Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

FIT de Itapecerica realiza a 5ª Semana Cultural com palestras e mesas redondas até dia 29/10

Por | 25/10/2011

fit

Karen SantiagoDiversas palestras marcam semana cultural na Faculdade de Itapecerica da Serra

Com intuito de garantir a oportunidade de novos conhecimentos, novas ideias e práticas para o futuro desempenho profissional dos alunos, além de ter como temática a Revista Ciências na Serra, produzida pela faculdade cujo textos publicados serão abordados em palestras  e mesas redondas, a FIT (Faculdade de Itapecerica da Serra) realizou, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro a abertura da 5ª Semana Cultural que contou com a presença do vereador do PT, José Maria.

Com o auditório repleto de alunos, cerca de 800 pessoas, a revista foi apresentada e duas palestras foram ministradas, a primeira sobre Educação Nacional: resultados das avaliações educacionais em larga escala e seus impactos nas práticas escolares (Enem, Enade e outros) ministrada pelo Professor Luiz Carlos Gesqui, da PUC-SP, já a segunda abordou o tema: Se essa escola fosse minha, apresentada pela educadora Renata Provetti Weffot, também da PUC.

A Diretora da FIT, professora Margarida Cecília Corrêa Nogueira Rocha disse que a divulgação e lançamento da revista na Semana Cultural, se deu para o conhecimento de 100% dos alunos, uma vez, que em 2010, somente os representantes de sala e autoridades tiveram a oportunidade de conhecimento da mesma.

“A publicação foi bem aceita. Estamos começando a realizar intercâmbios com as universidades (USP e Makenzie mandam revistas deles, em troca das nossas), professores se sentem valorizados, motivados, pois publicam suas pesquisas e ainda continuam a qualificação acadêmica (muitos são doutores) e os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) também são publicados na revista, com isso os alunos se sentem lisonjeados e reconhecidos”, afirmou Margarida.

fit01

professora Margarida (ao meio) posa com a revista ao lado de Thiago (esquerda) e Rodrigo (direita)

Segundo ela, o mais importante é que o Conselho Editorial do periódico é formado por antigos colegas de trabalho da professora e nomes renomados de universidades como PUC, USP, Universidade de Brasília e Fundação Carlos Chagas.

O professor de economia, José Marcondes ressaltou que as palestras nesta 5ª Semana Cultural são destinadas aos administradores e educadores. “A ideia é mostrar uma visão geral da região que precisa ser desenvolvida em conjunto (como na palestra do prefeito Chico Brito, na quinta-feira), falar sobre o atual momento da economia, abrindo horizontes, conceito dos alunos”, explicou.

Marcondes frisou que pesquisa realizada na faculdade com alunos do 4º ano mostrou que 60% dos universitários evoluíram no nível profissional, “não só mudaram de cargo, como tiveram aumento salarial e passaram em concurso público. Eles mesmos (alunos) deram testemunhos”, finalizou.

Para David Rocha Xavier de 21 anos, um dos 830 alunos da FIT, a iniciativa da Semana Cultural é muito importante para complementar o que é aprendido em sala de aula. “Incentiva ao aluno a aprender, tirar dúvidas e esclarecer o que ainda não foi compreendido pelo aluno. Por exemplo, eu também sou professor, tiro minhas dúvidas e acabo não deixando meu aluno com dúvida, porque eu já sei com clareza aquele conteúdo”, opinou.

A 5ª Semana Cultural se estende até sábado dia 29 de outubro com diversas palestras dedicadas aos alunos da faculdade. Na quinta-feira, no auditório, a FIT recebe das 19h às 20h30 o prefeito de Embu das Artes e presidente do Conisud e também professor Chico Brito que ministrará palestra sobre Desenvolvimento regional – Região Sudoeste e Grande São Paulo.

Serviço:
Faculdade de Itapecerica da Serra (FIT) – Estrada dos Maciéis, 198/210 – Bairro Embu Mirim – www.faculdefit.edu.br – (11) 4668 6767

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.