Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Reintegração de posse é realizada no Jardim Jacira

Por Karen Santiago | 20/09/2011

rei

Karen SantiagoReintegração também é realizada nas casas do Conjunto Habitacional do Jacira

Uma força tarefa reunindo polícia militar, guarda civil municipal, defesa civil, secretaria de obras, procuradoria municipal e conselho tutelar foi realizada nesta última segunda-feira, 19 de setembro, visando reintegração de posse de famílias que moram em área irregular e de maneira imprópria (invasão) no distrito do Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra.

A reintegração se estendeu durante todo o dia. O comboio partiu rumo à força tarefa pela manhã, por volta das 8h. O cronograma indicava ao todo sete lugares entre casas e um comércio (Casa de Ração Félix) somente nesta segunda-feira. Nenhuma casa foi demolida. No comércio e em algumas residências os moradores / comerciante não foram encontrados, por este motivo o prazo para todo o cronograma ser cumprido, envolvendo um número maior de residências invadidas foi prorrogado para mais 30 dias (um mês).

Uma ordem judicial autorizando a retirada de algumas famílias, ao todo 17, que moram em casas disponibilizadas pela prefeitura no Conjunto Habitacional do Jacira foi expedida. A justificava para retirada é uma possível invasão destas pessoas. “A casa estava fechada, eles arrombaram para entrar e tomaram posse”, explicou a procuradora municipal que não quis se identificar.

Segundo a procuradoria municipal famílias que moravam em área irregular foram notificadas desde 2006 e um trabalho em conjunto com a comunidade foi realizado. “A maioria (300 famílias) aceitaram participar do trabalho e conquistaram a casa própria, já cerca de 20 se negaram as regras e acabaram permanecendo em área irregular e invadindo casas do conjunto”, explicou.

De acordo com a Guarda Civil Municipal 17 notificações foram expedidas, mas somente 9 foram entregues, uma vez que as outras famílias estavam ausentes. Até um Boletim de Ocorrência sobre o assunto foi elaborado no Distrito Policial.

Sem saber para onde ir e implorando um prazo. Foi assim as reações de famílias que tiveram que sair das residências invadidas no conjunto. “Tenho mulher grávida, cuido da minha irmã que é doente. Estava sem teto para morar a meses e invadi esta residência faz dois meses”, disse Carlos Soares da Silva.

“Meu aluguel venceu e como a prefeitura falou que iria dar preferência para as famílias que tivesse filho vim para cá. Cheguei na quarta-feira passada”, ressaltou uma mãe de família que pediu anonimato. Ambos reclamaram da falta de notificação. “Não recebemos nada avisando sobre a reintegração”, finalizaram.

Os móveis das famílias foram retirados das residências e levados por um caminhão da prefeitura para um lugar indicado por elas, em Itapecerica. Após o procedimento os imóveis foram trancados e alguns até contaram com a troca de fechaduras para evitar outras possíveis invasões.

No decorrer de trinta dias outras reintegrações de posse no bairro serão realizadas. A assessoria da Prefeitura Municipal afirmou via telefone que um programa para cadastrar todas as famílias que viviam em área irregular e de risco foi realizado e que algumas não aceitaram as normas propostas e permaneceram morando no mesmo local.

Participaram da Força Tarefa, integrantes do ROMU, ROM, da Guarda Civil Municipal, além da Força Tática da Polícia Militar.


Paulão

É isso mesmo ,tem que por para correr os espertalhões parabens a prefeitura que vem melhorando a vida das pessoas, e esses picaretas tentando distruir o sonho das pessoas que tem o direito de sua casa propria.

Resposta:

elton

se for realizar mesmo um pente fino,ira tirar mais 200 familias de la...kkkk muios comprarm casas la,outras conseguiram de forma fraudulenta,na verdade teria que ser realizado uma sindicancia pra rever todos os processos,muitas pessoas que nem em area de risco e muito menos precisava de casa la estao morando la,inclusive funcionarios da prefeitura que por intermedia de conhecimento obteve uma chave...prefeitura abre os olhos porque os nossos estao bem abertos....

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

23/08/2017

Levantamento indica causa de mortes de ciclistas; veja dicas de segurança

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo,...

23/08/2017

Quer voltar a estudar? Matrículas estão abertas para jovens e adultos

Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar para concluir os anos finais do Ensino Fundamental...

23/08/2017

Policial joga equipamentos de skate de jovens em córrego em Taboão

Um vídeo postado nas redes sociais no início da madrugada desta terça-feira (22) mostra um grupo...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.