Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Empossado Conselho de Desenvolvimento da RMSP

Por Outro autor | 21/09/2011

O governador Geraldo Alckmin deu posse ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, evento que contou com a presença dos prefeitos dos 39 municípios envolvidos, bem como representantes do governo do estado e outras autoridades. A cerimônia foi realizada no Auditório Ibirapuera, na zona sul.

Entre os empossados, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que "este dia é um dos dias mais importantes dos últimos tempos para o fortalecimento dos municípios, um momento em que nós, os governantes, damos um passo largo para enfrentar um grande desafio. Houve um tempo em que era fácil distinguir onde terminava uma cidade e começa outra. O fim dos limites geográficos fez com que os limites administrativos não fossem mais eficientes. Os desafios que afligem qualquer município cedo ou tarde atingem todos os demais. É o início de um novo tempo. É isso que formalizamos aqui hoje".

O conselho tem 39 prefeitos, 17 secretários estaduais e 2 representantes da Assembleia Legislativa, e é um instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) com recursos do Fundo de Desenvolvimento.

Entre as áreas de atuação do colegiado, estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

Em seu discurso, o governador Geraldo Alckmin lembrou que "São Paulo, em 1900, tinha 240 mil habitantes. Hoje a Grande São Paulo tem mais de 20 milhões de pessoas. Um crescimento populacional exponencial, e também um crescimento dos problemas. E problemas que extravasam os limites de uma cidade, que você tem que enfrentar de forma regional. Para evitar enchente no Mercadão, na capital, você faz piscinão em Mauá. Então as soluções são soluções metropolitanas, e esse é o objetivo deste trabalho", declarou o governador.

Criação da RMSP

No dia 16 de junho deste ano, o governador sancionou o Projeto de Lei Complementar n. 6 de 2005, que criou um novo sistema de gestão, ancorado no planejamento metropolitano que busca o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida para os habitantes da região.

Com a reorganização da RMSP, será possível promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais.

A RMSP será dividida em cinco sub-regiões: norte (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã; leste (Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano); sudeste (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul); sudoeste (Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista) e oeste (Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba). A capital integrará todas as sub-regiões.

Durante a cerimônia, Kassab destacou cinco temas para discussão do colegiado: saneamento básico para prevenção de doenças, coleta e tratamento do lixo, transporte coletivo, poluição ambiental e a construção de um terceiro aeroporto na região.

http://www.dci.com.br/Empossado-Conselho-de-Desenvolvimento-da-RMSP-8-391603.html

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

20/01/2018

Cajati e São Lourenço da Serra sediam a 24ª e a 25ª unidade do Polo Regional

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu...

20/01/2018

Governador Geraldo Alckmin sanciona reajuste do salário mínimo paulista

O governador Geraldo Alckmin sancionou, nesta quinta-feira, 18, a Lei nº 16.665, que reajusta em...

20/01/2018

Dois homens são atropelados por caminhão após tentar escalar rampa de acesso

Dois homens ficaram gravemente feridos depois de tentar escalar a rampa de concreto do viaduto...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.