Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Praça de Alimentação e empreendedorismo em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/10/2011

0001

DivulgaçãoA Praça de Alimentação fica na Avenida Elias Yazbek, 1401, Praça da Lagoa, Centro Histórico, e funciona de terça a quinta, das 8 às 19h, sexta, sábado e domingo, das 8 às 22h

Já está funcionando a Praça de Alimentação Embu das Artes. Inaugurada em 24/9, ela amplia a infraestrutura turística da cidade, com serviços de qualidade, dentro do padrão exigido para a comercialização de alimentos, aumenta a oferta de trabalho e abre caminho para o empreendedorismo de expositores que se tornam comerciantes.

A Praça de Alimentação foi criada depois que o governo municipal realizar, em 2009, por meio da Secretaria de Turismo, um levantamento em que ficaram constatadas as más condições de infraestrutura e atendimento no setor de alimentação da Feira de Arte e Artesanato. Diante disso, ao projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de criação de um novo parque integrado ao Sistema Municipal de Áreas Verdes, com intervenções de infraestrutura urbana e recuperação ambiental da área, foi incluída a construção do novo complexo turístico e gastronômico na antiga Praça da Lagoa. A partir daí, elaborou-se um projeto oferecendo as condições ideais para manipulação e comercialização de alimentos, que foi apresentado e aprovado pelo público envolvido.

As etapas seguintes foram: captação de recursos em Brasília; início das obras e adequação diante das interferências urbanas; processo de seleção dos expositores do setor de alimentação, dando prioridade aos que manipulam alimentos, e sua transição de expositor para comerciante de gastronomia; orientação para adequação do espaço de acordo com cada produto a ser comercializado; criação da Associação dos Comerciantes de Alimentos e Artesão de Embu das Artes (Acaae), que está sendo incubada na Incubadora de Cooperativas da cidade, para a gestão do espaço e regulamentação do funcionamento da concessão da área pública.

Assentos para mil pessoas

Com a nova Praça de Alimentação, espera-se fortalecer a marca da gastronomia local e o segmento dos pequenos comerciantes do setor, para que se tornem uma referência na cidade. Além disso, a Praça proporcionará aumento no faturamento do expositor, gerando oportunidade, diante de instalações adequadas, novos horários de funcionamento e possibilidade de diversificação de produtos,  para que se transforme em um empreendedor.

O turista e o munícipe agora contam com uma infraestrutra para o atendimento, com manipulação adequada dos alimentos, água, esgoto, energia, pia, além de parque infantil, estacionamento, sanitários e área de lazer. São 24 quiosques de alvenaria, equipados com água e energia elétrica, pergolado de madeira, que servem comidas rápidas, lanches, doces e bebidas. Há ainda parque infantil, palco para eventos, banheiros, fraldário e deque. O espaço, com mesas e cadeiras para mil pessoas, é bem iluminado e tem câmeras de monitoramento 24 horas.

O casal Émerson Ono e Tânia de Andrade e a filha Thuany de Andrade gostam da nova praça. “Isso é muito bom. Deu um destino ao local, evitando o mau uso. Agora fico mais tranquila de a minha filha passar por aqui na volta da escola”, revela Tânia. “Este é um projeto de R$ 700 mil. Os quiosques estão equipados para o manuseio correto de alimentos. A Praça é mais uma opção para quem vem à Feira de Arte e Artesanato no fim de semana e para todos os moradores”, declarou o prefeito Chico Brito. A Praça é também mais uma obra entregue à população, dentro do programa Semestre Espetacular, que neste mês de setembro inaugura ainda a Central de Monitoramento Urbano, no dia 30/9.

Na ocasião, o secretário de Turismo, Valdir Barbosa, lembrou os  projetos em andamento nos setores de gastronomia e turismo, incluindo o de treinamento de mão-de-obra e cursos gratuitos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, dirigidos aos comerciantes de alimentação na cidade. “É um grande point para os embuenses se encontrarem”, declarou o vice-prefeito Nataniel da Silva Carvalho (Natinha), que esteve na abertura da Praça, que contou com a presença de secretários municipais, do primeiro prefeito da cidade, Annis Neme Bassith, do deputado estadual Geraldo Cruz, do presidente da Câmara, Silvino Bomfim, dos vereadores Bete, João Leite, Didi e outros.

A Associação de Comerciantes de Alimentação e Artesão de Embu das Artes (Acaae), presidida por Grimalde Torres da Silva, a dona Nenê, cuidará do funcionamento dos quiosques e das atividades da  Praça, incluindo os shows que serão realizados na pérgula. A Praça de Alimentação fica na Avenida Elias Yazbek, 1401, Praça da Lagoa, Centro Histórico, e funciona de terça a quinta, das 8 às 19h, sexta, sábado e domingo, das 8 às 22h.

Elke Lopes Muniz

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.