Alunos de Taboão visitam exposição “o Xingu dos Villas Boas”
Alunos do Jardim I da Escola Municipal Infantil Santo Antônio visitaram, no início de setembro, a exposição Irmãos -  o Xingu dos Villas Bôas, no SESC Pompéia. 
A exposição  recriam as experiências vividas pelos irmãos Villas Boas, importantes sertanistas brasileiros, no Parque Indígena do Xingu. 
Durante a mostra,  as crianças vivenciaram passeios em canoas, um vôo virtual de helicóptero, assistiram a vídeos que retratam a rotina das tribos indígenas.
Além disso, eles puderam conhecer brincadeiras cultuadas pelas crianças da tribo, ouviram os sons da floresta,  apreciaram vestimentas e utensílios domésticos presenteados aos índios pelos irmãos Villas Boas e aprenderam sobre a fabricação da farinha de tapioca. 
O estudante Caio Mesquita Serafim,  de 4 anos, foi taxativo em dizer  o que mais gostou da exposição. “Gostei de tudo, do helicóptero, do barco, dos colares de dentes de macaco, do mapa, dos presentes pendurados e dos banquinhos de animais”, contou ele, animado. 
  
De acordo com a  coordenadora  da escola, Sandra da Silva, a excursão propiciou aos alunos a  oportunidade de apreciar e conhecer o modo de vida Indígena, a  valorizar  essa  herança cultural e estabelecer relações com nossos costumes e cultura. A visita integra o projeto didático da professora Lucélia Silva de Carvalho. 
  
Este ano, completam-se 50 anos  da criação do Parque Indígena do Xingú, que está localizado ao norte do Estado do Mato Grosso. Esse parque é ocupado por 16 etnias indígenas. 
Marcelo Valladão
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra
