Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Galpão de Coleta Seletiva é inaugurado em Itapecerica

Por Outro autor | 22/10/2011

coleta

Divulgação / Caixa Este é o primeiro galpão de reciclagem de resíduos sólidos de Itapecerica

Na última quinta-feira, dia 20, a Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra em parceria com a caixa inaugurou o Galpão Potuverá, o primeiro galpão de triagem de resíduos sólidos na cidade. O empreendimento faz parte do projeto de ampliação da coleta seletiva no município que contou com os recursos do Orçamento Geral da União para o Programa Resíduos Sólidos Urbanos, oriundos do Ministério das Cidades e que tem a Caixa como agente financeiro de fomento.

Com a inauguração do primeiro galpão, haverá expansão do programa de coleta seletiva, que existe desde 2007 em parceria com a CRIS – Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra, que no início recebia os resíduos apenas das escolas municipais, estaduais e particulares. O sistema fará a partir de agora o recolhimento do material na casa dos munícipes.  O valor de investimento da operação é de 724 mil e ainda prevê a construção de um segundo Galpão para atender a demanda que será crescente a partir da coleta porta em porta programada.

Na entrega da primeira fase, o gerente regional Fernando Augusto Marques Cera informou que apenas 7% dos municípios brasileiros possuem programas de coleta seletiva e que Itapecerica da Serra estava na vanguarda deste movimento de sustentabilidade.

“Itapecerica da Serra já é reconhecida pelo prêmio Melhores Práticas da caixa e agora tem mais um projeto elegível para ser referência a outros municípios, uma vez que as cidades precisam crescer de forma organizada. Esta obra vem a ser a primeira na região com o repasse dos recursos da OGU através do Ministério das Cidades, onde a Caixa desempenha papel importante na execução de políticas públicas. Temos a missão de fazer o melhor para os municípios da região, juntamente com nossa eficaz Gerência de Desenvolvimento Urbano”, lembrou Fernando.

A Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra conta com 25 famílias de cooperados entre homens e mulheres, todos moradores do município e o objetivo é atender 100% da população, cerca de 140 mil habitantes. A cidade de Itapecerica da Serra/SP gera por dia cerca de 140 toneladas de lixo e atualmente apenas cerca de 3% deste material é encaminhado para a CRIS.

No encerramento, o prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa informou que há muito tempo o município tentava implantar um projeto de coleta seletiva. “Somente com o apoio do Governo Federal, através da CAIXA, é que foi possível essa transformação na área sócio-ambiental aqui da cidade. A Caixa é o grande parceiro dos municípios da região para o crescimento sustentável e desenvolvimento social”, enalteceu Jorge Costa. 

Estiveram presentes também à inauguração o presidente da CRIS, Luciano Belquior, a Gerente Maria Cristina Chiquetti Carnier e o coordenador Marcos Monte da Gerência de desenvolvimento urbano e Rural de São Paulo, responsáveis pela avaliação do projeto, além de autoridades do executivo e legislativo da cidade de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Embu.

Programa Resíduos Sólidos Urbanos

O objetivo é incentivar em municípios com mais de 250.000 habitantes ou integrantes da região metropolitana e da RIDE a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, a ampliação da cobertura e o aumento da eficiência e da eficácia dos serviços de limpeza pública, de coleta, de tratamento e de disposição final e a inserção social de catadores por meio da eliminação dos lixões e do trabalho infantil no lixo. 

jaqueline almeida moreno da silva

Estou muito feliz com a inauguraçao da cooperativa trabalhei 8 meses na cooperativa cris e oque aprendi devo muito ao chefe luciano rodrigo parabens

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.