Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

STT leva muita arte e emoção às ruas na Semana Nacional de Segurança no Trânsito

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/09/2011

transito_1

DivulgaçãoComeçou neste domingo, dia 18, a Semana Nacional de Trânsito em Embu

A Secretaria de Transito e Transportes usará de muita arte e estratégias lúdicas na Semana Nacional de Segurança no Trânsito que será realizada nas ruas da cidade  entre 18 e 25 de setembro.O objetivo é convencer nossos motoristas da necessidade, cada vez maior, de todos respeitarem os cuidados mínimos de trânsito amplamente divulgados. Com apoio de peças teatrais, panfletos e aulas para crianças a campanha faz parte da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito lançada esse ano pela OMS - Organização Mundial da Saúde e que atuará em todo mundo até 2020.

A campanha começa neste domingo, 18, com panfletagem no Largo 21 de Abril a partir das 9hs e à tarde com a apresentação do grupo teatral da Comunidade Carismática Aviva. Segundo o diretor da STT, Josias Vieira, o teatro vai representar experiências cotidianas do trânsito – especialmente relacionadas à faixa de segurança e situações de violência – tentando alertar para as consequências do desrespeito à faixa de segurança, e às prioridades para idosos, deficientes, gestantes e crianças, além de situações de violência no trânsito e uso de celular e outras normas. Nos intervalos das encenações, diz, Vieira, os representantes da STT irão informar os números de acidentes, mortes e consequencias do desrespeito às normas de  transito em todo o pais.

A partir de segunda 19/9 começarão as ações com panfletagem que serão realizadas durante toda a semana, das 8 às 16h na Praça da Lagoa, Jardim Santo Eduardo, Jardim Santa Tereza, Jardim Vazame, Avenida Rotary (próximo ao Cemitério) e outros pontos onde o tráfego é mais intenso. Também haverá encenações com cadeiras de rodas no Largo 21 de Abril e com simulação de acidente veicular na Avenida Rotary que se repetirão em vários bairros ao longo da semana.

O trânsito é responsabilidade de cada um


O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Francisco Carlos Pereira, diz que a Semana Nacional de Segurança no Transito enfatizará os principais eixos das campanhas determinadas pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) junto ao movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – como a valorização da vida nas faixas de trânsito e a responsabilidade pessoal e consciência autocrítica de cada cidadão envolvido no trânsito. (condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres). Os temas principais a serem enfocados na campanha são a violência no trânsito, o respeito à faixa, uso de celular e as prioridades para idosos, deficientes, gestantes e crianças. Segundo Pereira, a Semana será realizada concomitantemente em todo país além de vários outros países, integrando Embu das Artes nas ações nacionais de transito.

De acordo com os dados do DENATRAN, a cada ano, o Brasil contabiliza 750 mil acidentes, 27.000 mortos e mais de 400.000 com lesões permanentes nas estradas e vias urbanas do País. “O trânsito brasileiro corresponde a uma guerra do Vietnã a cada dois anos (50 mil mortos), ou à queda de um Boeing a cada dois dias. É como se aquela tragédia do avião Folkker 100, que caiu em São Paulo, acontecesse de três a quatro vezes por semana.” – disse Pereira. Os acidentes representam também a principal causa de morte de crianças no Brasil, segundo a ONG Criança Segura que realizou a pesquisa para o DENATRAN. Somente em 2007 o trânsito matou 5324 crianças.

O engenheiro de tráfego da STT, Issamu Araki, responsável pela Educação de Trânsito nas escolas, diz que a realização da Semana faz parte do tripé que embasa as ações de engenharia de tráfego, e que engloba todas as medidas para reduzir ao acidentes, principalmente os acidentes com morte ou que deixam deficientes físicos e que aumentam cada vez mais no pais.

A Semana terá o apoio do Colégio Adventista, da ESCOTRANS (Cooperativa de Trabalho dos Condutores Escolares de Embu e Região), da COOPERCAV  (Cooperativa de Trabalho de Transportes Profissionais Terra das Artes), J.F.Transportes e Guarda Civil Metropolitana.

Arney Barcelos

07/12/2017

Prefeitura de Taboão fecha cerco a publicidade irregular em abrigos de ônibus

Em vigor há quase 10 anos, o Código Tributário de Taboão da Serra (Lei Complementar Nº...

04/12/2017

Brasil sedia encontro internacional para discutir despoluição dos transportes

O primeiro Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte reunirá em Brasília, a...

03/12/2017

Loja do Cartão Bom de Itapecerica fecha as portas e usuários são prejudicados

Usuários foram surpreendidos com a notícia do fechamento da loja do Cartão Bom de Itapecerica da...

30/11/2017

Governador promete que IPVA 2018 será mais barato em São Paulo

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em...

27/11/2017

Setram multa Fervima após ônibus circular perder janela durante viagem

A secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana multou em mais de R$ 9 mil a empresa Viação...

17/11/2017

Licenciamento: novembro é o mês de veículos com final 9

Os proprietários de veículos com placa final 9 já podem fazer o licenciamento. Já os donos de...

13/11/2017

Congonhas reabre após ter 34 voos desviados por causa de drone

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, reabriu hoje (13) normalmente, após ter 34...

13/11/2017

Em sua 1ª edição, POP Run reúne mais de 600 corredores nas ruas de Taboão

Mais de 600 corredores profissionais e amadores participaram na manhã deste domingo (12) da 1ª...

13/11/2017

Moradores se unem e deputada Analice consegue reverter paralização da linha 029

A máxima de que o povo unido jamais será vencido virou realidade na última sexta-feira, 10,...

12/11/2017

Moradores do Jardim Clementino, Guaciara e Roberto em Taboão reclamam de buracos

A população de Taboão da Serra, entre os bairros do Jardim Clementino, Jardim Guaciara e Jardim...

12/12/2017

Enem para presos e segunda aplicação começam hoje

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame...

12/12/2017

Prefeitura de Itapecerica da Serra abre vagas para frente de trabalho

A Prefeitura de Itapecerica da Serra abriu inscrições para a equipe da Frente de Trabalho 2018....

12/12/2017

Parentes de mortos em acidente da TAM fecham acordo de R$ 30 milhões com Airbus

Dez anos após o acidente que matou 199 pessoas, na queda do avião da TAM em São Paulo, parte dos...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.