Câmara de Embu discute combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em seminário nesta quinta-feira

Por Outro autor | 19/10/2011

Nesta quinta-feira, dia 21, a Câmara de Embu das Artes e entidades de defesa da população infanto-juvenil realizam o 1º Seminário sobre Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, às 14h, no prédio do Legislativo. Jurista, representante de organização não-governamental, profissional disciplinar e integrante de organismo público de proteção discutirão situações de agressão e ações contra abusos de menores de idade no município.

Magistrado engajado no amparo a crianças e adolescentes em risco ou vulnerabilidade social, à frente hoje de projeto que visa a recuperação de menores dependendentes de drogas na região da cracolândia (centro de São Paulo), o desembargador Antonio Carlos Malheiros, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, falará sobre "Segurança pública e direitos humanos".

"Vulnerabilidade da criança e do adolescente" será abordada pelo padre Júlio Lancellotti, membro em São Paulo da Pastoral do Menor, uma referência na luta por políticas públicas de defesa e promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de conflito com a lei, e fundador e presidente de entidade que atende crianças portadoras do vírus da Aids.

A psicóloga Rose Gattinger, do núcleo de enfrentamento à violência da Secretaria da Saúde do município, discutirá "Mudanças na lei e conceito de violência". O órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente estará representado pela presidente do 1º Conselho Tutelar de Embu, Lucilene Nunes, que falará sobre "Dificuldades e desafios da atuação em rede", questão crucial para a organização.

Fazer com que a rede de serviços de proteção funcione plenamente, com integração dos mais diversos setores, é o objetivo central do seminário. Pela rede social Facebook, a munícipe Ana Lúcia Lima sugeriu para combater a violência sexual a formação de equipe treinada para visitar as casas de crianças com baixo rendimento em sala de aula. "Acho a participação da escola fundamental para detectar este tipo de problema."

O seminário é fruto de reuniões entre vereadores, educadores e conselheiros tutelares desde setembro para discussão de atuação conjunta de amplos setores de Embu contra os abusos proposta na tribuna da Câmara pela professora Lucia de Queiroz, que será a mediadora. Jovens atendidos pelo Centro de Referência da Juventude da prefeitura farão uma apresentação cultural no evento, que será transmitido pela TV Câmara (www.cmembu.sp.gov.br).

SERVIÇO
1º Seminário sobre Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Embu
Dia 21, quinta-feira, a partir das 14h
Câmara Municipal (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 - Pq. Industrial)
Informações: 4785-1568 / www.cmembu.sp.gov.br

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)

Comentários