Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Zona Azul de Taboão reduz taxa de ocupação nas vagas

Por Anderson Dias | 16/10/2011

azul_1

Arquivo Jornal na NetVagas ficam vazias após implantação da Zona Azul na cidade

A implantação da Zona Azul de Taboão da Serra reduziu a ocupação das vagas de estacionamento em várias da cidade. Nesta quarta-feira, 19, a cobrança do estacionamento rotativo completa um mês, mesmo período em que a quantidade de vagas em ruas antes repletas de carros vem causando surpresa entre os motoristas. Em locais onde antes era quase impossível estacionar agora sobram vagas.


Segundo o Consórcio do Estacionamento Rotativo de Taboão, as áreas que mais utilizam as vias que possuem o sistema Zona Azul, estão localizadas no Parque Pinheiros, próximo ao Fórum, e também no centro do Tabão perto do Cartório. Já um apontamento feito pelo Consórcio, é de que as áreas com menor taxa de ocupação, estão localizadas num outro ponto também no centro da cidade, próximas a Prefeitura, e ao zoológico que fica bem próximo ao órgão municipal.


As regras dão conta de que o período mínimo de estacionamento é de 30 minutos (R$ 1,00) e o máximo de 2 horas (R$ 4,00). Após utilizar o período máximo, o usuário deverá procurar uma outra vaga. A tolerância de permanência é de 5 minutos e o usuário tem 24 horas para pagar a tarifa de pós-utilização para não ser multado. Caso o tempo seja ultrapassado, o motorista é notificado no período de 24hs o valor de 20 reais.


Em relação a notificação por falta de pagamento expedidos, o Consórcio explicou que ainda não houve tempo habil para realizar este balanço, mas informou que os usuários que receberam notificações, optaram pelo pagamento da taxa de pós-utilização. Os equipamentos além de disponibilizar os cartões com permissão para estacionar, recebem 6% do valor arrecadado. Os monitores do Consórcio não aplicam multas, uma vez que este trabalho é feito pela Prefeitura.

Dentre todas as eventualidades a empresa sinaliza que já houve incidentes, envolvendo motoristas que se recusaram a pagar a Zona Azul. Os usuários ainda estão num período de adaptação, porém os monitores foram treinados para lidar com essas situações, e conseguem explicar aos usuários como é o procedimento de funcionamento do sistema de rotatividade implantado na cidade.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.