Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Militantes fazem ato de desfiliação do PMDB em Taboão da Serra

Por Outro autor | 23/09/2011

desfiliacao

Divulgação Mais de 35 lideranças assinaram termo de desfiliação devido à falta de resposta da Executiva do partido desde a destituição do Diretório Municipal em abril de 2011 

A noite de quarta-feira (21) ficará marcada nos corações de mais de 50 pessoas que participaram do ato histórico de desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em Taboão da Serra, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Iase.

Fortes lideranças, pré-candidatos e pré-candidatas ao pleito eleitoral de 2012 realizaram em conjunto um ato de desfiliação do PMDB demonstrando a insatisfação com a Executiva Estadual, pois o Diretório Municipal foi destituído desde abril de 2011 e não houve nenhuma discussão para a formação de uma Comissão Provisória Municipal além dos fortes boatos de que a Comissão seria formada por pessoas que nunca foram militantes do partido.

Com a proximidade dos prazos de filiação que vai até o dia 5 de outubro, o grupo que protocolou na Assembleia documento no dia 5 de setembro, direcionado ao Vice-Presidente Michel Temer, ao senador Waldir Raupp, presidente do Diretório Nacional do PMDB e ao Deputado Estadual Baleia Rossi, presidente da Comissão Provisória Estadual de São Paulo descrevendo o descontentamento do partido no município de Taboão da Serra. Além disso, foram mais de 5 meses de luta, discussões e encaminhamentos de documentos.

Sem obter nenhum retorno, o grupo decidiu deixar o partido e buscar outros caminhos pautados exclusivamente para dar continuidade a luta democrática e dar continuidade ao árduo e incansável trabalho de promover o crescimento social do cidadão taboanense.
As lideranças discursaram sobre a história de militância, formação e o trabalho realizado pelo grupo peemedebista em Taboão. Emoções e o desejo de abrir novos caminhos foram ecoados e a esperança de uma nova direção foi defendida e comemorada pelos presentes.

No discurso do atual secretário de manutenção, Carlos Eduardo de Toledo frisou que o partido sempre ocupou lugar na história e que não é com alegria que deixam o partido. “Fizemos história na mudança política deste Estado de São Paulo e do Brasil, não apenas em Taboão da Serra. Neste momento estamos deixando o PMDB, não porque nos desiludimos com a política partidária, mas sim porque o Partido talvez não tenha mais interesse pelos nossos braços para lutar”.

Um dos fundadores do partido em Taboão da Serra, Claudemir (Magrão) relembrou muitas histórias e revelou a tristeza de deixar o PMDB. “Dói muito no meu coração. Vou sair porque tenho compromisso com este grupo, e para onde vocês forem eu vou junto. Tentaram com um golpe baixo e rasteiro, mas não vamos abaixar a nossa cabeça, vamos manter o nosso caráter e a nossa lealdade e desse nosso grupo sairão muitos vereadores e vereadores na próxima legislatura”.

O último presidente do diretório municipal, Silvio Claudino, com lágrimas nos olhos disse que uma nova porta está a espera do grupo. “Não é uma porta que está se fechando para nós e sim nós que estamos fechando essa porta e sabem por quê? Foi uma porta que nos abriu muitos caminhos, que assegurou saúde, educação, transporte. Com esse movimento, caminhamos para a democracia e a liberdade de expressão. Ajudamos a eleger a nossa presidenta Dilma, o vice-presidente Michel Temer e aqui na cidade tivemos prefeito em dois mandatos vereadores em todas as legislaturas. Deixamos o PMDB com tristeza, mas com firmeza do pensamento que não condiz mais com os nossos pensamentos e outras portas se abrirão para um novo caminho, o da sequência e de mudança histórica de Taboão da Serra”.

A força feminina também marcou a presença do ato. Lideranças como a Coordenadora dos Direitos da Mulher, Dra. Maria Amélia, Janete, Maria dos Anjos, Anita e a Érica da Enfermagem que não estava no partido, mas que foi abraçada pelo grupo discursaram sobre a necessidade de ter mulheres na Câmara Municipal. “Temos que dar continuidade ao nosso trabalho de inclusão social e de participação popular. Me orgulho de fazer parte deste grupo e de coordenar os Direitos das Mulheres. Não teremos medo. Vamos ter 52% de mulheres na Câmara e nada de tristeza, vamos a luta”, disse Maria Amélia.

Márcio Leite fechou a reunião mostrando indignação com a falta de retorno da Executiva Estadual. “Eles estão levando apenas quatro, quatro siglas (PMDB). Vão precisar de Taboão, estão perdendo muito, este grupo é forte, mas não teremos medo, não respeitaram a nossa história, a nossa militância. Vamos mostrar como se faz Política”.

Também estiveram presentes integrantes de outros partidos, representando o
PT, Ordelan e Wilson, o PDT o vereador Valdevan Noventa e o PTB Arlete Silva, secretária de Assistência Social e Cidadania.   

Texto e fotos: Divulgação

23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.