Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Itapecerica se prepara para chuvas de verão

Por Karen Santiago | 19/10/2011

verao

DivulgaçãoUma das ações da Defesa Civil foi a reabertura do canal no Sítio dos Patos

O período das tempestades, alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores recorrentes no verão, entre os meses de dezembro a março está se aproximando e com ele, vem o temor dos moradores que moram em área de risco e dor de cabeça aos motoristas, que já sabem as conseqüências que uma tempestade pode causar: diversos pontos de alagamento e trânsito completamente parado.

Para diminuir os transbordamentos (alagamentos), deslizamentos de terra (cerca de 28 áreas são consideradas áreas de risco), quedas de árvores e entupimentos de córregos e bocas de lobo a Defesa Civil da cidade está realizando ações em conjunto com a Secretaria de Obras por todos os bairros do município, inclusive os locais que apresentam dor de cabeça na época das chuvas.

“Estamos realizando limpeza das galerias de águas pluviais de toda a cidade, desassoreamento do leito do Rio Embu Mirim e de seus afluentes, corte de árvores que colocam os munícipes em risco e por fim a operação Catabagulho para limpar as ruas próximas aos córregos ou locais em que ocorrem enchentes”, frisou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Maurício Rocha.

De acordo com Rocha, cerca de 80% das ções ligadas ao princípio da prevenção já foram cumpridas. “A equipe da Defesa Civil esteve visitando áreas que apresentam inclinação de talude (barranco) superior aos quarenta e cinco graus, inclinação considerada de segurança, para levantar como os moradores dessas regiões estão fazendo o descarte das águas servidas e pluviais que não podem ser lançadas sobre a crista do talude, pois poderá provocar desmoronamento ou corrida de massa”, observou.

Maurício contou que em conjunto com a Secretaria de Obras, estão em fase de conclusão o acerto e desassoreamento dos leitos do Rio Embu Mirim e de seus afluentes envolvendo as regiões do Potuverá, Maria Ward, Sítio dos Patos, atrás do Fisa, Entrada do Jardim São Marcos, Jardim Jacira, Jardim do Carmo até a chegada a represa do Guarapiranga. Os locais apresentavam segundo constatou a reportagem do Jornal na Net, alagamentos no período chuvoso.

A Defesa Civil ainda realiza o corte de árvores que foram consideradas de risco e na sequência a Operação Catabagulho. “Com essas ações esperamos durante o período das águas, Operação Verão 2011 que tenhamos menos ocorrências ligadas a desmoronamentos e inundações”, finalizou.

Pinheirinho alagado

Toda a chuva seja constante, forte ou fraca e aquelas tempestades são capazes de alagar o bairro pinheirinho, divisa de Itapecerica com Embu das Artes. Não é somente transbordamento, ou alagamento intransitável, os motoristas ficam completamente ilhados, alguns arriscam e com sorte passam os seus veículos, outros têm perda total do carro que são atingidos pela água até o teto.

No final do ano passado e começo deste ano, inúmeras vezes, o local ficou ilhado. Motoristas sem opção esperavam horas a água abaixar, ou cortavam caminho pelo Valo Velho, ou BR 116. O problema está concentrado em uma das saídas (BR-116 / São Paulo) e entradas de Itapecerica e atrapalha a vida do morador e visitante.

Somente a chuva fraca que atingiu os dos dois últimos finais de semana as cidades da região, foi capaz de deixar o bairro pinheirinho, divisa de Itapecerica com Embu das Artes, alagado, pela terceira vez em menos de uma semana. Esse é um dos cerca de seis pontos de alagamentos da cidade.

Até o fechamento da matéria a reportagem do Jornal na Net não soube ao certo quem resolverá em definitivo o problema no trecho. O que tudo indica é que a OHL que administra a BR-116 na região, irá remover as famílias ao entorno do local e a prefeitura limpar. A informação ainda é extra-oficial.

10º

Valdirene

Parabens a prefeitura pois tem limpando varios corregos ,quanto a 9 de Julho foi feito uma gde obra na Br 116 acredito que vai dar tudo certo.

JOSE TROLESI

Os funcionarios municipais estão de parabens são trabalhadores e corretos com as suas obrigações.

JOSIAS FARIA

PARABENS MAURICIO ROCHA, A LUTA É "DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS".

celma

acordo sr. senna da defesa civil de taboão se preparam tambem ,para as chuvas de verão, de uma olha nas margens dos corregos nos picinões e nos boeiros da cidade chega de bla´blabla vamos trabalhar e se prevenir

Gilberto Morais

Que bom saber que em algum lugar da nossa Cidade membros da Prefeitura estão atentas a problemas relacionado a enchente. Infelizmente á alguns meses estamos tentando prevenir uma situação de calamidade na AVENIDA 9 DE JULHO no Parque Paraíso, ja foram feito debate sobre o tema, tivemos reuniões na própria 9 de Julho com o Vereador CHUVISCO,REGINA CORSINI,VEREADOR JOSÉ MARIA, SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, SECRETÁRIO DE OBRAS E prometeram dar inicio a escavação e limpeza do Córrego, mas infelizmente até o momento é somente promessa de político. Aliás o Secretário de Obras SR: CARLOS HUEB deve uma bela explicação sobre a quantidade de terra e entulho que foi jogado neste local, será que este senhor não sabe dos graves problemas de enchente neste local? Arrumar calçadas em frente a Prefeitura e jogar entulhos em Avenida que alaga é irresponsabilidade e ele conseguiu fazer esta proeza, que realmente possamos acreditar que estão preocupados com este assunto e passem pela 9 de JULHO antes de acontecer tragédias.

Marcelo

Parabéns ao Sr. Mauricio Rocha e sua equipe pelo otimo trabalho que vem realizando no município.

Dirce Grassmann

Quero aproveitar a oportunidade para solicitar que a Defesa Civil inclua na sua lista de pontos críticos a Av. Nove de Julho (Parque Paraíso). Despois que os ônibus começaram a manobrar os veículos sobre a area de canalização do córrego, algumas caixas de inspeção "sumiram". Isto pode estar gerando a obstrução das águas da chuva.

saulo trolezi da silva

A defesa civil esta de parabens pois vem fazendo um ecelente trabalho

saulo trolezi da silva

A defesa civil esta de parabens pois vem fazendo um ecelente trabalho

Adriano

Continuará acontecendo as mesmas coisas de sempre. Os mesmos lugares ficarão alagados e sem condições de acesso.

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

25/09/2017

Bandidos roubam carga de R$ 12 mil em biscoito no Embu e fazem motorista refém

O motorista de um veículo que transportava uma carga de biscoito avaliada em R$12 mil foi...

25/09/2017

Emprega São Paulo/Mais Emprego tem 5.215 vagas abertas no Estado

O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 5.215 oportunidades nesta semana no Estado de...

25/09/2017

Gravidez na adolescência em São Paulo cai a seu menor nível em 18 anos

O governador Geraldo Alckmin apresentou dia 22 um balanço produzido pela Secretaria de Estado da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.