Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara prorroga CEI e aprova desconto do IPTU em Taboão

Por Sandra Pereira | 28/10/2011

111

Arquivo do Jornal na NetPaulo Félix tentou sepultar CEI alegando que ela está desgastada e não  tem sequer um relatório parcial

No dia 10 de maio deste ano os vereadores de Taboão da Serra criaram após a prisão de três parlamentares, durante a sessão, uma Comissão Especial de Inquérito (CPI) para apurar fraudes no sistema financeiro e tributário da cidade. Seis meses depois, nesta sexta, 28, sem conseguir dar respostas em relação a fraude do IPTU eles aprovaram um pedido de ampliação dos trabalhos por 90 dias. Depois de muita polêmica e discussão os vereadores aprovaram a ampliação dos trabalhos da CEI e um pacote de descontos para o pagamento do IPTU em 2012. Já faz três anos que a Câmara aprova altos descontos no IPTU visando aliviar o bolso dos contribuintes, após a atualização da Planta Genérica de Valores que aumentou o imposto na cidade.

Quem pagar o IPTU residencial em parcela única vai ter 40% de desconto. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em três parcelas vão receber desconto de 20%. No caso de imóveis não residenciais o desconto em parcela única será de 20% , e,  em três parcelas, de 10%. Imóveis não edificados terão desconto de 10% em parcela única e 5% em três parcelas. Quem não desejar usufruir dos descontos pode parcelar o imposto em 10 vezes.

O fato curioso em relação à prorrogação da CEI que o vereador Paulo Félix, seu antigo relator afastado após uma série de denuncias pelo presidente da Câmara, José Macário, defensor constante da Comissão, usou a tribuna para pedir o seu sepultamento, na contramão do que queria os demais parlamentares. Félix criticou o fato da Comissão não ter produzido sequer um relatório parcial como ele havia se comprometido, enquanto era relator.

Sem respostas e nem ao menos um relatório parcial após seis meses de existência, a CEI serviu para bater no governo de Evilásio Farias por todos os lados. A cada nova denúncia era dada como certa a queda dele do cargo. O tempo passou, o prefeito não caiu, a CEI começa a morrer, e, Paulo Félix na tribuna deu o tom da nova relação entre a casa e o prefeito, ao que tudo indica em perfeita lua de mel. Agora a missão da CEI deverá ser investigar se os desvios do IPTU já ocorriam no governo do ex-prefeito Fernando Fernandes.

 “A CEI cumpriu o seu papel. Em tempo de paz como agora não há necessidade de se prorrogar os trabalhos. Agora ela está em franco declínio não causa mais o que causou. Temo que a comissão que veio para salvaguardar a credibilidade do Legislativo caia no descrédito”, ponderou Paulo Félix.

A sessão foi marcada pelo bate-boca entre Paulo Félix e Macário. Félix pediu o cancelamento da sessão pela convocação fora do prazo e fim do término dos trabalhos. “Não põe coleira em mim que eu não sou cachorro”, disparou ao que Macário rebateu prontamente: “ se o senhor quer peitar a presidência e os demais vereadores fique à vontade para fazer isso”, acusou.

O presidente da CEI, vereador Cido declarou que a ampliação do prazo é para garantir que a CEI “tenha um relatório digno da Câmara Municipal”.


Luto


O vereador Olívio Nóbrega não compareceu à sessão em virtude do falecimento de sua mãe.

Francisco Gonçalves de Oliveira

Uma prefeitura que aumenta o principal imposto do município, acima da inflação ou de qualquer outro índice pode dar um desconto até maior que desse. O episódio me fez lembrar da história do cara que faz uma promessa a são Francisco para que sua vaquinha ficasse boa. Se o milagre acontecesse ele venderia a vaquinha e dava a metade ao santo. Por milagre ou coincidência o animal sarou.O indivíduo achou que a promessa foi um pouco exagerada e resolveu engabelar o santo. Colocou no pescoço da vaca um frango e fez uma venda casada, o frango era 300 contos de réis e a vaquinha 6 contos, ou seja a vaca pelo preço do frango perfazendo um total de 3006 contos. Após a venda não teve dúvidas foi até a igreja e pagou sua dívida no valor da metade do preço da vaca, 3 contos de réis. 50% de desconto no IPTU de Taboão ainda seria pouco!

adelson

Esta câmara é a pior em todos os tempos. Vereadores ajoelhados ao prefeito. No começo o Macário acendeu o fogo para cassar o evilázio e fritar também a marcia, depois viu que todos estavam sendo comprados tanto com dinheiro como com cargos, aí começou a fingir que esta do lado do prefeito. O PT que acha ser o paladino da moral, quando está no epicentro da lama começa a querer puxar outros para a vala comum, como se os outros também fossem igual a eles. Até o governo do Fernando nunca houve prisões em massa por desvio de dinheiro, aliás confessada pelo evilazio que concluiu ser 8 milhoes. Fechem a câmara que será um favor para o povo.

Bruno

Nao aguento mais materias sobre essa CEI, na camara de taboao so tem vereadores comprados, ja sabemos que isso nao vai chegar a lugar algum, alias, daqui a pouco vao virar o jogo e sair como herois... é uma palhaçada esse taboao..

Antonio Pereira

Aumentaram em cerca de 300% e o desconto será de 10%, 20% ou 40%?? É um trabalho digno da nossa Camara Municipal contaminada. Absurdo.

Mauricio Lourenco

Será que o feitiço pode virá contra o feiticeiro, eis a questão??!!

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Embu das Artes terá palestra gratuita sobre conservação de animais silvestres

No próximo dia 29 de abril, o município Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo,...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.