Erro de construção leva à demolição laje de creche de Embu

Por Outro autor | 2/09/2011

O vereador de Embu das Artes, José Carlos Ferreira de Proença (PSDB) enviará Ofício à presidência da Câmara, Silvino Bomfim, solicitando a convocação do responsável pela Construtora Newcon Soluções em Engenharia e Obras Ltda, para que compareça ao Legislativo para explicar a recente demolição de uma laje (de aproximadamente 1.050 m2) da futura Unidade Escolar de Educação Infantil - Creche do Jardim Santo Eduardo, localizada entre as ruas Bristol e Maringá.

Durante a última sessão da Câmara, realizada no dia 31 de agosto, o vereador pediu a suspensão dos trabalhos e apresentou o caso aos colegas que em reunião reservada na Sala das Comissões, com a presença inclusive dos membros da Comissão de Educação, Proença o vereador Carlos Pires (Presidente) e João Leite (membro), além dos demais, para informar que visitou, há algum tempo, a obra e percebeu falhas estruturais e rachaduras na obra da construção da creche, e que posteriormente, no dia 16 de agosto foi ao local munido de filmadora e máquina fotográfica, quando registrou o problema e o início da demolição da laje.

R$ 1,2 MILHÃO DO PROINFÂNCIA


O vereador disse lamentar profundamente que uma obra da prefeitura financiada com recursos do Programa Proinfância do Governo Federal, no valor de R$ 1.260.795,15 tenha que ser simplesmente demolida por erros de construção. “Quem vai pagar pelo prejuízo, a prefeitura ou a construtora? É seguro que a mesma empresa que errou faça a obra novamente?”, indaga.O vereador Proença também quer saber quais as falhas na estrutura do prédio, e porque a prefeitura demorou tanto para perceber o problema. “É uma creche municipal, iria abrigar centenas de crianças, e se o problema não fosse detectado a tempo, poderia causar uma grande tragédia, além dos prejuízos financeiros que já são visíveis”, lamenta.

Outro problema detectado pelo vereador foi o atraso nas obras, iniciadas em 28 de junho de 2010, com prazo de entrega em 27 de junho de 2011, ou seja, de um ano. Agora, com a demolição da laje, é quase certo de que em 2011 não haverá creche naquele local. O fato constatado de que as paredes não suportaram a laje pressupõe que até as paredes construídas e suas colunas terão de ser reconstruídas. O vereador considerou inadmissível tamanho desperdício, sem contar o prejuízo para a comunidade, já que Embu tem uma grande defasagem de vagas em escolas na faixa etária mais baixa. A Unidade do Jardim Santo Eduardo atenderia 250 crianças com idades entre sete meses, até três anos.

A convocação da empresa e de representantes da prefeitura é pleiteada pelo vereador, para que a Câmara Municipal saiba como o problema será resolvido e qual o prazo para a regularização da obra. Além do engenheiro responsável da empreiteira, Cláudio Maurício de Lima Santos, o vereador Proença também solicitou a presença do Secretário Municipal de Obras, Milton Oliveira de Jesus, em data a ser marcada pelo presidente Silvino Bomfim.

 

Comentários