e a hospitalidade da Paróquia Santa Margaridade Taboão da Serra que nos acolheu. Parabéns Embú das Artes!!! Angela Araújo - SãoLourenço - MG

Armando Luiz Ferrari

Parabenizo vossa publicação,como participante do 8º acho também que a socieade do Bem Viver que buscamos´é um desafio para cada um de nós, parabenizar a coordenação nacional pelo esforço.E que possamos defender a sociedade dos nossos irmão indios que nos ensinam sempre essa sociedade do Bem Viver. Armando Luiz Ferrari/Santa Catarina.

JAIR TOLEDO

Fiquei encantando com a organização,acolhida e participação de todos...Parabéns JAIR TOLEDO,Presidente da UAPE-União dos Aponsetados e Pensionistas de Embu e Região.

Gilberto Morais

Um final de Semana memorável, é assim que posso dizer sobre este ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA, aliás vale ressaltar que as duas Pastorais de fé e Política de Itapecerica(Parque Paraísõ-Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes e Santa julia-Vila Régia) estiveram também na preparação/organização deste belíssimo evento, aproveito para não só agradecer pela oportunidade como parabenizar a todos os envolvidos nesta atividade, como por exemplo a Senhora Terezinha, a Competentissima Secretária Meire, o Bandeira enfim a todos os envolvidos. No mais fica pra nós a certeza de que estamos trilhando o caminho certo e de que teremos taréfas árduas daqui pra frente, porém sempre contando com a força de DEUS, tenho certeza de que conseguiremos devagarinho construir uma SOCIEDADE DO BEM VIVER... GILBERTO MORAIS-ITAPECERICA DA SERRA/SP

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.