Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Greve dos bancos e correios causa grandes filas na região

Por Karen Santiago | 11/10/2011

fila

Karen SantiagoMoradores enfrentam grandes filas em lotéricas com greves em agências bancárias e correis

A greve dos bancos e correios que já dura mais de três semanas atrasa contas e causa grandes filas nas lotéricas das cidades de Itapecerica, Embu das Artes, Taboão da Serra e região. Os bancários aderiram à paralisação no último dia 27, já os Correios fecharam as portas no dia 14 de setembro. Os dois serviços entraram em greve por tempo indeterminado.

Quase todos os serviços estão paralisados. Algumas agências bancárias do Itaú que abriram as portas nesta segunda-feira, 11, apenas para a utilização de caixas eletrônicos, também ficaram com filas quilométricas.

Contas e mais contas, algumas atrasadas e outras com o vencimento correto. Essa é a realidade de grande parte dos moradores da região que enfrentaram grandes filas e esperaram horas para serem atendidos nas lotéricas.

fila1

Itaú abriu as portas e ficou repleto de filas gigantescas


“Estou com diversas contas para pagar. Com essa greve ninguém é beneficiado. O trabalhador gasta a maior parte do dia nas filas, para não pagar multas e ainda ficamos sem serviços essenciais, mesmo sabendo que existem outros jeitos de pagar as contas”, disse a moradora Cleide Almeida.

Além das contas atrasadas e filas quilométricas, o trabalhador está preocupado se terá necessariamente que pagar multas com essa greve dos bancários. “Sinto-me lesado com a greve, porque não acho justo ter que pagar multa. Não deixei de pagar porque esqueci, mas sim por causa da greve”, afirmou Pedro.

Como pagar as contas

O consumidor deve ficar atento à data de vencimento das contas para evitar transtornos com multas. A recomendação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é para que o cliente solicite a emissão da segunda via do boleto por meio de fax, e-mail ou pelo site da empresa credora. O fornecimento dessa via é direito do consumidor e não deve ser cobrado.

Outra opção é solicitar o código de barras da cobrança e realizar o pagamento no caixa eletrônico ou utilizar os serviços do banco pela internet. Há contas, como as de telefone, por exemplo, que podem ser pagas diretamente em agências lotéricas ou caixas de supermercados.

O não recebimento da conta na data não isenta da cobrança de multa se o pagamento for feito fora do prazo, já que a greve não é culpa da empresa. Somente se a empresa credora não disponibilizar outra forma de pagamento e o consumidor receber a conta com cobranças indevidas, os valores poderão ser questionados.

Reivindicações

Os bancários entraram em greve, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.

Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) reivindicam piso de R$ 1.635 – atualmente, o valor está em R$ 807 – mais reposição da inflação de 7,16% e reposição das perdas salariais de 24,76%, de 1994 à 2010.

 Como pagar as contas e reivindicações com informações do site globo.com

14º

Diego da Silveira Moraes

Chega de greve, tem que ter uma forma de punir eles, pois se tudo bem revindicar os seus direitos, desde que não influenciem nos meus, as pessoas ficam com seu dinheiro trancado, a tu tira x nos caixas, numa emergencia isso pode não ser o sufiente, fgts, correspondencias, ABSURDO.

13º

Adriano

Apoio totalmente a greve,todos tem o direito de reivindicar por melhores condições. Mesmo que traga desconforto para alguns,isso mesmo,tem que cobrar!

12º

Marla

Absurdo é esse povo burro, que não sabe escrever e nem ler. Se soubesse, entenderia que trabalhador deve lutar por seus direitos. Que quem tem culpa dessa greve não são os bancários que são cobrados a cumprir metas abusivas todos os dias, ouvir desaforos deste povo idiota que não entende que o caixa do banco não pode contratar funcionários e também precisa sobreviver. Sim, sobreviver, pois os únicos que lucram com essa greve são os banqueiros.

11º

DOUGLAS

CHEGA DE GREVE DOS CORREIOS E BANCÁRIOS!!!! GREVE É VÁLIDO MAS PREJUDICAR UMA NAÇÃO INTEIRA É UM ABSURDO!!! PRECISO RECEBER UMA INDENIZAÇÃO HÁ MAIS DE 1 MÊS E NÃO CONSIGO, FORA OS CORREIOS QUE NÃO ENTREGAM MINHAS CORRESPONDÊNCIAS...BRASIL UM PAÍS DE NINGUÉM!

10º

juliana pedro

tenho que pegar o meu fgts e ñ consigo por causa dessa greve eles tem que ser punidos

Thauanny Cipriano

EU APOIO A GREVE NESSE PAÍS SÓ SE CONSEGUE MUDANÇAS COM ATITUDES RADICAIS, SEI QUE MUITOS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS INCLUSIVE EU, MAIS SEI TAMBÉM QUE ADIANTAR NADA ELES IREM AO PLENÁRIO REIVINDICAR(O QUE FOI FEITO VÁRIAS VEZES).O POVO TEM QUE PRECIONAR OS BANQUEIROS, PARA NEGOCIAR COM O SINDICADO O QUE NÃO ACONTECEU ATÉ AGORA, NEM AO MENOS DERAM UMA PROPOSTA TRATAM UM POVO COM DESCASO POR ISSO A GREVE CONTINUA.SIM A GREVE!!!!!!!!!

CRISTIANO - PE

TEM QUE PEGA QUEM ESTA FAZENDO ESTA GREVE E COLOCA NO OLHO DA RUA,E DA EMPREGO PARA QUEM QUER TRABALHA, PARA APRENDER A RESPEITA OS CLIENTES DOS BANCOS JA ACHA POUCO AS TAXAS E O MAL ATENTIMENTO.

Paulo R.Forchito

Srs. Me digam: Dia 1/10, "saiu" minha 1ªparcela Seguro desemprego. Pedi novo cartão cidadão quando da homologação. 1º Bancos em greve.... 2º Correios em greve...... Não consigo sacar meu benefício Contas venceram e vencem com juros. Como pagá-las? Alguém vai me reembolsar essas despesas extras? Veja que mais pessoas estão na mesma situação...!!! Afinal quem ganha com essas greves, Bancos é claro, pois com dinheiro mais tempo em caixa suas aplicações crescem ainda mais e exponencialmente, né? Obrigado

edilson R Monteiro

Nos os lesados milhões de brasileiros devemos processar o sindicatos dos bancários e a febraban e quem mais estiver envolvidos nessa greve,se eles não respeitam os cidadãos e seus direitos não tem outra saída processo colectivo neles.espero a resposta de algum advogado ou entendido na área,eles tem os direitos deles e nos os nossos, chega disso é sempre o povo quem paga pelos desmandos,cansamos.

Eli

É um absurdo. A população não merece mais esta saga. Deviam demitir todos. Reivindicar é justo, prejudicar inocentes não.

edilson Rodrigues Monteiro

Quem esta por tras de tudo isso,querem fazer jogo politico fasammas fasam isso no plenario que é o lugar de se faser politicagem,nos o povo não temos culpa dessa ignorância quando deicharemos de ser um paqizinho que serve de chacota para o resto do mundo para sermos uma nação de verdade,queria ver se fose a mãe de um senador que tivesse passando nessesidade por causa desse vergonhoso movimento e o pvo que se dane,muitos estão com problema sem poder sacar o dinheiro porque os caixas estão fechdos muitos estão com problemas só podem sacar nos caixas tradicionais,o pais não tem culpa e sim os bandidos que se aproveitam da situação,quantos bilhoes estão prezo sem que as pessoas possam mexer no dinheiro ,tachar de abisurdo é pouco vejo isso como um golpe contra nos os brasileiros,se o brasil fose escrito com z talves as coisas fosem diferentes,agente deve brigar pelos nossos interesses,e ainda tem idiotas querendo trazer comunismo disfarsado de socialismo,fiquem sabendo que diminuiu muito os idiotas,vamos ter que guardar dinheiro em casa,não da para confiar nos bancos.

Edilson

Estava esperando chegar meu cartão do banco quando essa greve começou,tenho contas a pagar,como isso vai ficar,é eu que me dane né,tem alguns bancos que tem pessoas do atendimento trabalhando mas do BB não preciso do dinheiro ,esse BB ja é um lixo,o atendimento uma porcaria,os funcionarios tem cara de zunbi,paresem estar em tranze,tudo muito lento,sera que é porque são funcionarios publico,e se acham,o jeito é enserar a conta,a quem interessa essa greve,bilhões parados,que pais pode crecer com uma balburdia dessas,queri ver fazer isso na decada de sessenta né.

ELIANA RODRIGUES MAOURA

quando estes cabarer de greves vão acabar , pois esta é a presidente pior que eu já vi . ok.

Taise Aboboreira

Vocês pedem que Fenaban e os banqueiros estudem e concedam suas exigências e que a população tente entender e os apoiem...mas na realidade vocês só estão vendo os seus interesses e esquecendo das pessoas que estão passando o maio aperto por causa da greve. Toda reivindicação feita de forma passiva,ou seja que não prejudique ninguem será bem vinda.O maior prejudicado disso tudo esta sendo a população,que fica sem pagar suas contas,e não só de pagar as contas(ate mesmo de comprar comida e remedios) por causa da greve.Isso é o maior ABSURDO!!!

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

18/06/2017

Estado tem 1.034 vagas para Agente de Segurança Penitenciária

Quem quiser trabalhar como Agente de Segurança Penitenciária pode se inscrever até o dia 1° de...

16/06/2017

Polícia Civil de São Paulo tem aumento no déficit de agentes

As contratações realizadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último mês de maio não...

01/06/2017

Concurso da Câmara de Taboão encerra inscrições nesta sexta-feira, 2

A Câmara Municipal de Taboão da Serra encerra nesta sexta-feira, 2, as inscrições de seu...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

29/05/2017

Vinttage Music Bar & Restaurante agora é point de Stand Up em Taboão

Estreia na próxima terça-feira, 30/05, a partir das 20h, no Vinttage Music Bar & Restaurante,...

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

22/06/2017

Dois homens são presos por transportar ilegalmente 140 pássaros silvestres

Na noite da última quarta-feira (21), durante fiscalização de combate da Polícia Rodoviária...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

22/06/2017

Venda de terrenos irregulares acontece em Embu das Artes

No extremo oeste de Embu das Artes, município da Região Metropolitana de São Paulo, o bairro...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.