Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conselheiros tutelares de Taboão são eleitos

Por Karen Santiago | 2/10/2011

aaaaa

DivulgaçãoConselheiros foram eleitos na noite deste domingo, dia 02 de outubro

O Conselho Tutelar de Taboão da Serra já conhece seus cinco titulares e cinco suplentes eleitos neste domingo em votação. Os nomes dos conselheiros tutelares que vão atuar na cidade pelo período de 3 anos, de 2011 até 2014, foi divulgado por volta das 21h30 deste domingo, 02 de outubro. Os cinco titulares eleitos são: Lucilene (327 votos), Jaciara (213 votos), Ednara (159 votos), Maria Lúcia (146 votos) e por fim Renata contabilizando 91 votos.

A votação dos suplentes ficou assim: Jucimar/Cemar (86 votos), Neusa (80 votos), Vitória (56 votos), Maria das Graas (25 votos) e Silvani/Sil recebeu 20 votos.

Os demais candidatos conseguiram em média de 2 a 16 votos, são eles Marinez, Veridiana e Cerli.

Os 13 candidatos fizeram campanha para conquistar uma das 10 vagas de conselheiro na cidade. A votação começou às 8h e se estendeu até 17h, onde imediatamente a apuração dos votos foi iniciada.

A eleição dos conselheiros tutelares foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Conselho Tutelar de Taboão funciona na Avenida Dr. José Maciel, número, 273, o telefone de contato é 4701-1618.

Saiba mais sobre o Conselho Tutelar

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei, é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade" (art. 2º).

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Gilberto

Não conheci os antigos conselheiros, mas posso dizer que o atual, conta com duas ou três que se preocupam em ouvir os dois lados, mas em particular existe uma que sem saber os relato dos fatos, trata as pessoas muito mal, sendo que nem a policia hoje usa de tal desrespeito com o cidadão, fiquei constrangido como algumas estão trabalhando.

Antonio Pereira

Concordo com a Mara Japi, na época que o André Ribas e aquela equipe eram conselhos a situação era muito melhor, havia realmente preocupação com os jovens da cidade.

Mauricio

Todos os Conselheiros eleitos e suplentes estão de parabéns. Os candidatos para participarem das eleições fazem uma série de testes teóricos e psicológicos para poder concorrer, então não é qualquer um, são todos muito bem preparados. Só após isso, vão a voto popular, outra coisa importante, é a sociedade que escolhe cada conselheiro ou suplente é uma função absolutamente democrática e relevante socialmente.

Mara Jopi

Verdade, tivemos bons Conselheiros Tutelares nesta Cidade, infelizmente este ultimo não correspondeu o que a população precisa saber. Meus abraços aos Ex-Conselheiros Tutelares que escreveram uma historia da verdadeira garantia de direitos a Crianças e Adolescentes: André Ribas, Maura Rubia, Edna Brito e Maria Luiza, um grande e forte abraço.

Fabiana Santos

Não existe mais conselho tutelar em Taboão da Serra, fui procurar e nem orientação souberam me passar, sinto falta do Rodrigo, ele sim era conselheiro. Meu filho, nem que era usuario de drogas, foi não só orientado, mas acolhido por ele. Infelizmente, os bons... se vão cedo.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.