Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

1º Fórum de Empreendedorismo e Inovação reúne região no Cemur

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/10/2011

ev1

Ricardo Vaz

A Prefeitura de Taboão da Serra recebeu o 1º Fórum de Empreendedorismo e Inovação da Região, evento do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo - Conisud, através da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social.

O encontro reuniu cerca de 300 pessoas nessa quinta-feira, 27, a partir das 9h, no Cemur, no centro de Taboão da Serra.

As prefeituras dos seis municípios do consórcio estiveram representadas: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Cada município pode montar um pequeno stand com as suas ações como cidades empreendedoras.

O presidente do Conisud e prefeito de Embu das Artes, Chico Brito esteve presente, bem como o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, os demais prefeitos enviaram representantes. A cidade de Diadema foi representada pelo seu prefeito, Mário Reali, que também é presidente do Consórcio do ABC e ministrou a palestra "Empreendedorismo e Inovação no Desenvolvimento Regional".

O outro palestrante, Arnaldo Jr. Farias Doso, é ex-prefeito de Cabaceiras (PB) e detém o prêmio nacional de empreendedorismo pelo Sebrae, sua palestra teve o tema "Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento Regional- Os Pequenos Negócios".
“É pra nós em Taboão da Serra uma grande felicidade poder sediar esse evento tão importante para nossa cidade e para nossa região”, disse Dr. Evilásio Farias, na abertura dos trabalhos.

Para o prefeito Chico Brito, é preciso discutir os problemas de forma conjunta. “Quero dizer da importância de um evento como esse, desde quando foi criado o Conisud, estamos transformando realidades, no sentido de alertar as pessoas para o fato de vivermos os problemas individualmente, mas  a solução deve ser vivida coletivamente. As cidades que vivem na região metropolitana de São Paulo sentem isso muito mais. Se você perguntar as pessoas onde estão as divisas das cidades, muitas vezes elas não sabem”

O presidente da Associação dos Vereadores do Conisud, vereador Wagner Eckstein alertou para o fato de termos políticas públicas que redistribuam as riquezas produzidas. “Precisamos estudar maneiras de distribuir a renda”, afirma ele.

"Empreendedorismo e Inovação no Desenvolvimento Regional"

O prefeito de Diadema, Mário Reali, iniciou sua fala com uma provocação – “Como nós vamos enfrentar os problemas e como esses problemas vão girar a macroeconomia da nossa região?”, disse ele.

Ele afirma que é necessário estar atento às mudanças em nossa economia. “Hoje os aeroportos estão cheios porque as pessoas estão podendo viajar de avião, hoje o povo está comprando carros e isso está gerando problemas de mobilidade nas cidades, temos que observar esses sinais e tirar proveito deles”, diz Reali.

Segundo o presidente do consórcio do ABC, o Conisud pode conseguir avanços se apropriando de informações, tendo o acompanhamento dessas informações, o diagnóstico da região, trabalhando com dados de instituições de credibilidade.

“O tema Inovação também proposto aqui é muito importante, a crise de 2009 impactou muito o setor automobilístico, tivemos uma queda de vendas em 2009 imediata, o que nos alertou essa situação : que temos muitas oportunidades em outros tipos de indústrias, como as plataformas de extração de petróleo, o próprio presidente Lula, na época, afirmou que tinhamos que nos organizar, termos atitudes nos municípios para sermos ativos nessa presença, é exatamente isso que temos que pensar, apliar a capacidade tecnológica da região”.

"Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento Regional- Os Pequenos Negócios".

O ex-prefeito de Cabaceiras (PB) e Prêmio Nacional do Sebrae, Arnaldo Jr. Farias Doso, curiosamente, primo do prefeito de Taboão da Serra, procurou fazer uma apresentação impactante e otimista, mostrando que na região do sertão nordestino um pacto firmado de maneira informal, mas nem por isso com responsabilidade menor, pode, ao longo de alguns anos, tranformar a região chamada de Cariri com práticas sustentáveis e economicamente solidárias no cultivo da caprinocultura, artesanato local, turismo e eventos.

“Fomos desafiados a pensar em desenvolvimento em uma região que não chove, não há nada pior que isso. Uma população imersa em uma situação assistencialista. Uma região que era considerada um lugar em que nada daria certo”, contou.

Ele explicou que, diante de tantas dificuldades a região acabou se tornando motivo de piada, com a autoestima baixa. “Os moradores até trocavam as placas dos carros para não serem identificados como moradores da cidade”.

Hoje a realidade é bem diferente, trata-se de uma região que tem passado por grandes transformações, com iniciativas regionais que deram certo. “Em um momento os artesãos começaram a se organizar e muitas iniciativas geraram empregos com carteira assinada, valorizando o produto local”.

Outra ideia que deu certo foi a de promover o bode como “rei dos animais”, já que a caprinocultura é a principal fonte de renda das famílias. De repente, conta ele, as aparições da festa do bode se deu em rede nacional.

Ele citou a produção cinematográfica do “Auto da Compadecida”, com as aventuras de  João Grilo e Chicó, que foi filmada em Cabaceiras. “Imaginem, esses artistas saíram do Rio de Janeiro para filmar lá, aproveitando nossa arquitetura da década de 30 e 40, a luz era o produto de venda, 90 dias de sol para se produzir, o que era motivo de depressão tornou-se o diferencial positivo”.

“Tudo está resolvido? Certamente que não, mas há algo que eu, especialmente, reforço como sendo necessário, é preciso um pacto de lideranças, federais, estaduais e municipais, o Pacto Novo Cariri é um movimento, ele não é formal, é um comportamento de líderes que se integram e se organizam para promover a gestão compartilhada”.

O palestrante ainda lembrou a importância de se fomentar as pequenas e médias empresas.“São poucas as causas nesse país que merecem atenção como a dos pequenos e médios negócios”.
Mauro Quereza, gerente do escritório regional do Sebrae fez a fala final e ressaltou a importância de se buscar a consultoria do órgão para que as empresas possam se desenvolver.

“As lideranças presentes nesse evento estão saindo daqui com um novo ânimo. Nós vimos aqui experiências exitosas e de novas referências, tomara que essas lideranças públicas saiam daqui com o desejo de criar políticas públicas que estimulem inovação e empreendedorismo”, afirma Jacira Moreti, secretária de Desenvolvimento de Taboão da Serra.

Durante todo o evento, houve espaços destinados à troca de experiências entre os municípios participantes. Espaços destinados ao empreendedor e ao trabalhador, bem como o suporte técnico do Sebrae.

Marcelo Valladão

22/02/2018

Moradores do Saint Moritz reclamam do aumento do IPTU

Os moradores do Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, reclamam do aumento do IPTU 2018 no...

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

22/02/2018

Inspeção recupera mais de R$ 4 bi de recursos do FGTS em 2017

A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recuperou, em 2017, R$ 4,2 bilhões em...

22/02/2018

País registra 164 mortes por febre amarela desde julho

Entre 1º julho de 2017 e 20 de fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela...

22/02/2018

Jorge Costa cumpre com o dissídio dos servidores de Itapecerica da Serra

O prefeito Jorge Costa convocou nesta quarta-feira (21), uma reunião no Ginásio Municipal de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.