Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Comércios do São Judas sofrem onda de assaltos

Por Sandra Pereira | 26/09/2011

conseg

Sandra PereiraConseg Pirajuçara tratou do crescimento dos assaltos a comércios na região do São Judas

Depois de trabalhar o dia inteiro, quase no horário de fechamento dos seus estabelecimentos, os comerciantes do Jardim São Judas, em Taboão da Serra, são vítimas de assaltos. O problema se repete quase semanalmente, e, segundo as vítimas é motivado principalmente pela falta de policiamento na região, que é uma das mais populosas da cidade. Vários deles estão se armando para vencer os assaltos constantes, que na sua maioria são praticados por adolescentes e jovens moradores da região. O problema veio à tona na reunião mensal do Conseg Pirajuçara, nesta segunda-feira, 26.

Os moradores e comerciantes presentes relataram vários casos de assaltos no horário de fechamento dos seus comércios. Os prejuízos, segundo eles, são inestimáveis. Diante da gravidade da situação, vários deles chegaram a defender medidas mais extremas contra os infratores. O que já foram vítimas dos assaltos não escondem a indignação e alguns se preparam para reagir. Outro assunto que preocupa a comunidade é o avanço do consumo de drogas na região, além dos assaltos nas portas da escolas.

“Nós queremos polícia e as viaturas passando na rua. Se eles virem a polícia não vão mais assaltar a gente e vão ficar com medo”, acredita uma comerciante do São Judas. “Tenho uma barra de ferro e uma faca preparada. Não vou mais deixar levarem meu dinheiro. Se for me roubar eu derrubo”, emendou outro proprietário de comércio no bairro. “Em menos de um mês fui assaltado duas vezes”, relatou outro.

A revolta dos comerciantes cresce proporcionalmente aos casos de violência no bairro. Os casos relatados no Conseg foram muitos e variados, mas todos tinham em comum o prejuízo para os pequenos comerciantes do bairro. Eles acreditam que a solução para conter o avanço da criminalidade seria a implantação de uma base comunitária da Polícia Militar e planejam se mobilizar pedindo a sua implantação. Para isso vão fazer um abaixo assinado que será enviado às autoridades competentes.

Os problemas na segurança do bairro interferem diretamente na vida dos comerciantes. Há relatos de estabelecimentos que encontram dificuldade para contratar funcionários em razão dos assaltos constantes, como é o caso da Lelly Farma, onde os funcionários temem o horário de fechamento.

Os comerciantes não pouparam críticas a atuação da polícia, do prefeito e dos vereadores no combate à violência. A região tem a maior demanda, é populosa, mais não conta com um distrito policial.

De acordo com o capitão Jayro Léo a região do São Judas concentra a maior demanda de chamados pelo 190. Ao todo são mais de 90 ocorrências ao dia atendidas pela 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade. Ele relatou que 90% dos atendimentos no bairro referem-se aos chamados casos de desinteligência onde se enquadram brigas de vizinhos e familiares, por exemplo. Entretanto, salientou que esses casos precisam ser atendidos para evitar que evoluam para ocorrências mais graves, como homicídio.

Depois de ouvir as reclamações dos moradores e comerciantes sobre a falta de policiamento no São Judas o capitão garantiu que até a próxima reunião mensal o policiamento no bairro será reforçado. Ele admitiu que quando assumiu a companhia ela estava sucateada. 

“A gente tinha três viaturas que não dava uma. Agora temos 10. Nosso efetivo está 90% na rua e trabalhando sob intensa fiscalização. Nosso principal problema é a ocupação das viaturas no atendimento as ocorrências. Essa região tem muitos casos de localização de veículos roubados, ocorrência que prende a viatura por até sete horas”, afirmou, acrescentando que o relato dos moradores e comerciantes é importante para ajudar no planejamento das ações de combate ao crime no bairro.

 O presidente do Conseg Pirajuçara, Douglas Bochete, propôs que na próxima reunião mensal, quando o Conseg vai celebrar dois anos de atividade os comerciantes levem outros visando aumentar a mobilização em favor da segurança do bairro.

Ausência da Polícia Civil e da GCM


A reunião mensal do Conseg Pirajuçara aconteceu na Paróquia de Santa Margarida Abacoque, com a ausência da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal. A reunião estava marcada para acontecer na Escola Municipal Darcy Ribeiro, entretanto, de acordo com o vereador José Aparecido Alves, o Cido, o secretário de Governo, Marco Porta, não autorizou a reunião na escola. A recusa do secretário levantou críticas entre os presentes. 

Como integrante da Comissão de Segurança da Câmara Cido disse que solicitou ao IBGE a atualização dos dados estatísticos de Taboão da Serra a fim de assegurar que as ações de combate ao crime na cidade sejam elaboradas com base em dados reais. “Sou comerciante da região e também espero melhorias na segurança”, pontuou.


13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

15/12/2017

Receita paga hoje o último lote do ano de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.