Chico Brito é empossado no Conselho da Região Metropolitana

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/09/2011

Em cerimônia realizada na terça-feira, 20/9, no Auditório Ibirapuera, Chico Brito, prefeito da cidade de Embu das Artes, foi empossado no Conselho da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Recém criada, é constituída por 39 municípios, 5 sub-regiões, 127 distritos e quase 20 milhões de habitantes. Geraldo Juncal Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, é conselheiro suplente. 

Segundo o prefeito, os problemas da região metropolitana têm de ser resolvidos em conjunto. O conselho é composto, de forma paritária, pelos prefeitos dos 39 municípios, 17 secretários estaduais e dois representantes da Assembleia Legislativa e servirá para definir ações, elaborar diagnósticos, além de criar soluções para os problemas que essas cidades têm em comum, como saneamento básico, lixo, combate à pobreza entre outros.

A Região Metropolitana de São Paulo é composta pelos seguintes municípios: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Atualmente, o prefeito Chico Brito é presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT). Recentemente, teve suas contas aprovadas do exercício de 2009, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e engajou o primeiro plebiscito da história da cidade, no qual 74.286 eleitores optaram pela alteração do nome de Embu para Embu das Artes.

Cintia Capodicasa

Comentários