Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Partidos de Taboão correm para filiar pré-candidatos

Por Sandra Pereira | 22/09/2011

camara

Arquivo Jornal na Net Pré-candidatos a vereador são alvo dos partidos

Os partidos são o foco do momento no calendário eleitoral para a sucessão municipal de 2012. Até o dia 7 de outubro todos os pré-candidatos terão que estar filiados ao partido pelo qual vão disputar o pleito. Faltando exatos 14 dias para acabar o prazo de filiação as mais diversas siglas partidárias de Taboão se mobilizam para ampliar o quadro de filiados e conseguir atrair bons nomes para a disputa.

Nos bastidores a briga é intensa. Em alguns casos as costuras pré-filiação envolvem até os diretórios estaduais. A disputa por pré-candidatos em Taboão praticamente é polarizada entre o PSDB, do ex-prefeito Fernando Fernandes e seus aliados e pelo PSB, do prefeito Evilásio Farias, juntamente com os partidos de sua base.Na dança das cadeiras das filiações partidárias ainda não dá para saber quem está na frente. Mas as movimentações partidárias são intensas.

Ao que tudo indica o partido que mais perderá filiados na cidade será o PMDB. Na última segunda-feira, dia 19, um grupo de filiados se reuniu no Sindicato dos Metalúrgicos para anunciar a saída do PMDB. Em carta enviada á imprensa, direcionada aos dirigentes partidários eles relataram o descontentamento com os rumos do partido no município.

Quem também esta perdendo vários filiados de uma só vez é o PV, que já perdeu o vereador Alberto Queiroz, Wagner Ohonishi, Tigrão e Dário do Posto. Eles devem ir para o PP, que será comandado pelo Raí, que também deve ser a sigla escolhida por Carlinhos do Leme, que atualmente está no PSDB.

A presidente do sindicato dos Funcionários Públicos de Taboão da Serra, Sandra Cristina, trocou o PT pelo PMDB. O advogado Douglas Bochete deixou o PMDB e também foi para o PP.

Quem anda sendo sondado por todos os lados é o empresário Laércio Lopes, da Farma e Cia. Assim como ele vários outros nomes sofrem o assédio dos partidos diariamente.
No próximo dia 25 o PSB e o PPS vão realizar suas convenções partidárias, uma coisa é certa os partidos disputarão cada pré candidato, visando 2.012.

Calendário Eleitoral

O pleito de 2012 será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.
A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público.

No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira.

A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs. No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.

O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7.

Nos municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno –encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.

O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar.

A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

10º

ROQUE do PT

olá povo de Taboao da serra, o ano que vem vencerá o povo pois iremos reconhercer tudo que o Governo LULA/DILMA tem feito pelo Brasil e por Taboao. Avança Taboao Ass: Roque (o amigo de todos)

IVAN ALVES

COM A QUEDA DE VARIOS PARTIDOS O PP VEM SE DESTACANDO CADA VEZ MAIS......

Douglas Bochete

Bom Dia, gostaria de esclarecer que ainda não me desfilei do PMDB, fui sim, convidado por vários partidos da cidade. Estou conversando com a militância do PP, um grupo que está focado para a renovação e comprometimento de grupo. Assim, que tomar minha decisão, eu mesmo informei aos amigos, simpatizantes e interessados. Abraços

Ronaldo Dias

Bom dia Bruno, entre em contato comigo pelo e-mail rdo2001@uol.com.br,aguardamos sua filiação em nosso partido o PMDB

Resposta:

Lígia Félix

O PP esta com grandes nomes...Estes novos vão fazer a diferença no município.

Resposta:

Bruno

Até que enfim o partido foi limpo. Quero participar da ala jovem deste partido. Novas lideranças por certo virão. Dos fotografados, tirando um ou dois, o resto não serve pra nada, aliás, nem pra sabão.Sairam do partido porque não tem ideologia, visam os seus próprios bolsos. Já vai tarde. VIVA O NOVO PMDB.

Jéssica

Falando em troca de partido. O DEMOCRATAS 25 está dificultando a desfiliação partidárias !!!

Resposta:

Mauricio

Quero parabenizar ao jornalnanet, pois, hoje protagoniza na divulgação do noticiário regional, desta forma a credibilidade tende a aumentar a cada dia!. Essa caça de lideranças pelos partidos é natural, agora, depois desse prazo ficará mais claro muitas opiniões e "brigas" que temos presenciado nos últmos tempos, principalmente em Taboão da Serra, daí, talvez, começaremos a falar e discutir os melhores projetos e caminhos para a nossa cidade.

Resposta:

Allan dos Reis

A Foto não pertence a mim. Credite como divulgação.

Resposta:

Edson Jeronimo de Souza

No caso de Taboão da Serra tem um partido muito forte que é a vontade do povo,tenho certeza que muitos que sempre usaram o poder da maquina dessa vez não dará muito certo a um descontentamento do povo e se acontecer o que o povo esta prometendo muitos não ganharão eleições nem para presidente de bairro,acredito que essa eleição marcara a historia de Taboão da Serra,com a boa vontade dos jornalistas dessa cidade levando noticias e mais noticias ao povo,com certeza ficara marcado para sempre e sera comentado por muito tempo entre nossos filhos e netos, parabéns a jornalista Sandra que vem trabalhando muito para levar conhecimento de tantos fatos ocorridos em nossa cidade,antes parecia que toda a imprensa trabalhava para um único lado,mas agora trabalha para o lado de um povo sofrido que esta sendo o povo de Taboão.

Resposta:

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.