Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ato Pró-Cultura em Taboão reúne professores e alunos

Por Karen Santiago | 24/09/2011

cultura1

Karen SantiagoMárcia diz que denúncias contra Secretaria de Cultura são falsas e apóia movimento

Cerca de 200 artistas e arte educadores do movimento Pró-Cultura Taboão, além de alunos das ONGs que prestam serviço para prefeitura, funcionários da Secretaria de Cultura e a vice-prefeita Márcia Regina, responsável pela pasta se reuniram neste sábado, 24 de setembro em mais uma manifestação na Praça Nicola Vivilechio.

Esta é a 1ª manifestação do movimento que pede pelo retorno imediato das atividades do Liceu de Artes Municipal, Escolas de Música, Bailado, Teatro e Circo. Os motivos pela suspensão dos cursos seriam a falta de pagamento das ONGs prestadoras de serviços para prefeitura e salários atrasados há dois meses. A suspensão de todos os cursos foi feita pela prefeitura no dia 19.

Frases de protestos como: “Senhor Prefeito queremos aulas não deixe à cultura acabar”, “Liceu de Artes - 1.200 alunos pedem à volta as aulas” e “Senhores políticos não fechem o Liceu. Arte também é cultura” foram expressas por meio de cartazes. Depoimentos dos manifestantes e muita cultura expressa por meio de poesias, músicas e brincadeiras de crianças fizeram parte da manifestação. Desenhos com tintas em um grande cartaz também foram expostos no ato pró-cultura.

cultura

Manifestante carrega faixa de protesto

cultura2

Diversas manifestações culturais fizeram parte da manifestação


Denúncias que cercam a secretaria municipal de cultural segundo aponta o relatório da Polícia Civil como o desvio dos cofres públicos em torno de 1,8 milhão de reais com o uso de notas frias, além da prestação de contas das ONGs possivelmente envolvidas no esquema que teriam várias fraudes, foi rebatida pela vice-prefeita e secretária da pasta Márcia Regina, durante manifestação.

“As denúncias apontadas pelo investigador (Ivan Jerônimo da Silva) são falsas. Elas (denuncias) não provam como funcionava o processo de contas, que tentamos por em dia, mas acabou atrasando. Porque no inquérito policial não consta que grande parte das ONGs é paga pela prefeitura? Essas falsas denúncias estão atrapalhando nosso trabalho. A nossa cultura não pode parar por causa das denúncias”, afirmou.

Márcia comentou ainda que “falaram que nunca teve aula de cultura, fomentação e que o recurso foi para o bolso de a ou c. Taboão conta com o Liceu e mais 26 lugares que promovem a cultura na cidade. Não tem força capaz de acabar com a cultura na cidade. Vamos enfrentar com toda a força essas denúncias e lutarmos para que as aulas retornem ”, finalizou.

De acordo com Regina Azzulini funcionária da secretaria e Bia Couto, funcionária da ONG Fique Vivo, se existe luta pela educação também deve haver para a cultura. “São denúncias, não foram julgadas ainda. Não entendo porque as portas foram fechadas e os serviços (cursos) suspensos. Se existirem culpados, eles devem pagar e serem afastados, mas a suspensão dos cursos está prejudicando os educadores e alunos”, reivindicou.

Uma sindicância para apurar todas as possíveis irregularidades levantadas e detalhadas no relatório da Polícia Civil iniciou-se na semana do dia 19 de setembro, pela prefeitura. Informações indicam que no total, 70 professores que trabalham nos mais variados cursos oferecidos pela prefeitura, por meio das ONGs foram dispensados, e as prestadoras de serviço (ONGs) rescindiram o contrato de seus profissionais. A prefeitura cancelou também a Escola de Bailado.

18º

WILSON ANTONIO

Olha, o PSDB no desespero começa a querer achar pelo em ovo, e os militantes da policia do PSDB no desespero de aparecer e mostrar ao chefão(governador) que tão fazendo tudo como manda o manual da guerilha ante-PT, como ensinou o mestre da DIREITA(JOSEPH GOOBELLS, ministro da propaganda de HITLER), dizendo que UMA MENTIRA CEM VEZES DITA, TORNA-SE VERDADE. Ainda bem que tem gente BOA em taboão da serra e que não cai nessa falacia da policia e seu ridiculo relatorio, em taboão TEM CULTURA E É PRA TODOS E AS ONGS SÃO PARCEIRAS DO PODER PÚBLICO. ou eles ( digo a GESTAPO DO PSDB) acha que os profissionais da cultura são todos voluntarios e por isso não merecem receber nenhum centavo pelo excelente trabalho que fazem. IGNORANCIA TEM CURA, CULTURA NELES!!!!!!! E por falar na PROF. MÁRCIA, toda gente de BEM desta cidade sabe o quanto ela é HONESTA e DIGNA, E QUE TUDO O QUE ESTÃO TENTANDO FAZER CONTRA ELA VAI DAR EM NADA.

17º

Daridi

ô Malude,à MÁRCIA é do PT mesmo,veja bem, acretar que a polícia não passa de uma piada Ô malude,à MÀRCIA é mesmo do PT,o partido da maior milítancia do Brasil Esta perseguição à Màrcia secretária de cultura é só para desviar a atenção da população desta cidade,que tem cultura para todos. É isso mesmo, à Màrcia é guerreira, não deve,a polícia que prove ao contrário POLÍCIA MENTE SIM.

16º

LUCIANO OLIVEIRA

E MUITO ENGRAÇADO VER PESSOAS COMENTANDO SOBRE OQUE ESTA ACONTECENDO NA CULTURA... PESSOAS QUE NEM SE QUER PISOU DENTRO DO LICEU, ESCOLA DE BAILADO,NAS OFICINAS INTERNAS E EXTERNAS QUE NAO FOI NAS APRESENTAÇOES DOS NOSSOS ALUNOS E VOU FALAR UMA COISA FORAM VARIAS AS APRESENTAÇOES QUE FIZEMOS. PRA CRITICARMOS UM PROJETO E A PESSOA QUE ESTA NA FRENTE DESTE PROJETO TEM QUE TER ARGUMENTO E ATE AGORA EU NÃO VI ESTE ARGUMENTO E PROVAS... ESTA NA CARA QUE E UMA BRIGA POLITICA DO MAIS BAIXO NÍVEL E ESTA ATRAPALHANDO O TRABALHO DE VÁRIOS NÃO SÃO 1 OU 2 NÃO... SÃO VÁRIOS PROFISSIONAIS QUE FOI MUITO TRABALHOSO FAZER A CONVOCAÇÃO DOS MESMOS.TEMOS EXCELENTES PROFESSORES GRAÇAS AO BOM TRABALHO DESENVOLVIDO NA CULTURA. AGORA E A HORA DO POVO VER COMO E AS COISAS AS OS PROJETOS QUE ANDAM NESTA CIDADE A OPOSIÇÃO QUER DESTRUIR SÓ PARA ACABAR COM A FORÇA E EXPERIENCIA DE QUEM PODE DE FATO COMANDAR NOSSA CIDADE... E PRA DERRUBAR ELES AINDA TIRA DOS NOSSOS MUNÍCIPES OQUE HÁ DE MELHOR EM NOSSA CIDADE QUE E NOSSA CULTURA PARA TODOS.....

15º

Lino Oliveira

A maioria desses comentários que seguem abaixo, não tem procedimento, alguns sem assumirem suas identidades. Professora Márcia reside em Taboão da Serra há 35 anos e lembra muito bem dos tempos que o CEMUR foi usado como "feira de calçados" durante meses, e em outras oportunidades quando foi usado para outras coisas que não tem nada a ver com cultura ou lazer. Nossas periferias não tinham nem uma atividade cultural. É só procurar no Google, ai verão quantas atividades foram proporcionadas na gestão da professora Márcia. A professora Márcia como gestora mantém uma proposta de programa de cultura que atende em muitos os aspectos os interesses dos munícipes em Taboão da Serra. São 100 dias por de atividades culturais no CEMUR, com apresentações de todos os seguimentos das artes para públicos infantis e adultos, estudantes e público geral. São muitas as atividades que acontecem na periferia. O importante é que os moradores das comunidades sabem e participam dessas atividades, sem contar dos inúmeros cursos e oficinas que estão parados neste momento. E se acham que isso é um jeito PT de governar, estão certos! Mostra que as políticas culturais na cidade avançar e não parar. Quem fez esses comentários abaixo sobre a cultura, deveria de fato entender de cultura para criticar. A professora Márcia está de parabéns.

14º

paulo castor

Está claro que há um movimento de perseguição à politica cultural desenvolvida na cidade. Os avanços foram notórios tanto no número de alunos como nas apresentações de cultura na cidade.

13º

ALICE FARIAS

O foco na pessoa da vice prefeita é feita porque quando ela se tornou secretária de cultura ampliou o número de cursos e de cultura. Por que tanta raiva pra que melhora a cultura na cidade.

12º

Bete Santos

Interessante que algumas pessoas queiram negar o quanto a cultura se desenvolveu nos últimos anos, meu filho é aluno do liceu de arte e aprovita aulas de qualidade com bons professores e antes da crise sempre tinha convite para as apresentações. Por que estão falando tão mal da cultura.

11º

Sensato

A Sra. Vicente-prefeita rebate o relatório policial, argumentando que ele faz acusações falsas. Mas, a justiça não determinou o cancelamento dos contratos com as ONG's, pelo menos ainda. Quem cancelou os contratos foi a própria prefeitura, provavelmente por medo das falcatruas, se tivessem certeza que tudo está certo, por que CANCELAR OS CONTRATOS? Ainda está em tempo, acho que a Vicente-prefeita deveria bancar a segurança de que tudo está certo, assinar novamente as liberações dos recursos e mandar prender a polícia, os promotores e a juíza. A Vicente-prefeita deveria ter vergonha de se pronunciar dizendo que tudo está certo, quanta inversão de valores. Segundo comentários devem sair prisões a qualquer momento, nós taboanenses não agüentamos mais tanta roubalheira.

10º

ANTONIO CARLOS SOUSA SANTOS

LENDO OS COMENTÁRIOS ABAIXO,PRESTE ATENÇÃO: NO TSE EGRÉGIO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL EM TRAMITAÇÃO NA CORTE TEM DOIS PROCESSOS RELATORA DESSES DOIS PROCESSOS É A SENHORA CULTA CORREGEDORA GERAL ELEITORAL DOUTORA FÁTIMA NANCY ANDRIGHI INCLUSIVE A RESPEITO DA CAMPANHA DA DOUTORA ROSIANE MACIEL DE FARIAS NUM DESSES A DOUTA PROCURADORIA GERAL ELEITORAL PELA SUA EXCELÊNCIA VICE PROCURADORA GERAL ELEITORAL DOUTORA SANDRA VERÔNICA CUREAU APRESENTOU PARECER SOLICITANDO PUNIÇÃO AO PREFEITO DOUTOR EVILÁSIO CAVALCANTE DE FARIAS E DOUTORA ROSIANE MACIEL DE FARIAS BEM FUNDAMENTADO PARECER DA DOUTA PGE-PROCURADORIA GERAL ELEITORAL

Bia COUTO e não CASTRO

precisamos voltar a trabalhar... ajudem-nos nessa batalha... SIM ao LICEU DE ARTES!!!!

PAULO ROGÉRIO MESQUITA DE JESUS

Atual Secretária de Cultura MÁRCIA vice Prefeita não acrescenta nada para Política de Cultura em Nossa Cidade. Não sou Filiado a Nenhum partido político sou apenas eleitor de Taboão da Serra se eleição fosse hoje voltaria em Branco porque Governo Evilásio Cavalcante e Márcia Regina Trouxe Vergonha Nacional para Taboão da Serra manchetes Policial. Corrupção,desvio de Dinheiro Público e Campanha Eleitoral da Rosiane Maciel de Farias deveria ser investigada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Como Funcionário Público Concursado do Ministério Público Federal fico perplexo em morar em Taboão da Serra.

Ana Maria do Carmo

Vejam Pessoal Márcia nunca teve cargo Público,só é Diretora de Escola Pública Estadual. Não tem Competência para gestora de Governo Municipal,Parabenizo o Comentário do Cidadão Paulo Rogério Mesquita de Jesus. Eu no ano passado fiquei perplexa ver campanha tão cara da Rosiane Maciel de Farias(Esposa do Prefeito responsável por essa vergonha total),a propósito Paulo Rogério Mesquita de Jesus você disse que o Tribunal Superior Eleitoral Deveria Investigar Campanha Eleitoral da Mulher do Prefeito,não podemos nós enquanto população pedi ao Tribunal Superior Eleitoral isto?

José Afonso da Silva

Estive presente no ato dos trabalhadores e alunos do Liceu neste último sábado para prestar minha solidariedade ao reinício das aulas. Em que pese o pequeno número de participantes, avalio que o ato foi importante e outros deveriam ser chamados. A vice prefeita tentou desviar o foco para dizer que há uma perseguiçao à cultura em nosso município, mas minha impressão é que não surtiu efeito. O interessante é que quem fechou o Liceu foi o prefeito Evilásio. Fico pensando se tivermos denúncias nos hospitais... O prefeito fechará os mesmos para fazer sindicância? Evilásio não dá uma dentro! José Afonso da Silva Comitê de Luta Contra a Corrupção

malude

QUE VERGONHA MÁRCIA DO PT,A POLÍCIA JAMAIS MENTIRIA COM ALGO TÃO SÉRIO COMO DESVIO DE VERBA PÚBLICA. ACREDITO NA POLÍCIA CIVIL ESTA FAZENDO UM TRABALHO SÉRIO. QUE DIZ TODOS ESTÃO ERRADOS:A POLÍCIA,MINISTÉRIO PÚBLICO E A JUÍZA,É ISTO,SÓ SENHORA E SEUS ADVOGADOS ESTÃO CERTOS?É ISSO?

Mauricio

Senhor Antônio Pereira tenha dó, tenha a santa paciência, vá estudar sociologia para aprender ler a conjutura política, saia da ignorância do senso comum...

mari

Estou perplexa. A principio era contra o casamento do PT com este governo, mas me disseram que só assim ganharíamos o poder, hoje eu sinto vergonha em falar de política nas ruas. Jamais esperava que membros do meu ex-partido faria umas coisas destas entrando nesta corrupção como nunca antes havia ouvido falar nesta cidade. Depois de muitos anos resolvi pedir minha desfiliação na estadual porque não quero que esta gente de mãos sujas contaminem o meu pedido. Só me resta chorar de vergonha.

Claunir lins

Em meio a tantos acontecimentos negativos, pessoas de oposição tentam de todas as formas denegrirem todas as ações do governo, estão usando de forma errada, pois primeiro acusam antes te ter provas concretas, levando o nome de autoridades ao mais baixo degrau, sinal claro de quem não tem plano de governo para Taboão, Eu Calunir sou um dos mais critico. Critico sim as coisa que estão erradas ,nunca levo isso para o lado pessoal e sim na intenção de melhorar com sugestões discutidas com pessoas que tem o mesmo ideal para que a população nunca venha a ser prejudicadas pela falta de equipamentos que estão se servindo tenho como o exemplo o nosso abaixo assinado em pró do parque das Hortência que foi conduzido de forma pacífica e ordeira sem ofender ninguém . Negociar sempre é a melhor política, mas com quem pode e tenho a certeza que ira nos devolver nosso espaço par nosso laser e o turismo de quem vêm de outras cidades para desfrutar deste patrimônio que é de todos, como Liceu deveria ser tratado da mesma forma e ñ o fechamento, pois muitos que dele se beneficiam diariamente estão sendo afetados e ñ merecem de forma alguma colherem as farpas de guerra suja de políticos incompetentes que querem destruir um trabalho sério e de grande valor para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade, pois nunca antes foi visto um governo investir tanto nesta areia, outros que criticam nunca investiram se quer um real em cultura... dor de cotovelo deve ser demonstrada com competência e ñ destruir o que esta feito. “ACORDA TABOÃO” olho em pessoas que nunca fizeram nada por esta cidade a ñ ser bons discursos e alianças das quis o povo nunca foi beneficiado como deveria, seu voto é tudo que necessita para mudar esta realidade... vejam quem realmente esta do lado do povo . Vidraça sempre será maior que as pedras... Acredito sempre na verdade e que o povo esta mais alerta e ñ ira ser iludido por santinho, carros de som, placas com as caras repetidas sem credibilidade... peço mais uma vez.....” ACORDA TABOÃO “

Antonio Pereira

Como sempre, estão usando a velha tática do PT de tentar desviar o foco das atenções para ludibriar a opinião pública, que feio. Essa lição consta da cartilha do partidão.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.