Partidos de Taboão correm para filiar pré-candidatos

Por Sandra Pereira | 22/09/2011

Os partidos são o foco do momento no calendário eleitoral para a sucessão municipal de 2012. Até o dia 7 de outubro todos os pré-candidatos terão que estar filiados ao partido pelo qual vão disputar o pleito. Faltando exatos 14 dias para acabar o prazo de filiação as mais diversas siglas partidárias de Taboão se mobilizam para ampliar o quadro de filiados e conseguir atrair bons nomes para a disputa.

Nos bastidores a briga é intensa. Em alguns casos as costuras pré-filiação envolvem até os diretórios estaduais. A disputa por pré-candidatos em Taboão praticamente é polarizada entre o PSDB, do ex-prefeito Fernando Fernandes e seus aliados e pelo PSB, do prefeito Evilásio Farias, juntamente com os partidos de sua base.Na dança das cadeiras das filiações partidárias ainda não dá para saber quem está na frente. Mas as movimentações partidárias são intensas.

Ao que tudo indica o partido que mais perderá filiados na cidade será o PMDB. Na última segunda-feira, dia 19, um grupo de filiados se reuniu no Sindicato dos Metalúrgicos para anunciar a saída do PMDB. Em carta enviada á imprensa, direcionada aos dirigentes partidários eles relataram o descontentamento com os rumos do partido no município.

Quem também esta perdendo vários filiados de uma só vez é o PV, que já perdeu o vereador Alberto Queiroz, Wagner Ohonishi, Tigrão e Dário do Posto. Eles devem ir para o PP, que será comandado pelo Raí, que também deve ser a sigla escolhida por Carlinhos do Leme, que atualmente está no PSDB.

A presidente do sindicato dos Funcionários Públicos de Taboão da Serra, Sandra Cristina, trocou o PT pelo PMDB. O advogado Douglas Bochete deixou o PMDB e também foi para o PP.

Quem anda sendo sondado por todos os lados é o empresário Laércio Lopes, da Farma e Cia. Assim como ele vários outros nomes sofrem o assédio dos partidos diariamente.
No próximo dia 25 o PSB e o PPS vão realizar suas convenções partidárias, uma coisa é certa os partidos disputarão cada pré candidato, visando 2.012.

Calendário Eleitoral

O pleito de 2012 será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.
A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público.

No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira.

A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs. No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.

O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7.

Nos municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno –encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.

O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar.

A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Comentários