Chico Brito articula implantação de mais um campus universitário para SP

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 21/10/2011

Ao final da Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, ocorrida na quinta-feira, 6/10, o secretário de Meio Ambiente de Caieiras/SP, Bonfilio Alves, pediu a palavra para manifestar seu agradecimento ao prefeito Chico Brito por ter intermediado, junto ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a implantação de um campus universitário no antigo Complexo do Juquery, em Franco da Rocha.


Em abril, o Instituto de Pesquisa em Ecologia Humana (IPEH) encaminhou um ofício ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na pessoa do presidente Chico Brito, pedindo que ele intercedesse, junto ao ministro da Educação e à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para viabilizar a implantação da Universidade Federal no Vale do Juquery.


O IPEH organizou uma campanha pública em 2001 que resultou na coleta de mais de 30 mil assinaturas, entregues ao governador Geraldo Alckmin em 2004, além de 40 mil cliques eletrônicos no manifesto disponível no site da instituição pedindo que fosse implantado um campus de algumas das universidades estaduais (USP, Unicamp, Unesp). No entanto, Alves informou que até a data do ofício, o governo estadual não tinha manifestado interesse pelo projeto, apenas uma indicação para a implantação “de uma possível” Faculdade de Tecnologia (FATEC) no local.


A proposta da região é que o novo campus seja instalado no antigo prédio do Complexo Hospitalar do Juquery, localizado na cidade de Franco da Rocha, que está em fase de desativação do manicômio, cujo patrimônio é tombado pelo CONDEPHAAT, por conta do valor histórico que possui. Assim, o espaço seria reutilizado com uma finalidade social, atendendo a população de toda a região que poderá contar com uma educação superior de qualidade.


Diante do pedido, o prefeito Chico Brito apresentou o projeto ao ministro Fernando Haddad. Segundo Alves, após acordo entre o ministro e o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o governador Geraldo Alckmin apoiou a ideia viabilizando a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Educação e o Governo do Estado de São Paulo, com a sinalização do interesse da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em instalar um campus universitário no local. As autoridades também agendam uma vistoria conjunta aos prédios do antigo Complexo, como uma das ações de planejamento previstas no protocolo de cooperação em referência.

Júlio Marcondes

 

Comentários