Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Moradores de Taboão criticam linhas do Pirajuçara

Por Anderson Dias | 30/09/2011

onibus

Sandra PereiraMoradores criticam horários das linhas e falta de cobrador nos ônibus da empresa

Os moradores do Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, reclamam dos horários de intervalo das linhas municipais circulares 02 e 06. Eles ressaltam que após o horário de pico (movimento intenso), o intervalo entre cada ônibus é de 30 minutos. Diante do descaso da empresa Pirajuçara, e, da falta de resposta da prefeitura os moradores dizem que nada adianta reivindicar as melhorias. Os usuários também se queixam do fato do motoristas exercer a função de cobrador nos ônibus da empresa na cidade. Para eles, o fato do motorista dirigir e cobrar a passagem representa risco. A empresa não se posicionou sobre as críticas dos moradores.

“Muitas vezes o motorista dirige e passa o troco ao mesmo tempo. Isso é absurdo. Taboão é a única cidade onde isso acontece. Até nas peruas que não uma empresa grande como a Pirajuçara tem cobrador”, reclamam o usuário Álvaro dos Santos.

Tanto o horário quanto a falta de cobrador nas linhas de ônibus da cidade são denunciadas constantemente na Câmara Municipal, que já aprovou lei exigindo a presença de cobrador nos ônibus da Pirajuçara. Entretanto na prática nada mudou e os usuários é quem pagam a conta do mau serviço.

Após dezessete dias de espera, por respostas que responderiam algumas duvidas dos moradores, a reportagem do Jornal na Net finalmente obteve retorno da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. O Secretário Zoroastro Júnior disse que a fiscalização das linhas circulares em Taboão da Serra é feita pela empresa Pirajuçara, que tem fiscais e inspetores atuando no controle das linhas em cada ponto inicial/intermediário e final.

“As linhas são programadas com um intervalo de tempo que prevê este tempo do motorista cobrar. O motorista somente pode cobrar no momento em que se encontra parado (no ato do embarque), não oferecendo risco quanto à dirigibilidade do veículo. As tarifas são pagas em sua maioria por cartão eletrônico, ficando o motorista de cobrar apenas o restante, ou seja, do usuário que não possui o Cartão Smart Card. Os agentes de trânsito aplicam multas quando no ato da fiscalização avistam motoristas adotando essa prática, pois o CTB - Código de Trânsito Brasileiro prevê essas infrações”, respondeu o secretário.

De acordo com ele, a fiscalizada da frequência dos carros é realizada de acordo com a programação, observando trânsito e as ocorrências. Observam e disciplinam o comportamento dos motoristas e auxiliam os clientes prestando informações.

 O secretário relata que há um departamento que recebe reclamações a respeito das linhas na Semutrans – Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Segundo Zoroastro Júnior, o CCO – Central de Controle Operacional, disponibiliza o disque 118, com atendimento 24 hrs. “A empresa também disponibiliza o número 08007714854 que também registra gratuitamente todas as reclamações dos usuários, onde são analisados pelo departamento da empresa e todas são respondidas em um prazo de 5 dias úteis”, explica.

 Zoroastro Júnior esclareceu que as empresas Pirajuçara e Fervima pertencem ao mesmo quadro Societário. “As regras para uma concorrência pública são estipuladas no Edital pelo Órgão Público, se constar no edital essa exigência, a empresa vencedora deverá cumprir. Portanto a Empresa de Transporte Público Municipal que opera em Taboão da Serra localiza-se na Rua Ernesto Rosa da Fonseca, n° 229, sala 2 , Pq. Pinheiros - Taboão da Serra SP, Escritório Administrativo com Sede própria: Av. Rotary, 600 – Pq. Industrial Ramos de Freitas – Embu das Artes – SP., divisa com Taboão da Serra”, observou.

Sobre as críticas dos moradores em relação aos intervalos de partidas, Zoroastro revela que os intervalos das partidas ocorrem de acordo com a demanda para aquele horário e de acordo com cada linha. Pode variar de 4 em 4 minutos nos horários de picos, e entre picos de 9 em 9 minutos como é o caso da Circular 09. Ressalvamos que com problemas no trânsito (chuva, desvio, semáforos em manutenção, picos de energia, acidentes, etc.) estes horários podem ser alterados”.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.