Feira de Economia Solidária reúne mulheres em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/10/2011

A Feira de Economia Solidária é uma organização do movimento de mulheres da Rede de Educação Cidadã, Marcha Mundial das Mulheres e do Empório Maria Mariá. Serão 10 barracas que irão expor a produção de cerca de 40 grupos de mulheres que produzem artesanatos  em tecido, crochê, material reciclável, fuxico, biscuit, materiais  em madeira, produtos de alimentação e ecológicos como sabão, saco de lixo e outros produzidos a partir da reciclagem, além de alimentação orgânica, que também será vendida.

Como informou a educadora Fabiana Ivo da Rede de Educação Cidadã, a Feira foi criada pelo Fórum Permanente de Mulheres, que entende que a convivência e o estudo aprofundado da economia potencializam na prevenção da violência domestica e é um dos meios de superá-las. Trata-se da feira de mulheres que é realizada normalmente desde 2003 junto ao Empório Maria-Mariá do Jardim Ângela em São Paulo (que é um espaço de formação e requalificação de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social) Segundo Fabiana, toda a produção baseada na economia solidária é feita sem fins lucrativos, sem exploração da mão-de-obra, do solo e dos recursos naturais e preza pelo respeito ao meio ambiente e ao ser humano. E com uma concepção de preço justo se comparado ao mercado formal. “Além de ser um espaço de ensino-aprendizagem para as mulheres, com temas de formação: cooperativismo, associativismos, precificação, estudo de mercado, etc, a Feira de Economia Solidaria e Feminista é um momento de visibilizar o trabalho e a produção das mulheres, potencializar a economia solidaria que enfrenta cotidianamente o sistema capitalista e patriarcal e contribuir com a autonomia econômica das mulheres.” – disse Fabiana. 

Além das 10 barracas do movimento de mulheres haverá também as barracas de vários artistas de Embu das Artes que, além de exporem suas obras, irão criar e realizar obras ao vivo para deleite e apreciação dos turistas. Até o momento estão confirmados pintores como Monica Alvarenga, Olavo Campos,Silvia Maia, Jaime Mendonça,artesanatos de Lu Rocha e Itamar (que exporá presépios), ceramistas do Memorial Sakai e uma barraca de sebo de livros de política e religião com Paulo Dud.
http://centro-maria.blogspot.com/
http://www.sof.org.br/acao2010/

O 8º Encontro Nacional de Fé e Política realizará em Embu das Artes uma Feira de Economia Solidária de organizações feministas em conjunto com alguns dos melhores artistas da cidade.

A Feira será realizada junto do Encontro, atrás do Caipirão, nos dias 29 e 30/10, e aberta ao público. 
Arney Barcelos

Comentários