Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

CEI de Itapecerica ouve citados em CD denúncia

Por Karen Santiago | 2/09/2011

cei

Karen SantiagoMais seis pessoas citadas no CD foram ouvidas nesta quinta-feira

Os trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI) de Itapecerica da Serra completaram um mês nesta quinta-feira, dia 1º. Criada para apurar denúncias feitas em uma gravação entre o vereador João Miranda (PSB) e um ex-colaborar de seu mandato Vítor Rangel Cavalcante, a comissão formada pelos vereadores José Martins (PMDB), Paulinho PM (PMDB) e Regina Corsini (PSDB) ouviu diversos depoimentos de nomes envolvidos nas denúncias, como secretários municipais, funcionários e ex-servidores da prefeitura, vereadores, além de João Miranda e Vítor Rangel (protagonistas da gravação).

“O nosso foco não é policial, afinal está em boas mãos e sim os políticos. Uma eventual quebra de decoro parlamentar, má administração e utilização de recursos, mais ligado a esfera política, questão administrativa da câmara e prefeitura”, explicou o presidente da comissão, José Martins.

Ele afirmou que todas as irregularidades constatadas pela comissão serão relatadas no relatório e posteriormente encaminhadas ao Ministério Público e Polícia Civil, que investigam as denúncias.

“Nenhuma irregularidade foi descoberta, do que o cd previu. As maiores irregularidades apontadas até agora se referem à conduta do vereador João Miranda que nos diz respeito. Nomeação de diversas pessoas na prefeitura, nenhum concursado, o partido (PSB) acabou absorvendo esse espaço. Eles (funcionários nomeados a mando do vereador) não têm noção da função que exercem. Ficamos chocados com isso e também pela prefeitura absorver essa disputa política e nomear diversos funcionários”, afirmou.

Em sua avaliação a questão do controle das autorizações ainda não está clara, uma vez que “quem autoriza a movimentação de terra é a Secretaria de Assuntos Jurídicos e não a de Meio Ambiente”. E completa, “Como em uma eventual sindicância, a Secretaria de Assuntos Jurídicos vai participar, se a responsabilidade de fiscalizar era dela, como pode ter isenção. É muito esquisito, estranho esse negócio, quem deveria fiscalizar era o Meio Ambiente (secretária) no entendimento de todos aqui”.

José Martins ressaltou que nesse processo ficou claro que os vereadores (Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, José Hélio, Tonho Paraíba e José Maria) não têm nenhum envolvimento com as denúncias, “o nome deles foi falado de bobeira”.

Questionado se a CEI irá acabar em pizza, o vereador afirmou que entre as atribuições da Comissão está fazer o relatório das conclusões que ela chegou e submeter ao plenário que tomará a decisão do que será feito. “A CEI não vai chegar à proposta de cassar o João Miranda, porque não é esse o papel da CEI. Na câmara tem um código de ética e provavelmente vamos apresentar a denúncia para comissão de ética que vai tomar a providência instala uma comissão processante, quer cassar, cassa. Papel da CEI não é cassar ninguém, nem propor cassação”, finalizou.

A CEI tem 45 dias para apurar o caso, prorrogáveis por mais 45. Melissa Hee Terra do Amaral, secretária de assuntos jurídicos, foi à única convocada que não prestou depoimentos. Pela razão de seu afastamento da secretaria. O motivo não foi revelado. Os vereadores citados na gravação não puderam participar da Comissão.

Mais seis citados na denúncia prestaram depoimento

Os fiscais Eduardo Fadlo Bechara, o Turco, Emílio Carlos Anselmo e os ex-sub-prefeitos da regional do Valo Velho, Jaime Damasceno e Potuverá Irineu Rodrigues Lermes, além do ex-secretário de Segurança, Trânsito e Transportes (atual assessor de gabinete) João Pereira e ex-chefe de gabinete, Heleno Antônio de Menezes foram ouvidos na tarde desta quinta-feira.

Todos eles negaram saber da existência de bota-foras na cidade, conhecerem o conteúdo na íntegra do cd denúncia e afirmaram conhecer de vista Vítor Rangel e João Miranda por ele ser vereador do município.

O ex-fiscal Emílio, ex-sub-prefeitos das regionais, Jaime e Irineu, além do ex-secretário João Pereira e ex-chefe de gabinete Heleno ressaltaram que conhecem os casos de bota-fora e ouviram falar do cd por meio de notícias divulgadas com exclusividade pelo Jornal na Net. “Não sabemos nada a mais do que isso”, afirmaram. João Pereira deixou claro que a secretaria juntamente com a GCM trabalhou duro para evitar os bota-foras e "o Jornal na Net participou das principais ocorrências", frisou.

Os locais que foram constatados como bota-foras também não eram de conhecimento dos mesmos, exceto de Heleno e Emílio. Os demais ressaltaram saber de ocorrências sobre o assunto (denúncias de bota-foras) pelo Jornal.

“O poder executivo sempre proibiu bota-foras, como por exemplo, do caso da Lagoa, que ao sabermos, tomamos medidas e mais de 60 caminhões, com a ajuda da Delegacia do Meio Ambiente e GCM foram retirados da cidade (http://www.jornalnanet.com.br/noticias/1928/gcm-evita-despejo-de-entulho-em-itapecerica )”, afirmou Heleno.

cei1

Heleno afirmou que despejo de resíduos sólidos continua na cidade

Por fim, o ex-chefe de gabinete, atualmente desempregado, ele foi exonerado dia 12 de agosto, afirmou que “o despejo de resíduos sólidos, portanto, bota-foras continuam na cidade, já os locais que contavam com as movimentações de terra, estão parados, por determinação do MP”.

Confira matérias relacionadas às denúncias de bota-foras:
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3140/policia-cumpre-34-mandados-de-busca-e-apreensao-em-itapecerica
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3142/promotor-vai-pedir-prisao-dos-acusados-em-bota-foras
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3143/delegado-explica-esquema-de-bota-fora-em-itapecerica
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3179/mp-desvenda-esquema-dos-bota-foras-em-itapecerica
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3191/juiz-recusa-pedidos-de-prisao-por-bota-foras-de-itapecerica

Confira depoimento de João Miranda e Vítor Rangel:
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3155/cei-descobre-origem-do-cd-denuncia-em-itapecerica

11º

paulo de souza cardoso

a unica coisa que tenho para falar, que nos temos um otimo Prefeito Senhor JORGE COSTA,de todos, esse foi o melhor, a unica coisa que ele errou, foi colocar uma cambada de ratos, para roubar a prefeitura, ainda tem muito para ser mandado embora, snhor prefeito nao coloque certas pessoas, porque manda uns embora, depois coloca outro em seu lugar, porque o povo9 esta cansado dessa cambada, acessor e chefe de gabinete, tem que pessoa de total confiança do senhor, nao e porque aquele e isto ou aquilo, se eu fosdse prefeito, jamais colocaria gente da cidade para ser meu acessor, outra pessoa que tiro o chapeu e para a Senhora Olga, essa que o senhor tem que estar por perto. Tudo de bom ao senhor e faça o que esta fazendo, falta muitos corruptos para ser mandado embora, principalmente perto do senhor, bem dizer ao lado. Seu eleitor Paulo

10º

alison rogerio

vixi DIDI,vc misturou as bolas todas e meteu o loko pra cima da pessoa errada,presta mais atençao antes de julgar as pessoas,vc esta fazendo confusao com os nomes das pessoas....

Pedro

Vale apena relembrar que o assessor do Joaõ Vitor Rangel foi demitido da Regional do Jacira justamente porque esta fazendo BOTA FORA. E na gração o próprio vereado joão miranda afirma ter recebido R$ 1.200,OO DO BOTA FORA,sem falar que ele mentiu ao dizer que foi induzido a falar quilo,logo em segui a policia por meio de escuta telefônica grava ele falando com seu assessro Vitor Rangel Enão o qua falta mais para este canalha ser CASSADO.

DIDI

Que país é este que junta Milhões numa marcha Gay, outros milhões numa Marcha Evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da Maconha, mas que não se mobiliza contra a Corrupção?” A CORRUPÇÃO DEITA E ROLA EM ITAPECERICA DA SERRA. Um passarinho me lembro que a esposa do Vereador José Marins a ''IRANI ''sai da saúde por causa da CORRUPÇÃO!

Gilberto Morais

Não foi por falta de tentativas,mas temos fotos e imagens que comprovam o fato, aliás as autoridades competentes ja estão com elas. E tem mais covarde é que se esconde num codnome "ALfredo" se revela, deve ser mais destes que é funcionário indicado de algum político, enquanto o Brasil tiver leis democráticas eu falarei,não tenho rabo preso com ninguém, quando tenho de parabenizar eu tenho humildade para fazer, porém sou claro em minhas críticas, quando estou com a razão e tem mais quem tem de resolver e mostra-se competente são as autoridades para mostrar a população de que as coisas estão no caminho certo.Mas enfim nem todos sabe o que diz a Constituição é lamentar por estes.

Gilberto Morais

Senhor Alfredo, se é que se chama Alfredo mesmo, não só eu mas várias pessoas tentaram ligar na Polícia Ambiental, porém por mais incrivel que pareça não conseguimos, ligamos então para 190 e informaram um telefone 0800, mas ao atender nos disseram que por estarem jogando terra e entulhos em rua e não em mata deveriamos continuar tentando ligar na polícia ambiental da Cidade, tente ligar você mesmo e verá que ninguem atende.Aliás SR:"Alfredo covarde é que utiliza-se de outro nome para se manifestar e o pior desinformado". Não é assim que se constrói uma sociedade, que pena deve ser mais um puxa saco de politico mal carater.

Paulo Freitas

Basta alguem falar a verdade sobre política na Cidade que logo aparecem os puxa-sacos de plantão,que coisa mais feia a política feita nesta Cidade.

alison rogerio

na estrada da mombaça a vergonha continua tambem,a rua esta quasse intransitavel,varios caminhoes de entulho jogados por la,cade a fiscalizaçao desta cidade?

Suzana Alves

Tudo Caminha para terminar nem digo "PIZZA", mas para uma impunidade pelos maiores responsáveis pela falta de respeito pela nossa cidade.Eu naõ acredito que esta linda cidade onde nasci só é digna de receber lixo ou entulho das cidades vizinhas. o pior é que o entulho continua nas ruas da cidade onde vamos parar? Senhores autoridades publicas que tal ao invés de trazer entulhos,trabalhar em bons projetos pra melhoria de nosso município.

Alfredo

AI TICO, PORQUE VC NÃO CHAMOU A POLICIA ? VC NÃO SERVE PARA NADA MESMO, SÓ SABE CRITICAR MAS AÇÃO NADA.COVARDE.

Gilberto Morais

Gostaria que as autoridades explicassem quem autorizou vários caminhões a jogarem terra e entulhos ontem dia 03/09/2011 na estrada da Represinha no jardim Sampaio, pois é aconteceu livremente o dia todo, aliás tem morador que tirou fotos, fimou. Enquanto isso acontece a C.E.I nada descobriu até agora, infelizmente ao que tudo indica a famosa redenda ja esta ficando recheada, mas tem problema não ano que vem o povão estara atento. A vai, com certeza vai!

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

04/07/2017

Prefeito Jorge Costa fala sobre projetos de Itapecerica

Reeleito pela quarta vez para administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra, o prefeito Jorge...

25/07/2017

Civil de Itapecerica prende quadrilha especializada em roubar condomínios

A Polícia Civil de Itapecerica da Serra prendeu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira,...

24/07/2017

Empresário está desaparecido há cinco dias em Taboão da Serra

A família ainda não tem notícias do empresário Fábio Mariano Martins, que está desaparecido...

24/07/2017

Caminhão carregado com colchões e cama é roubado em Cotia

Um caminhão Iveco Dayli Branca de placa OLF-6650, carregado de colchões e cama foi roubado na...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.