Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Taboão aprovam contas de Evilásio

Por Sandra Pereira | 16/09/2011

contas

Sandra PereiraCalhamaço de documentos do Tribunal de Contas concluiu pela rejeição de contas do prefeito Evilásio Farias

Com dois votos contrários, dos vereadores Cido e Paulo Félix, a Câmara de Taboão da Serra acabaram de aprovar com 10 votos favoráveis as contas do prefeito Evilásio Farias referente ao exercício de 2008. A sessão começou as 10 horas da manhã e foi encerrada após às 19 horas. A sessão foi uma das mais longas, tumultuada confusa e cheia de ataques da história da Casa. Até o vereador Olívio Nóbrega que tentou barrar a votação a todo instante votou favorável à aprovação das contas do prefeito Evilásio Farias.

 Pela primeira vez o presidente da Câmara usou a prerrogativa de chamar, encerrar e remarcar a sessão sem a autorização do plenário. Não adiantou o esforço dos vereadores Paulo Félix Félix e Cido de tentar convencer os demais a rejeitar as contas.

As contas do prefeito do ano de 2008 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-líder do governo, vereador Paulo Félix, deu parecer pela rejeiçã das contas no dia 25 de agosto, mas o plenário desconsiderou o parecer.

“O parecer da Comissão de Justiça e Orçamento é inepto é nulo porque a Comissão perdeu o prazo. Tivemos reunião dia 9 de agosto. O projeto foi recebido em  24 de agosto e o decreto legislativo foi expedido dia 12 de setembro.Entretanto, o regimento estabelece prazo de 12 dias para essa tramitação. Quero constar em ata que não há decreto legislativo em razão da falta de prazo”, justificou o vereador  Paulo Félix na tribuna.

“Entendemos que houve um erro contábil apontado pelo TCE, o que não justifica a  rejeição das contas", sentenciou Ronaldo Onishi. 

O argumento da perda do prazo regimental rendeu uma acalorada discussão no plenário. O vereador dr. Ronaldo Onishi precisou entrar em campo para reverter a questão. Ele negou a perda do prazo regimental e sustentou que seguiu o rito determinado pela Casa. 

Foram horas reunião, discussão, bate-boca, debates e até ameaças. Sobrou até  para a procuradoria da Câmara. Paulo Félix e Olívio  chegaram a  insinuar que poderiam tirar Macário da presidência da Casa, por força Judicial.


Depois de todo o embate peculiar, quase sem a presença de público, os vereadores decidiram por 10 votos aprovar as contas de 2008 do prefeito Evilásio. 

21º

Ronaldo Onishi

Boa noite a todos, venho neste importante órgao de comunicação expor as razoes do meu voto para ciência, principalmente das pessoas que me confiaram o voto: Esclareço alguns Pontos. 1. O TCE não errou na apreciação, ou seja, ele esta correto em seu parecer, apontando que fora aplicado um pouco mais de 58,20% dos Recursos no Fundeb, VEZ QUE A ANALISE FORA REALIZADA DE ACORDO COM A PRESTAÇÃO DE CONTAS APRESENTADA PELA PREFEITURA. 2. A MUNICIPALIDDE é que errou na classificação dos gastos, não considerou mais de R$ 1.300.000,00 gastos com professores da REDE INFANTIL. 3. O ERRO na contabilidade da prefeitura ocorreu na transição do antigo FUNDEF (apenas considerava gastos com ensino Fundamental e nao Infantil) para o FUNDEB (este considera os gastos tanto no ensino infantil E fundamental). 4. O importante é que recursos foram aplicados conforme determina a Lei, diligenciei na prefeitura para apurar a veracidade das informações. 5. Não houve por parte dos vereadores qualquer tipo de anistia e sim o reconhecimento que os gastos foram alocados de maneira correta. Essas eram as explicações. Estou sempre a disposiçao para questionamentos, tranquilo e compromissado com a cidade, desde já agradeço a atençao e o espaço concedido. Respeito as opiniões mas não poderia de agir de acordo com o que acredito e defendo. Vereador Dr. Ronaldo Onishi

Resposta:

20º

Neco do Leme

Novamente : Querem dizer agora que o TCE está errado em seu parecer e dizer que esta camara de vereadores sem credibilidade tem razão ? O TCE é impar em seus pareceres ao contrario dos nossos vereadores.O TCE Reprovou duas vezes. Quem passa pano nas irregularidades da prefeitura não pode ter credito. Sr Ronaldo Onishi -7 votos na minha familia. Fomos convecidos pelo Sr. Batista que é amigo da familia que seria a melhor opção e na pratica não foi. Decepção. Agora os amiguinhos dele vem falar que ele é corajoso. E é mesmo , pois preferiu ir contra o interesse da maioria do povo para ir a favor do pior prefeito do Taboão...

19º

Fabio do Record

VOTEI NO RONALDO ONISHI PENSANDO QUE ESTARIA DEFENDENDO O POVO E A CIDADE, MAS, PELO VISTO SE JUNTOU COM A BANDA PODRE DA POLÍTICA E ESTÁ FAZENDO DIREITINHO A LIÇÃO DE CASA. PERDEU 30 VOTOS NA MINHA FAMÍLIA.

18º

rs

Agora só temos que abri os olhos, e tentar fazer com que o povo também enxergue a palhaçada, que esta acontecendo no nosso município, os vereadores tem que proteger o prefeito se o prefeito cair todos cai com ele. já dizia o ditado quem não pode com ele junte se a ele. parabéns vereadores 2012 sabemos em quem votar.

17º

Maria do Jd Helena

Meter o pau é fácil, mas a verdade sempre prevalece, parabéns Dr. Ronaldo Onishi pela postura ética e correta. Infelizemente as pessoas estão envenenadas e só quererm ler o que interessam, ou no que acreditam. Ficou claro que houve erro na prestação de contas, mas que os recursos foram aplicados como determina a Lei.

16º

Adriana

Parabéns ao Dr. Ronaldo Onishi, teve a coragem de ir para a tribuna e defender sua posição. O TCE realmente não errou no parecer. A Prefeitura que errou e não considerou gastos de mais de 1.300.000,00 com professores do ensino Infantil. isso ocorreu porque antes do FUNDEB (Educação Basica) havia o FUNDEF (Educaçaõ Fundamental), no antigo FUNDEF so era contabilizado os gastos no ensino fundamental, com o FUNDEB considera-se os gastos tanto no ensino Infantil, como no Fundamental, e ambos formam a eduação básica. Entao parabéns ao Dr. Ronaldo Onishi que demonstrou que tem personalidade e defende suas opiniões.

15º

Dona Cida

COMO SE PODE DIZER QUE O GOVERNO ERROU???, ISSO É MENTIRA SÓ PARA ENGANAR O POVO MAIS UMA VEZ!!!, E APROVAREM AS CONTAS DO EVILÁSIO????, VOCÊ VERÃO NAS URNAS O POVO PROTESTANDO CONTRA TODOS E JAMAIS ESQUERECEMOS DISSO MAIS UMA PALHAÇADA DA CAMARA E DO GOVERNO EVILÁSIO!!!, DEIXARAM DE VALORIZAR OS PROFESSORES QUE TANTO FAZEM PELO NOSSO FILHOS!!!!

14º

TRISTE COM A POLITICA

NOSSA QUE DROGA!!!!, VOTEI NESSE VEREADOR RONALDO ONISHI E AGORA VIROU A CABEÇA PARA O GOVERNO EVILÁSIO E FICA PUXANDO O SACO E COM ISSO PREJUDICANDO O POVO!!!! MAS ANO QUE VEM ESTÁ LOGO AI!!!! NÃO ESQUEREMOS VEREADOR ONISHI E TODOS DARÃO O TROCO NAS URNA EM 2012 COMO SE DIZ VER PARA CRER!!!E NÃO VAI SOBRAR NENHUM DESSE QUE ESTÃO AI NA CAMARA PUXANDO O SACO DO EVILÁSIO!!!!

13º

Sebastião

É RONALDO ONISHI EU ACREDITAVA E ACHAVA QUE VOÊ ERA UMA OUTRA PESSOAS E AGORA VEJO QUE É FARINHA DO MESMO SACO!!!! E APRENDEU MUITO RÁPIDO E AGORA FICA PUXANDO O SACO DO GOVERNO PARA SE GARANTIR E TAMBÉM OS CARGOS SEUS!!!!, SÓ QUE NO ANO QUE VEM ESTÁ AI E O POVO VAI DAR O TROCA NAS URNAS PARA TODOS ESSES VEREADORES QUE ESTÃO AI!!!!, O POVO CADA DIA ESTÁ MAIS ESPERTO E DE OLHO NO PREFEITO E EM TODOS OS VEREADORES QUE ESTÃO FAZENDO PARTE E QUERENDO ENGANAR O POVO!!!!

12º

Taboanense indignado

De todos esses vereadores que ai estao, e sao cupinchas do cangaceiro, a minha maior decepçao, sem sombra de duvida e com o Ronaldo Onishi, indi- viduo formado em advocacia,onde teve a grande chance de destacar-se dos demais vendidos, fez a opçao pelo lado mais facil e comodo, alinhando-se ao que existe mais de sordido e podre na politica de nossa cidade. Aproveite o resto desse mandato,saboreie o tempo que lhe falta, pois a sua mediocridade sera a madrinha do seu futuro.

11º

laercio

um bando de canalhas passando a mão na cabeça de um dos piores prefeitos que nossa historia ja teve, saqueador, rato da pior especie, fraudador dos cofres publicos, golpista, entre outros adjetivos que eu ficaria aqui por horas escrevendo, isso acontece num municipio onde os homens que deveriam fiscalizar o prefeito não tem a hombridade de fazer no minimo seus papeis de homens honestos que foram conduzidos pelo povo ao poder para melhorar o minimo que seja as condições de vida de mais de 180.000 pessoas, é uma vergonha ter 13 canalhas e a gangue do prefeito prejudicando nós moradores!!! gostaria que esse desabafo fosse publicado!

10º

neco

Antonio, eu tb assumi esse papel como cidadao : participar de uma campanha para que nenhum desses que votaram a favor da corrupção sejam reeleitos. Eu quero uma cidade melhor e mais justa e quero ser muito bem representado. Triste ver os rumos tomados. Ronaldo Onishi=decepção. Votei neste infelizmente.

antonio fagundes

Vou pessoalmente de casa em casa dizer a toda população que esses vereadores são condizentes com a corrupção em nossa cidade. Que vergonha, eles não tem a minima noção do que é certo, que canalhas, estão ajudando ao prefeito acabar com nossa cidade. Aguardem as eleições estão próximas.

ROBSON QUEIROZ

Será que alguém já viu alguma pessoa votar contra o patrão? Isso não existe. Ninguém quer perder os cargos na prefeitura. O TCE só perde tempo em Taboão, enquanto essa política não mudar, dá vergonha de dizer que moramos em Taboão.

Vida B. Mattos

Esses vereadores brincam tanto com a cara do povo que poderiam votar a mudança do nome de Taboão para TABOLÂNDIA .

cidão

EU JA SABIA...É UMA VERGONHA ESSA CASA DE LEIS,TEM QUE POR TODO MUNDO PRA FORA EM 2012,CHEGA!!!NÃO AGUENTO VER MAIS TANTO ACORDO POLITICO E O POVO SÓ TOMANDO PAULADAS,RONALDO O UNICO QUE NÃO SEBE FAZER CONTAS É VC,DESCE NO PROXIMO PQ ANO QUE VEM VC E A MAIORIA QUE ESTÁ AI NÃO GANHA NEM PRA SINDICO

Mauricio

Esse tipo de votação no Legislativo é, apenas e tão somente político, medição de força da base aliada; não existe análise de uma vírgula que seja observado algum critério técnico, portanto, não estresse!!

carlinhos (CSU)

Que Deus tenha piedade de vocês, que aprovaram este desmando. Agora sabemos quem esta do nosso lado. Mas as urnas vão falr quem tem razão

Antonio Pereira

Os nobres vereadores de Taboão provaram que o Tribunal de Contas não sabe fazer contas como os nossos vereadores e prefeito. Foi erro contábel, disse Ronaldo Onishi? Que vergonha, estamos realmente nas mãos de uma grande orda inescrupulosa que somente enxerga seus próprios bolsos, graças a Deus em 2012 isso que ai está não passará.

Gomes

Existe um ditado chinês que diz que mais vale 04 vereadores presos do que 12 votando.

Amanda

Do que adianta o tribunal de contas ir ate a prefeitura, passar semanas analisando um monte de papel, rejeitar as aplicações erradas de recursos para depois a camara, com os vereadores que possuem cargos na prefeitura, votarem a favor das contas? vereadores estao com seus votos comprados!!!!!!! e tudo termina com uma tamanha e amarga PIZZAAAAAAAAA

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.