Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

MP investiga funcionários fantasmas de vereadores

Por | 5/10/2011

mp

Karen SantiagoPromotor investiga possíveis funcionários fantasmas nos gabinetes de vereadores de Itapecerica

O Promotor de Cidadania, Marcos de Matos investiga possíveis contrações de funcionários fantasmas que prestam serviços nos gabinetes de vereadores de Itapecerica da Serra. A investigação iniciou-se a cerca de três meses, por meio de denúncias. Testemunhas já foram ouvidas. Os vereadores envolvidos podem prestar esclarecimento a qualquer momento. A expectativa é que até o final do ano provas concretas sejam desvendadas e a investigação se torne uma ação civil pública.

Em entrevista concedida a reportagem do Jornal na Net, nesta terça-feira (4), o promotor Marcos de Matos informou que a investigação está em segredo de justiça. “Os nomes dos vereadores não podem ser divulgados, uma vez que a investigação está em andamento, fase de instrução (colheita de provas) e qualquer informação divulgada pode atrapalhar o trabalho da justiça”, observou.

Segundo Marcos de Matos, se realmente as provas contra os vereadores forem comprovadas uma ação civil pública será instaurada com intuito de buscar a responsabilidade dos envolvidos que podem responder a Lei de Improbabilidade Administrativa. Caso nenhuma prova aponte o envolvimento dos vereadores, a investigação pode ser arquivada.

As penas da Lei implicam na perda de cargo, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público, suspensão dos direitos políticos, além dos vereadores ficarem de 5 a 10 anos inelegíveis. “Esse tempo sem se candidatar varia pela gravidade da conduta”, explicou o promotor.

A reportagem não teve acesso aos nomes dos vereadores investigados. Mas apurou que as denúncias não vieram da Câmara Municipal e sim de funcionários da prefeitura do município.

Funcionário Fantasma no gabinete de João Miranda

Um possível funcionário fantasma que prestava serviço no gabinete do vereador João Miranda (PSB), na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, no mesmo período em que estava registrado na empresa PROTHERM - proteção térmica LTDA é alvo de especulações dos membros do partido em mais uma denúncia envolvendo o nome do vereador.O fato veio à tona, durante depoimentos na Comissão Especial de Inquérito (CEI), dia 11 de agosto.

Um dos documentos protocolados é uma declaração da empresa PROTHERM proteção térmica LTDA comprovando que o funcionário de nome Edmilson da Silva Oliveira trabalhou na empresa no período de 01/08/2008 a 22/05/2009 e recontratado, permanece prestando serviço desde janeiro, dia 18, das 7h30 a 17h30 de segunda a quinta-feira e das 7h30 às 16h30 na sexta, com uma hora de almoço.

O documento confronta uma portaria da casa de leis, que exonera o funcionário na data de 18/01 e que aponta que ele prestava serviço como assessor no gabinete de João Miranda desde o dia 06 de janeiro de 2009, mesmo período em que ele trabalhava na empresa de proteção térmica.


18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.