Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg: PM e GCM de Taboão recebem críticas

Por Karen Santiago | 30/09/2011

conseg_1

Karen SantiagoCapitão Will e comandante Fagundes ouvem e respondem críticas de moradores

Falta de homens, truculência, demora e atendimento escasso do trabalho da polícia militar e guarda civil municipal foram os principais assuntos abordados na reunião do Conseg Monte Alegre, nesta quinta-feira (29), em Taboão da Serra. Cerca de 50 moradores participaram ativamente do encontro, que acontece toda a última quinta-feira de cada mês. O pedido de patrulhamento constante foi unanime.

Uma visível insatisfação perante a atuação das corporações da cidade, que por sua vez, “colocam medo nos moradores”, segundo eles, seguida de indignação com o tratamento perante aos munícipes e falta de comprometimento foram questionados ao capitão Will (PM) e comandante Fagundes (GCM).

Possíveis delações dos moradores denunciantes sobre os diversos delitos que assolam os bairros do município como tráfico de drogas, roubos a pessoas e veículos, além de furtos também foram temas levantados pelos moradores que alegam não saber mais a quem devem recorrer diante de tantos problemas.

“A cidade já não conta com políticos de confiança. A polícia que deveria nos proteger, causa medo, não atende o chamado quando solicitado e não respeita os moradores. A GCM não sei para que existe, já que nunca atende o telefone (153). A quem vamos recorrer para uma solução dos problemas que cada bairro da cidade apresenta”, disse uma moradora indignada.

“Se a gente for depender dessas pessoas (políticos, polícia e GCM) estamos à mercê da criminalidade. Quando ligamos no 190 esperamos proteção, mas nenhuma viatura aparece quando chamada. Desisto de recorrer a polícia. Os moradores estão descrentes”, observou um morador.

De acordo com os moradores, é escasso o patrulhamento das corporações nas ruas dos diversos bairros que o município compreende. “Pedimos pelo menos o patrulhamento, para garantir a nós (munícipes) a sensação de segurança e para que os crimes sejam prevenidos, para que não sirvam apenas como estatística ”, completou outro munícipe.

Segundo o capitão da polícia militar, Will, ele faz o possível com os veículos e os homens que conta na 4ª Companhia. “Aloco (direciono) o patrulhamento basicamente após estudos (análises) de boletins de ocorrência, informações da comunidade, noticiais de jornais em papel e eletrônicos e onde há o maior número de ocorrências. Minha prioridade zero é roubo a pessoas e veículos”, afirmou.

O capitão informou que ao todo, 40 indivíduos são presos por mês pelos policiais da companhia, mais de 5 mil ocorrências são atendidas por mês e destas, 4.500 são de cunho social (problemas nas residências [brigas], acidentes sem vítima, desabafo de moradores), “atendimentos como esse é uma viatura a menos”, observa.

Em relação ao atendimento, Will afirmou que é necessário, já que esses problemas de falta de comparecimento da viatura estão acontecendo, exigir a viatura. “É direito de vocês, exijam”, completou.

A demora na elaboração do Boletim de Ocorrência também foi debatida. Os moradores afirmaram que quase ninguém faz B.O, “por tomarem chá de cadeira”, disseram. Denúncias de locais que contam com tráfico de drogas, estupro e roubos foram indicados para as autoridades.

A importância do Boletim de Ocorrência e da presença dos moradores na reunião foram levantadas por Maria de Lourdes (ACE de Taboão), Maria Amélia (Coordenadoria da Mulher) e Cida Borges (presidente do Conseg).

 

Neco

Cida , têm sido comum e frequente assaltos nas imediações da Rua dos Miosotis e em todas as ruas em torno (Pq Pinheiros)Moro no bairro há 25 anos e nunca vi nada igual. É mais fácil ver um cometa do que uma viatura policial.

Eduardo Freitas

Cida, um local que ocorre esse problema de abordagem de marginais é na Estr. são Francisco pela manhã, no ponto que fica em frente ao INSS. Outro detalhe, é quando marginais cometem crimes em SP e se ¨hospedam¨ em moteis da região para ¨pernoitar¨ e esperar a poeira abaixar.

Cida Borghi - Presidente do Conseg

Eduardo, você poderia informar qual a região que você tem notado maior incidência desses ataques, para que possamos repassar a informação para o Comandante da 4.a Cia da PM tomar as providências?

Beto

Tempos dificeis para a sociedade. Enquanto o c´´odigo penal nao mudar,todos nós estamos a merce da criminalidade que vem desde la de cima. A policia se reprime é criticada a populaçao algumas vezes desrespeitada mesmo. Em relaçao a GCM, sempre que solicitei , sempre fui atendido em menos de 5 minutos. PQ.Pinheiros

Eduardo Freitas

Um horário que seria também ideal ter mais policiamento ostensivo é pela manhã, pois, justamente na hora que os trabalhadores estão nos pontos de ônibus da cidade há marginais atacando, principalmente mulheres.

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

11/04/2017

PRF troca tiros e prende criminosos em veículo roubado na Régis

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois criminosos na tarde desta segunda-feira, em São...

10/04/2017

PRF recupera carga de aço avaliada em R$ 3 Milhões na Régis

Policiais da PRF conseguiram recuperar na Régis, uma carga de aço que havia sido roubada no...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.