Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Gastronomia ganha força na cidade de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/10/2011

curso_gastro

DivulgaçãoÁrea ganha mais força na cidade que oferece cursos gastronomicos

Embu das Artes é tradicionalmente conhecida pela Feira de Artesanato e matrizes culturais. Mas outra manifestação artística está ganhando força: a gastronomia. Para fortalecer o setor, o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Assistência Social e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em parceria com a Escola Senac e o Instituto São Paulo, promovem o curso “Gastronomia como Arte: Reciclagem e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Serviços”.

O prefeito Chico Brito participou da aula inaugural, realizada na segunda-feira, 10/10, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Na ocasião, ele enfatizou que a quantidade de inscritos, 103, demonstra o quanto os comerciantes estão preocupados em melhorar a qualidade do atendimento. Falou ainda que o governo municipal está investindo em infraestrutura, segurança e embelezamento da cidade para atender melhor o turista.

A apresentação do curso foi feita em uma reunião do Contur, com os donos de restaurantes do Centro Histórico, para verificar a demanda. Inicialmente foram disponíveis 73 vagas, mas como houve grande interesse, o número foi ampliado para 93 e ainda há fila de espera. Diante disso, o governo municipal tem projeto de expandir o curso para outros profissionais do setor e outras regiões da cidade.

“Todos têm que fazer a lição de casa. O poder público oferece a infraestrutura necessária, mas os estabelecimentos também têm que garantir a qualidade no atendimento”, ressaltou Chico Brito.

O objetivo da aula inaugural, segundo o secretário de Turismo, Valdir Luis Barbosa, foi apresentar a proposta geral do curso e aliar a gastronomia ao desenvolvimento do turismo na cidade proposta pelo governo municipal. Barbosa também elencou algumas ações realizadas pela prefeitura para receber o turista sendo elas: ampliação do sistema de monitoramento urbano, composto por 62 câmeras; pavimentação de avenidas como a Elias Yazbeck, implantação da Praça de Alimentação, construção dos 13 Portais Turísticos nas entradas da cidade, implantação do Parque Linear, dentre outras.

As aulas serão ministradas por professores do Senac e realizados no Instituto São Paulo, pois possuem uma cozinha industrial apropriada. O curso terá duração de 93 horas. A primeira turma começará na segunda-feira, 17/10 e a segunda, na terça-feira, 18/10, e irão até março de 2012. Já a terceira turma terá início em janeiro de 2012, cada uma delas composta por cerca de 30 alunos.

Esse é o terceiro curso voltado para o setor realizado na cidade, os outros dois, foram no Campus Avançado de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) de Embu das Artes. “Ele vai dar condições de vocês prestarem um serviço da melhor forma possível, independente da especialidade gastronômica”, enfatizou Barbosa. Chico Brito, por fim, aconselhou: “recebam esse curso como uma oportunidade, pois vão carregar para toda a vida”.

Júlio Marcondes

elaine brizzi

eu gostaria muito de fazer o curso com vcs porque eu sempre tive vontade de aprender aconfeitar bolos doces e tambem fazer salgados, e eu estou prescisando fazer este curso porque eu estou sem emprego e eu quero aprender este curso para eu montar uma confeitaria ou trabalhar em padaria e meu sonho me ajundei por favor eu eu presciso desta chance

Edna Farias de Souza

Eu concluir o ensino médio,acabo de concluir curso básica de informática.Salario não dá pra cursa uma facudade então,sendo assim tenho um desejo enorme de fazer curso de gastornomia,confeitaria recorro pra ver a possibilidade da prefeitura do meu município pode me ajudar,pra realizar este desejo aguardo mais informações,desde já agradeço a atenção que me foi dada,por ler meu email.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.