Primavera dos Museus, em Embu acontece dias 21 e 22/9. Não perca!

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/09/2011

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu das Artes, apresenta, nos dias 21 e 24 de setembro, a 5ª Primavera dos Museus. O programa do governo federal, realizado no País de 19 a 25/9, neste ano com o tema Mulheres, Museus e Memórias, tem a proposta de valorizar os museus. Na cidade, o programa coloca em evidência Madre Odete Souza Conceição, a qual idealizou o Museu de Arte Sacra de Embu das Artes na década de 1970.

Para a homenagem tão importante a uma mulher que esteve à frente do seu tempo, mulheres da cidade foram convidadas para compartilhar lembranças de Madre Odete, a exemplo de Tônia do Embu, que conviveu com a madre quando menina e conta que ela convenceu a irmã, Ana Maria, a também se tornar freira para juntar recursos financeiros que foram usados em ações filantrópicas. Participando do programa, você saberá mais sobre o Museu, o patrimônio histórico e a cidade. A programação gratuita é a seguinte:

21/9

15h – Roda de Conversa com o tema Eu e o Museu. Atividade para falar do patrimônio histórico da cidade, em conversa com moradores.

24/9

9h – Ação Educativa com o tema Contação de Lendas. Atividade destinada a crianças e jovens, que ouvirão lendas e tradições relacionadas ao Museu, seguida de visita ao local.

15h – Roda de Conversa, com o tema Memórias de Madre Odete. Atividades em que moradores compartilharão lembranças da madre idealizadora do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas na década de 1970.

Local: Largo dos Jesuítas, 67, Centro Histórico.

Governo quer museus mais modernos

Primavera dos Museus é programa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia criada pelo ex-residente Lula, em janeiro de 2009 (Lei nº 11.906), vinculada ao Ministério da Cultura, que sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais. O Ibram é responsável pela política nacional de museus, que tem como principal objetivo tornar os museus mais dinâmicos e freqüentados, tendo como atração os diversos acervos e prédios históricos, mais as ações integradas entre os museus do País, a exemplo do programa Primavera dos Museus.

A justificativa para a escolha do tema Mulheres, Museus e Memórias, para que a contribuição feminina também seja destaque na história, deve-se ao fato da eleição de Dilma Rousseff para a presidência da República, e de indicação de outras mulheres na condução do País, 80 anos depois da conquista do sufrágio feminino em 1932. Além dos avanços da mulher na vida nacional, foram muitas as suas conquistas de direitos por meio de políticas públicas, a exemplo da Lei Maria da Penha. Vale lembrar que, apesar das conquistas, a mulher ainda não ganhou destaque merecido na história do Brasil e do mundo. A própria presidenta Dilma já declarou que enfrentou problemas para se impor como autoridade máxima na política brasileira. Nas artes, as mulheres nem são citadas nos documentos oficiais do século 19, por exemplo.

Em Embu das Artes as mulheres conquistaram grande espaço e se beneficiam de diversas ações, enfatizadas e debatidas na 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres realizada em agosto, com o objetivo de definir prioridades e fornecer subsídios para elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Algumas ações do governo municipal em benefício da mulher: implantação da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, em 2005, da qual surgiu o 1º Plano Municipal de Igualdade Racial, criação do Centro de Referência da Mulher (CRM) Inês Israel dos Santos, em 2001, e o projeto Integração, Responsabilidade e Inclusão Social (Íris), de apoio à inserção social e familiar para mulheres em situação de prisão, em 2010.

Informações: tel.4704-2654

Saiba mais: www.museus.gov.br

Elke Lopes Muniz

Comentários