Taboão da Serra presente no 2º Seminário de Educação Integral

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/10/2011

Taboão da Serra, conhecida como Cidade Educadora, saiu na frente do Brasil na implantação do aumento da carga horária em sua rede municipal, também está sendo assim com relação à inserção da música como ferramenta de aprendizado, com a distribuição do Kit Palavra Cantada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além das atividades do programa municipal Fazendo Arte na Escola que já havia promovido essa inserção.

Para continuar na implementação de novidades e para promover a troca de experiências do cotidiano das salas de aula, vários educadores de nossa rede participaram do 2º Seminário Estadual de Educação Integral, uma ação organizada pelo Comitê Estadual de Educação Integral, que é um colegiado composto por representantes dos municípios de São Paulo que contam com o Programa do Governo Federal de Educação Integral: Mais Educação.

O Segundo Seminário Estadual de Educação Integral foi sediado em São Bernardo do Campo nos dias 03 e 04 de outubro de 2011. O tema desse encontro foi: “Educação Integral e Currículo: ampliando os horizontes para a construção da cidadania”.

A programação do evento contou com cerimonial, mesas redondas, grupos de trabalho, além de programação artística e cultural e exposições interativas, ampliando as discussões sobre os rumos e os impactos do Programa Mais Educação  na Grande São Paulo.

"O Programa Mais Educação nasceu de algumas cidades brasileiras que resolveram reverter uma desculpa do passado de que faltava estrutura nas escolas para ampliar a permanência dos alunos na unidade. O Ministério da Educação (MEC) tem aprendido muito com esses municípios e como eles vêm incorporando a educação em tempo real para atender a demanda social", destacou o Ministro Fernando Haddad.

O Seminário teve a presença de professores, monitores, coordenadores, orientadores pedagógicos, orientadores técnicos, diretores, Secretários de Educação, Prefeitos, representantes do Ministério da Educação, representantes de instituições públicas e privadas e demais autoridades.

Ações de 15 municípios foram compartilhadas, possibilitando que as cidades conheçam as atividades desenvolvidas em cada cidade. “Pudemos fazer uma reflexão sobre os caminhos da Educação Integral, em diferentes contextos, suas inovações e a socialização na troca de experiências”, explica Daniela Honorato, coordenadora do Mais Educação em Taboão da Serra.

“Para Taboão da Serra esse encontro foi enriquecedor na perspectiva de qualificar e legitimar as propostas realizadas nas 14 unidades de Ensino Fundamental com as ações do Programa Mais Educação, Escola Aberta e o Projeto Fazendo Arte na Escola”, afirma ela.

Os grupos de trabalho foram definidos durante as reuniões da Comissão Organizadora do Seminário, ocorridas entre os meses de junho a setembro, com participação de representantes das secretarias municipais de educação participantes do Comitê Estadual de Educação Integral, da qual faz parte também a cidade de Taboão da Serra. Durante os grupos de trabalho haverá espaço para relatos de experiências de gestores e professores nos temas dos grupos de trabalho.

Participaram deste encontro coordenadores do Programa, diretores das Unidades Escolares, supervisores e equipe técnica da Secreatria de Educação.

“É muito importante que nossos educadores estejam em contato com as diferentes realidades que temos em outras cidades. Muitas dessas dificuldades podem refletir também as nossas dificuldades e essa interação é importantíssimo para que possamos resolver os problemas, aprendendo e também ensinando maneiras novas de solucioná-los”, afirma o secretário de Educação de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos.

Marcelo Valladão

Comentários