Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano
Por | 20/09/2011
Karen SantiagoReintegração também é realizada nas casas do Conjunto Habitacional do Jacira
Uma força tarefa reunindo polícia militar, guarda civil municipal, defesa civil, secretaria de obras, procuradoria municipal e conselho tutelar foi realizada nesta última segunda-feira, 19 de setembro, visando reintegração de posse de famílias que moram em área irregular e de maneira imprópria (invasão) no distrito do Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra.
A reintegração se estendeu durante todo o dia. O comboio partiu rumo à força tarefa pela manhã, por volta das 8h. O cronograma indicava ao todo sete lugares entre casas e um comércio (Casa de Ração Félix) somente nesta segunda-feira. Nenhuma casa foi demolida. No comércio e em algumas residências os moradores / comerciante não foram encontrados, por este motivo o prazo para todo o cronograma ser cumprido, envolvendo um número maior de residências invadidas foi prorrogado para mais 30 dias (um mês).
Uma ordem judicial autorizando a retirada de algumas famílias, ao todo 17, que moram em casas disponibilizadas pela prefeitura no Conjunto Habitacional do Jacira foi expedida. A justificava para retirada é uma possível invasão destas pessoas. “A casa estava fechada, eles arrombaram para entrar e tomaram posse”, explicou a procuradora municipal que não quis se identificar.
Segundo a procuradoria municipal famílias que moravam em área irregular foram notificadas desde 2006 e um trabalho em conjunto com a comunidade foi realizado. “A maioria (300 famílias) aceitaram participar do trabalho e conquistaram a casa própria, já cerca de 20 se negaram as regras e acabaram permanecendo em área irregular e invadindo casas do conjunto”, explicou.
De acordo com a Guarda Civil Municipal 17 notificações foram expedidas, mas somente 9 foram entregues, uma vez que as outras famílias estavam ausentes. Até um Boletim de Ocorrência sobre o assunto foi elaborado no Distrito Policial.
Sem saber para onde ir e implorando um prazo. Foi assim as reações de famílias que tiveram que sair das residências invadidas no conjunto. “Tenho mulher grávida, cuido da minha irmã que é doente. Estava sem teto para morar a meses e invadi esta residência faz dois meses”, disse Carlos Soares da Silva.
“Meu aluguel venceu e como a prefeitura falou que iria dar preferência para as famílias que tivesse filho vim para cá. Cheguei na quarta-feira passada”, ressaltou uma mãe de família que pediu anonimato. Ambos reclamaram da falta de notificação. “Não recebemos nada avisando sobre a reintegração”, finalizaram.
Os móveis das famílias foram retirados das residências e levados por um caminhão da prefeitura para um lugar indicado por elas, em Itapecerica. Após o procedimento os imóveis foram trancados e alguns até contaram com a troca de fechaduras para evitar outras possíveis invasões.
No decorrer de trinta dias outras reintegrações de posse no bairro serão realizadas. A assessoria da Prefeitura Municipal afirmou via telefone que um programa para cadastrar todas as famílias que viviam em área irregular e de risco foi realizado e que algumas não aceitaram as normas propostas e permaneceram morando no mesmo local.
Participaram da Força Tarefa, integrantes do ROMU, ROM, da Guarda Civil Municipal, além da Força Tática da Polícia Militar.
Os moradores do Jardim Beatriz, em Taboão da Serra, estão comemorando a reforma e instalação de...
Com a presença de várias autoridades e homenageados, o Fórum São Paulo e o Grupo Organizado de...
O estudante Luiz Gustavo de Oliveira Vieira, de 14 anos, está desaparecido desde a segunda-feira...
Há cerca de um ano, os moradores do bairro Jacarandá, em Taboão da Serra, vem sofrendo com o...
As inscrições para o concurso que vai selecionar 800 escrivães e 600 investigadores começam às...
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Taboão da Serra, lança nesta quinta-feira (05) a...
O Tribunal Regional da 2ª Região, São Paulo, vai abrir novo concurso público autorizado para o...
O Procon de Itapecerica da Serra informa que efetuou 3751 atendimentos durante as ações...
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mostram que a cidade...
Em clima de absoluta comoção familiares, amigos,vizinhos e colegas de escola da adolescente de...
O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...
A Escola do Legislativo de Taboão da Serra recebeu no dia 19, no plenário da Câmara, a equipe do...
O coletivo Itapecericano das Artes realizou no dia último 14 o 1º Sarau Sem Nome em Itapecerica...