Embu das Artes é a melhor do Estado no controle da Tuberculose

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 9/10/2011

Na terça-feira, 27/9, o Governo da Cidade de Embu das Artes recebeu o prêmio de 1º lugar no Programa de Controle da Tuberculose no Estado de São Paulo, durante o Fórum Estadual da Tuberculose, ocorrido no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie Barbeiro, o combate à Tuberculose está diretamente ligado à integração de toda a rede de saúde desde a atenção básica até os Prontos Socorros (PS). “O prêmio vem demonstrar que toda a Saúde do município está interligada. Isso não ocorre apenas no combate à Tuberculose, mas com todas as outras doenças, nossa preocupação é olhar a pessoa como um todo”, destaca. Ela ressalta ainda que todos os profissionais estão articulados não apenas para o tratamento, mas também nas ações de prevenção e combate à doença.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Marcolan, em média, são registrados, anualmente, cem casos de Tuberculose na cidade, mas a taxa de cura é de 93% e a de abandono, pessoas que deixam o tratamento, é menor que 2%.

Isso se deve ao fato de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarem integradas ao Programa de Combate à Tuberculose, sendo uma referência na região. O tratamento tem duração de seis meses e o programa consiste na distribuição gratuita de medicamentos, cesta básica mensal, durante o período de tratamento, e lanches diários para os pacientes, sendo um complemento na alimentação, tendo em vista que a doença debilita o infectado.

Em determinados casos, os pacientes têm isenção tarifária para a utilização do transporte público municipal para deslocamento da residência para a UBS mais próxima. Já quando o paciente está acamado, agentes comunitários de saúde ou a enfermagem, vão, diariamente, a residência para realizar o tratamento.

Embu das Artes, desde 2001, recebe anualmente prêmios de combate à Tuberculose reafirmando o compromisso que o Governo Municipal tem com a saúde da população que continua a investir em equipamentos e serviços públicos de qualidade.

Saiba mais

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria que pode causar lesões em diversas partes do organismo humano, mas preferencialmente, aos pulmões. A transmissão ocorre pelo ar a medida que a pessoa com a doença tosse, espirra ou fala próximo a uma pessoa saudável. Ela não é transmissível por utensílios domésticos como copos e talheres.

Os principais sintomas são: tosse persistente (por mais de 15 dias); emagrecimento; dores no peito; suores noturnos; falta de apetite e cansaço fácil. Mas os médicos orientam que se a pessoa estiver com tosse por mais de 15 dias deve procurar os serviços de saúde o mais rapidamente possível, mesmo não apresentando os outros sintomas, para fazer o exame do escarro que é simples e fácil de colher.

O tratamento, como dito anteriormente, é de seis meses e não deve ser interrompido, pois os bacilos podem sobreviver e se reproduzirem e provocar uma forma ainda mais grave da doença conhecida por tuberculose resistente.

Para mais informações, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e saiba mais sobre exames e tratamento.

Júlio Marcondes

Comentários