Vereadores de Taboão aprovam contas de Evilásio

Por Sandra Pereira | 16/09/2011

Com dois votos contrários, dos vereadores Cido e Paulo Félix, a Câmara de Taboão da Serra acabaram de aprovar com 10 votos favoráveis as contas do prefeito Evilásio Farias referente ao exercício de 2008. A sessão começou as 10 horas da manhã e foi encerrada após às 19 horas. A sessão foi uma das mais longas, tumultuada confusa e cheia de ataques da história da Casa. Até o vereador Olívio Nóbrega que tentou barrar a votação a todo instante votou favorável à aprovação das contas do prefeito Evilásio Farias.

 Pela primeira vez o presidente da Câmara usou a prerrogativa de chamar, encerrar e remarcar a sessão sem a autorização do plenário. Não adiantou o esforço dos vereadores Paulo Félix Félix e Cido de tentar convencer os demais a rejeitar as contas.

As contas do prefeito do ano de 2008 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-líder do governo, vereador Paulo Félix, deu parecer pela rejeiçã das contas no dia 25 de agosto, mas o plenário desconsiderou o parecer.

“O parecer da Comissão de Justiça e Orçamento é inepto é nulo porque a Comissão perdeu o prazo. Tivemos reunião dia 9 de agosto. O projeto foi recebido em  24 de agosto e o decreto legislativo foi expedido dia 12 de setembro.Entretanto, o regimento estabelece prazo de 12 dias para essa tramitação. Quero constar em ata que não há decreto legislativo em razão da falta de prazo”, justificou o vereador  Paulo Félix na tribuna.

“Entendemos que houve um erro contábil apontado pelo TCE, o que não justifica a  rejeição das contas", sentenciou Ronaldo Onishi. 

O argumento da perda do prazo regimental rendeu uma acalorada discussão no plenário. O vereador dr. Ronaldo Onishi precisou entrar em campo para reverter a questão. Ele negou a perda do prazo regimental e sustentou que seguiu o rito determinado pela Casa. 

Foram horas reunião, discussão, bate-boca, debates e até ameaças. Sobrou até  para a procuradoria da Câmara. Paulo Félix e Olívio  chegaram a  insinuar que poderiam tirar Macário da presidência da Casa, por força Judicial.


Depois de todo o embate peculiar, quase sem a presença de público, os vereadores decidiram por 10 votos aprovar as contas de 2008 do prefeito Evilásio. 

Comentários