Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg de Itapecerica discute segurança na cidade

Por | 10/10/2011

conseg

Karen Santiago Moradores questionam e elogiam forças policiais da cidade

A demora na elaboração do Boletim de Ocorrência e no atendimento, além da maneira rude a quais são tratados pelo telefone 190 foram às principais queixas dos moradores que participaram de mais uma reunião do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Itapecerica da Serra, realizada sempre a 2ª segunda-feira de cada mês. O encontro aconteceu no bairro Parque Paraíso, nesta noite, dia 10 de outubro.

“Quando precisei registrar ocorrência fiquei mais de três horas esperando para a elaboração do B.O. Uma demora grande. O telefone 190 para mim não serve para nada, a moça do outro lado da linha ficava me perguntando coisas ‘sem sentido, nexo’ se alguém tinha morrido. Então quer dizer que a Polícia só virá na minha casa se alguém tiver morrido? Depois de meia hora que fiz a ligação, duas viaturas vieram na minha casa e me deram todo o atendimento necessário e ainda foram educados”, afirmou uma moradora do bairro.

Roubos, furtos aos moradores e comerciantes, empinadores de motocicletas, estupros (violência contra a mulher) por falta, ou pouca iluminação pública nas vias e guinchos que levam veículos estacionados nas ruas durante a noite, também foram temas abordados na reunião.

Um morador antigo do bairro e sempre participativo das reuniões do conselho, falou da importância do registro do B.O e das reivindicações para a vinda de mais policiais civis e militares, além de novas viaturas.

“A cidade deveria ter respaldo maior, receber aumento de efetivo e salário para os policiais. Nós como cidadãos devemos lutar pela melhoria na cidade”, afirmou.

O tenente da polícia militar, Harder explicou que é muito importante as reclamações dos moradores via 190, o registro da ocorrência e as perguntas realizadas pelo telefone da PM. “Com as informações atendemos diretamente aquela situação de forma mais preparada e evitamos com as perguntas feitas pelo policial a existência de trotes, infelizmente comuns ainda. Se, por exemplo, a pessoa está armada, temos um atendimento diferente, se caso ela não estiver ”, explicou.

Por este motivo, o tenente ressaltou que quando o policial (a) questionar o morador, no momento da ligação, é necessário responder com clareza toda a situação. “Quanto maiores forem as informações, elas serão otimizadas, o policiamento será direcionado para o local mais bem preparado, a polícia responderá com mais exatidão e as viaturas serão melhores distribuídas”, finalizou.

Doutor Marcelo Silva, Delegado, afirmou que o registro do Boletim de Ocorrência é importante e precisa ser realizado em qualquer caso. “Com o B.O é possível saber onde o crime acontece com mais incidência, ajuda a polícia a trabalhar com as informações passadas, e acaba trazendo mais policiais para o município, pois os registros vão para as mãos do governador de SP”, frisou. Denúncias anônimas pelo telefone 181 também foram defendidas pelo Doutor Marcelo.

As rondas realizadas pela polícia militar e guarda civil municipal (ROMU e ROM) também foram elogiadas pelos moradores, que se dizem mais tranqüilos com o policiamento constante no bairro e cidade. “Notamos a presença de mais policiamento no bairro e município durante todo o dia e a noite também”, finalizaram.

A reportagem do Jornal na Net também foi elogiada pelas matérias policiais que produz e divulga e pela “coragem e imparcialidade que escreve as matérias”, disse um morador e leitor do site.

Participou também da reunião o sargento Alexandre.

23/10/2017

Polícia busca imagens para identificar criminosos que mataram colecionador

21/10/2017

Parque das Hortênsias irá receber Base Central da GCM de Taboão

Até o fim de novembro a Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra, irá se mudar para dentro do...

20/10/2017

PRF apreende munições após denúncia na Régis Bittencourt

Três homens foram presos na noite desta quinta-feira (19), por uma equipe da PRF após  serem...

19/10/2017

Operação Integrada foi realizada em Embu e Taboão contra o Roubo de Carga

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 19, pelo 36 Batalhão uma operação simultânea, em...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

14/10/2017

Dono de bar mata cliente com golpe de facão na nuca e fere ex-mulher em Taboão

Um crime absurdo deixou em choque os moradores da Vila Indiana, em Taboão da Serra, neste...

13/10/2017

PM recupera motocicleta roubada com ajuda de rastreador em Embu das Artes

Policiais do 36º BPM recuperaram na tarde desta sexta-feira (13), uma motocicleta que havia sido...

11/10/2017

Dono do Pátio de veículo de Embu vai responder em liberdade

João Gomes Netto, 67, proprietário do Pátio de veículos de Embu das Artes foi preso na noite...

11/10/2017

Equipe de Ronda Escolar apreende grande quantidade de drogas em Itapecerica

O Batalhão de polícia da Ronda Escolar conseguiu apreender na tarde desta quarta-feira (11), um...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

23/10/2017

Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Começa hoje (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Até domingo (29) governos,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.