Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Encontro mostra a importância de Embu das Artes em nível nacional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/10/2011

secretarios

Divulgação Waldir, Paulo Gianinni e Paulo Oliveira falam sobre encontro

A realização do 8º Encontro Nacional de Fé e Política em Embu das Artes é extremamente importante para a cidade por motivos históricos, turísticos, religiosos, econômicos e sociais.

Segundo o Secretário de Governo Paulo Giannini, que também é um dos organizadores do Encontro, o evento reforçará a visibilidade nacional da cidade e trará as principais lideranças progressistas de orientação cristã do país, muitas das quais possuem forte influencia política em todo o país, nos governos estaduais e municipais dos locais onde vivem e inclusive no Governo Federal como Frei Betto, Paulo Vanucchi, Ivone Gebara, Mauro Morelli, Aldaiza Sposatti, Leonardo Boff e vários outros.

Para o Secretário de Cultura, Paulo Oliveira, somente por ser um encontro de âmbito nacional realizado na cidade já é um fato de grande importância e grande interesse para o município. “Embu das Artes é uma cidade com forte vocação turística e portanto é um motor econômico essencial em nossa cidade. E com o sobrenome “das Artes”, agora incorporado oficialmente, é importante que nós divulguemos nacionalmente nossa arte e cultura”. Segundo Paulo, o movimento turístico na cidade se dá por motivos históricos, ambientais, culturais, incluindo aí as festas tradicionais, a pintura, a escultura, artesanato, os móveis artesanais, e em virtude da feira de arte e da arquitetura e do casario histórico-cultural , além do Museu de Arte Sacra.

“Por ser um encontro de um movimento de âmbito nacional, ele trará milhares de pessoas, líderes sociais e turistas de todo o país para Embu o que se torna uma grande oportunidade de apresentar para todo o Brasil uma cidade com forte vocação turística em todos os níveis: (religioso, cultural, histórico, ambiental, e até político).” - declarou

Para o Secretário Municipal de Turismo, Valdir Barbosa, que também participou das C.E.B.´s e das Pastorais em Franca, a realização do 8º Encontro Nacional vai permitir às pessoas que tenham vínculo com essa opção política a conhecer uma experiência exitosa do modelo alternativo e popular de governo e gestão pública que temos em Embu das Artes desde 2000 e levá-la para regiões com a mesma características que nós temos: regiões populosas que sofreram crescimento desordenado e próximo de grandes metrópoles ou centros urbanos. “Hoje em Embu das Artes temos vários projetos que estão sendo desenvolvidos que são referencia para o Brasil e outros foram resultado de pesquisa, de experiências exitosas de outros municípios que estamos trazendo para cá.”

Valdir diz que esse é o cerne do Movimento Fé e Política: como as lideranças sociais formadas pela Igreja a partir de sua formação, de suas ações sociais, da solidariedade, religiosidade e a fé devem se aliar às ações políticas para garantir as transformações sociais. “Foi o choque de realidade vivenciado nesse período que resultou em ações concretas como no governo da Erundina e outras administrações do PT como Campinas, no ABC, no Governo Federal, você vê modelos de gestão que passou a ser referencia , que hoje chamamos de “governo popular”, etc.

Segundo Valdir a Secretaria de Turismo vai ajudar na logística a receber estruturalmente essas pessoas, com hospedagem, programação cultural, e toda a estrutura receptiva vai estar à disposição para as programações que ocorrerão na cidade inteira. Além disso, a secretaria vai municiar os participantes do evento para levarem consigo materiais de divulgação da cidade, como folders, mapas, etc.

“È uma oportunidade para se fazermos um test-drive da infraestrutura que temos. Até para se fazer um ensaio para o período da Copa de 2014, quando teremos um público internacional” – disse Valdir.

Arney Barcelos

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.