Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Primavera dos Museus, em Embu acontece dias 21 e 22/9. Não perca!

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/09/2011

elke_1

Divulgação Da esquerda para a direita: Sakai (de óculos), dr. Moacir de Faria Jordão, Madre Odete, Tônia do Embu, Maria e Ana Sizuca (cunhada e mulher do Sakai) e a irmã Ama Maria, na casa do artista Tadakyio Sakai, em Embu das Art

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu das Artes, apresenta, nos dias 21 e 24 de setembro, a 5ª Primavera dos Museus. O programa do governo federal, realizado no País de 19 a 25/9, neste ano com o tema Mulheres, Museus e Memórias, tem a proposta de valorizar os museus. Na cidade, o programa coloca em evidência Madre Odete Souza Conceição, a qual idealizou o Museu de Arte Sacra de Embu das Artes na década de 1970.

Para a homenagem tão importante a uma mulher que esteve à frente do seu tempo, mulheres da cidade foram convidadas para compartilhar lembranças de Madre Odete, a exemplo de Tônia do Embu, que conviveu com a madre quando menina e conta que ela convenceu a irmã, Ana Maria, a também se tornar freira para juntar recursos financeiros que foram usados em ações filantrópicas. Participando do programa, você saberá mais sobre o Museu, o patrimônio histórico e a cidade. A programação gratuita é a seguinte:

21/9

15h – Roda de Conversa com o tema Eu e o Museu. Atividade para falar do patrimônio histórico da cidade, em conversa com moradores.

24/9

9h – Ação Educativa com o tema Contação de Lendas. Atividade destinada a crianças e jovens, que ouvirão lendas e tradições relacionadas ao Museu, seguida de visita ao local.

15h – Roda de Conversa, com o tema Memórias de Madre Odete. Atividades em que moradores compartilharão lembranças da madre idealizadora do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas na década de 1970.

Local: Largo dos Jesuítas, 67, Centro Histórico.

Governo quer museus mais modernos

Primavera dos Museus é programa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia criada pelo ex-residente Lula, em janeiro de 2009 (Lei nº 11.906), vinculada ao Ministério da Cultura, que sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais. O Ibram é responsável pela política nacional de museus, que tem como principal objetivo tornar os museus mais dinâmicos e freqüentados, tendo como atração os diversos acervos e prédios históricos, mais as ações integradas entre os museus do País, a exemplo do programa Primavera dos Museus.

A justificativa para a escolha do tema Mulheres, Museus e Memórias, para que a contribuição feminina também seja destaque na história, deve-se ao fato da eleição de Dilma Rousseff para a presidência da República, e de indicação de outras mulheres na condução do País, 80 anos depois da conquista do sufrágio feminino em 1932. Além dos avanços da mulher na vida nacional, foram muitas as suas conquistas de direitos por meio de políticas públicas, a exemplo da Lei Maria da Penha. Vale lembrar que, apesar das conquistas, a mulher ainda não ganhou destaque merecido na história do Brasil e do mundo. A própria presidenta Dilma já declarou que enfrentou problemas para se impor como autoridade máxima na política brasileira. Nas artes, as mulheres nem são citadas nos documentos oficiais do século 19, por exemplo.

Em Embu das Artes as mulheres conquistaram grande espaço e se beneficiam de diversas ações, enfatizadas e debatidas na 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres realizada em agosto, com o objetivo de definir prioridades e fornecer subsídios para elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Algumas ações do governo municipal em benefício da mulher: implantação da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, em 2005, da qual surgiu o 1º Plano Municipal de Igualdade Racial, criação do Centro de Referência da Mulher (CRM) Inês Israel dos Santos, em 2001, e o projeto Integração, Responsabilidade e Inclusão Social (Íris), de apoio à inserção social e familiar para mulheres em situação de prisão, em 2010.

Informações: tel.4704-2654

Saiba mais: www.museus.gov.br

Elke Lopes Muniz

10/08/2017

Taboão da Serra sedia encontro do grupo C8 – Rota da Cultura

A Prefeitura de Taboão da Serra sediou na quinta-feira, 3 de agosto, uma reunião de trabalho do...

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.