Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara prorroga CEI e aprova desconto do IPTU em Taboão

Por Sandra Pereira | 28/10/2011

111

Arquivo do Jornal na NetPaulo Félix tentou sepultar CEI alegando que ela está desgastada e não  tem sequer um relatório parcial

No dia 10 de maio deste ano os vereadores de Taboão da Serra criaram após a prisão de três parlamentares, durante a sessão, uma Comissão Especial de Inquérito (CPI) para apurar fraudes no sistema financeiro e tributário da cidade. Seis meses depois, nesta sexta, 28, sem conseguir dar respostas em relação a fraude do IPTU eles aprovaram um pedido de ampliação dos trabalhos por 90 dias. Depois de muita polêmica e discussão os vereadores aprovaram a ampliação dos trabalhos da CEI e um pacote de descontos para o pagamento do IPTU em 2012. Já faz três anos que a Câmara aprova altos descontos no IPTU visando aliviar o bolso dos contribuintes, após a atualização da Planta Genérica de Valores que aumentou o imposto na cidade.

Quem pagar o IPTU residencial em parcela única vai ter 40% de desconto. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em três parcelas vão receber desconto de 20%. No caso de imóveis não residenciais o desconto em parcela única será de 20% , e,  em três parcelas, de 10%. Imóveis não edificados terão desconto de 10% em parcela única e 5% em três parcelas. Quem não desejar usufruir dos descontos pode parcelar o imposto em 10 vezes.

O fato curioso em relação à prorrogação da CEI que o vereador Paulo Félix, seu antigo relator afastado após uma série de denuncias pelo presidente da Câmara, José Macário, defensor constante da Comissão, usou a tribuna para pedir o seu sepultamento, na contramão do que queria os demais parlamentares. Félix criticou o fato da Comissão não ter produzido sequer um relatório parcial como ele havia se comprometido, enquanto era relator.

Sem respostas e nem ao menos um relatório parcial após seis meses de existência, a CEI serviu para bater no governo de Evilásio Farias por todos os lados. A cada nova denúncia era dada como certa a queda dele do cargo. O tempo passou, o prefeito não caiu, a CEI começa a morrer, e, Paulo Félix na tribuna deu o tom da nova relação entre a casa e o prefeito, ao que tudo indica em perfeita lua de mel. Agora a missão da CEI deverá ser investigar se os desvios do IPTU já ocorriam no governo do ex-prefeito Fernando Fernandes.

 “A CEI cumpriu o seu papel. Em tempo de paz como agora não há necessidade de se prorrogar os trabalhos. Agora ela está em franco declínio não causa mais o que causou. Temo que a comissão que veio para salvaguardar a credibilidade do Legislativo caia no descrédito”, ponderou Paulo Félix.

A sessão foi marcada pelo bate-boca entre Paulo Félix e Macário. Félix pediu o cancelamento da sessão pela convocação fora do prazo e fim do término dos trabalhos. “Não põe coleira em mim que eu não sou cachorro”, disparou ao que Macário rebateu prontamente: “ se o senhor quer peitar a presidência e os demais vereadores fique à vontade para fazer isso”, acusou.

O presidente da CEI, vereador Cido declarou que a ampliação do prazo é para garantir que a CEI “tenha um relatório digno da Câmara Municipal”.


Luto


O vereador Olívio Nóbrega não compareceu à sessão em virtude do falecimento de sua mãe.

Francisco Gonçalves de Oliveira

Uma prefeitura que aumenta o principal imposto do município, acima da inflação ou de qualquer outro índice pode dar um desconto até maior que desse. O episódio me fez lembrar da história do cara que faz uma promessa a são Francisco para que sua vaquinha ficasse boa. Se o milagre acontecesse ele venderia a vaquinha e dava a metade ao santo. Por milagre ou coincidência o animal sarou.O indivíduo achou que a promessa foi um pouco exagerada e resolveu engabelar o santo. Colocou no pescoço da vaca um frango e fez uma venda casada, o frango era 300 contos de réis e a vaquinha 6 contos, ou seja a vaca pelo preço do frango perfazendo um total de 3006 contos. Após a venda não teve dúvidas foi até a igreja e pagou sua dívida no valor da metade do preço da vaca, 3 contos de réis. 50% de desconto no IPTU de Taboão ainda seria pouco!

adelson

Esta câmara é a pior em todos os tempos. Vereadores ajoelhados ao prefeito. No começo o Macário acendeu o fogo para cassar o evilázio e fritar também a marcia, depois viu que todos estavam sendo comprados tanto com dinheiro como com cargos, aí começou a fingir que esta do lado do prefeito. O PT que acha ser o paladino da moral, quando está no epicentro da lama começa a querer puxar outros para a vala comum, como se os outros também fossem igual a eles. Até o governo do Fernando nunca houve prisões em massa por desvio de dinheiro, aliás confessada pelo evilazio que concluiu ser 8 milhoes. Fechem a câmara que será um favor para o povo.

Bruno

Nao aguento mais materias sobre essa CEI, na camara de taboao so tem vereadores comprados, ja sabemos que isso nao vai chegar a lugar algum, alias, daqui a pouco vao virar o jogo e sair como herois... é uma palhaçada esse taboao..

Antonio Pereira

Aumentaram em cerca de 300% e o desconto será de 10%, 20% ou 40%?? É um trabalho digno da nossa Camara Municipal contaminada. Absurdo.

Mauricio Lourenco

Será que o feitiço pode virá contra o feiticeiro, eis a questão??!!

20/09/2017

Câmara de Itapecerica aprova projeto onde parte da arrecadação vai para GCM

Um Projeto de Lei criado pelos Vereadores Márcio Roberto e Vereador Zecas de Itapecerica da...

18/09/2017

Itapecerica da Serra realizará Audiência Pública do PDUI no dia 7 de outubro

Os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São...

17/09/2017

Câmara Municipal debate Educação durante audiência pública com secretário

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para...

16/09/2017

Dr. André da Sorriso comemora conquista da nova loja do Cartão BOM no Poupatempo

Desde o dia 09 de setembro, após grande mobilização do vereador Dr. André da Sorriso e da...

15/09/2017

Vereador André Maestri incentiva empresas de Embu das Artes contratarem jovens

Aprovada na 28ª sessão ordinária que aconteceu no último dia 6 de Setembro, o Projeto de Lei...

15/09/2017

PTB de Taboão reforça empoderamento feminino em evento com Marlene Campos

O empoderamento feminino, a ampliação da participação das mulheres na política e nos mais...

14/09/2017

Vereadores de Taboão debatem segurança pública com a deputada Analice, PM

Segurança pública foi o tema central de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 23, pela...

12/09/2017

Analice Fernandes e EMTU entregam posto do cartão Bom em Taboão

10/09/2017

Priscila Sampaio promove ações em Semana de Valorização da Vida

Uma ampla discussão sobre suicídio, com foco na educação, acolhimento e prevenção, marcou a...

10/09/2017

Johnatan, Joice e Carlinhos são eleitos os 3 vereadores mais atuantes de Taboão

Mais jovem vereador de Taboão da Serra, Johnatan Noventa (PTB), foi escolhido como o mais...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

20/09/2017

Estado tem redução em mortes no trânsito em agosto

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 19, os dados do Infosiga do mês de...

20/09/2017

Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra recebe doação de mantimentos

O Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra recebeu, na manhã do dia 13 de setembro, a doação...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.