Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Deputado Ivan Valente apoia abertura da Comissão Processante contra Evilásio Farias

Por Outro autor | 2/09/2011

O Deputado Federal Ivan Valente mostrou-se favorável durante pronunciamento, em relação à crise política que a cidade de Taboão está enfrentando, após diversas denúncias fraudulentas ao Comitê de Luta Contra a Corrupção na cidade e pela abertura da Comissão Processante para investigar as denúncias contra o Prefeito Evilásio.

Confira o pronunciamento na íntegra:

Em maio deste ano, a cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ficou conhecida em todo o país pelas imagens da prisão de vereadores em plena sessão da Câmara Municipal da cidade. Os parlamentares da cidade estão sendo investigados pela polícia e pelo Ministério Público pela participação em um esquema de corrupção e fraude nas quitações das dívidas do IPTU, envolvendo diversos servidores municipais, que já teria desviado mais de R$ 10 milhões dos cofres públicos de Taboão.
 
Tudo começou quando, em dezembro de 2009, a Prefeitura propôs, a toque de caixa, uma atualização da Planta Genérica de Valores do município, que gerou um aumento estratosférico do IPTU de 2010 cobrado dos munícipes. O pretexto para a atualização da Planta era o da valorização dos imóveis, mas na verdade a mudança atendia mais aos interesses da especulação imobiliária na região. Os vereadores, sem qualquer debate, aprovaram por unanimidade a proposta. A medida gerou ampla mobilização popular, levando inclusive à apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular que pedia a anulação da Planta de Valores.
 
Em 2010, a Câmara Municipal vetou o projeto de lei de iniciativa popular, e aprovou um remendo nas regras de cobrança do IPTU, concedendo descontos diferenciados de acordo com a região da cidade e para quem tivesse condições de pagar o imposto à vista - o que penalizou brutalmente a população mais pobre. A Prefeitura se comprometeu a rever a Planta de Valores, mas ela continuou em vigor para 2011.
 
Se aproveitando das imensas dificuldades de pagamento dos valores abusivos do IPTU por mais da metade da população de Taboão, criou-se um esquema fraudulento de quitação dessas dívidas, envolvendo o pagamento de propinas a servidores e vereadores da cidade.
 
Mas as investigações que começaram com as fraude do IPTU revelaram que o problema era bem maior, envolvendo desvio do ISS, folha de pagamento dos funcionários, aluguel de carros de forma absolutamente suspeitas, baixas escandalosas das multas de trânsito, entre outras tantas formas utilizadas para desviar o dinheiro público no município.
 
Ao contrário da imagem que pretendeu construir na grande imprensa, como alguém que enfrentaria com vigor os escândalos de corrupção na cidade, os três meses de investigações da Polícia Civil de Taboão da Serra demonstraram que era remota a chance do atual prefeito Evilásio Cavalcante Farias (PSB) não ter ao menos conhecimento das fraudes que ocorriam. Há, inclusive, suspeitas de envolvimento do Prefeito no próprio esquema. Por ter foro privilegiado, Evilásio está sendo investigado pela CECRIMP (Câmara Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos) do Ministério Público Estadual.
 
No último dia 16 de agosto, o Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra, do qual nosso partido, o PSOL, participa, entrou na Câmara Municipal com uma representação pedindo a cassação do Prefeito, por Infração Político Administrativa. A votação desta representação, pedindo a instalação de uma Comissão Processante, que teria o poder de cassar o Prefeito ao final de suas investigações, está marcada para a próxima semana, dia 6 de setembro.
 
O Prefeito Evilásio tem declarado que "forças obscuras" querem derrubar seu governo e acusa seu antecessor - Fernando Fernandes - de estar por trás de tudo. Está, inclusive, acusando a juíza e a polícia civil do município, antes elogiadas por ele, de o perseguirem. Em reunião na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo, realizada este mês, declarou que estava sendo "vítima de uma das maiores injustiças da história do Brasil" e que em Taboão "há um claro ataque à democracia".
 
Nosso Mandato vem então a esta tribuna, Senhor Presidente, defender a mais ampla e transparente investigação deste caso. A Câmara Municipal de Taboão, que já está com sua credibilidade questionada nacionalmente, tem agora uma boa oportunidade de mostrar que seus vereadores estão ali para zelar e fiscalizar a utilização dos recursos públicos, em benefício da população e não de interesses privados. Não é possível que, estando entre as 100 cidades mais ricas do país, Taboão continue apresentando os problemas estruturais que possui. Para algum lugar esses recursos estão indo…

Toninhp

Precisa avisar ao Ivan Valente que ele tem terreno aqui no Taboão. rsrsrsr

Roberto

Sr. Paulo, Parece, pelos seus comentários que o Senhor vive no mundo da fábula da "Alice no país das maravilhas", pois a incoerêcia de suas palavras é brutal. Primeiro o Sr. afirma que o Deputado Ivan Valente não é de Taboão para depois dizer que é, pois possui área no Taboão. Será que possui mesmo, pois no acampamento do MTST quem estava lá era o Vereador Paulo Felix. Depois o Sr. faz ataque pessoal à Dra. Júlia sem qualquer conhecimento de causa. Esses ataques demonstram medo e fraqueza, sem qualquer conhecimento de causa. Cuidado, denegrir imagem dos outros sem qualquer prova é crime e medidas cabíveis podem ser tomadas. Se a atuação do PSOL está trazendo algum tipo de preocupação ao Senhor, e o crescimento do partido é visível, não é com o ataques pessoais fundados em calúnia, difamação e injúria que se vai obstaculizaar esse crescimento, pois a população está atenta e nossa forma de agir é transparente. Somos uma opção para as eleições de 2012, que não tem rabo preso com a atual administração e com os vereadores. Temos legitimidade junto ao povo, pois estamos comprometidos com a população. Isso é democracia e suas palavras são pobres, inverídicas e desprovidas de provas, demonstrando nítidamente que o Senhor não sabe o que é democracia

Evandro

Olha sinceramente é incrivel o nivel do desespero de certos partidários que possui seus legionários e eleitos envolvidos em casos de corrupção, e a confusão de alegações que usam para persuadir povo que não é bobo e tá de olho na corrupção e seus envolvidos. O Psol tem uma história de coerência e ética, basta pesquisar, ao contrário de muitos partidos ai. O Ivan Valente é um deputado que de fato, não é de taboão, pórem é o unico que se solidariza com o povo taboanense, já que muitos que aqui fizeram campanha tem ligações com o Sr. Evilásio ou o Sr. Fernando, e não estão nem ai pra taboão. Drª Julia foi a unica que junto com o pessoal da Ação Popular, PSTU, PSOL, APEOESP E Movimento das ADIs tem mostrado a cara e ido pra luta junto com o povo e por um Taboão melhor, e tem o reconhecimento do povo taboanense, o que faz muitos se afogarem em seu próprio ódio e inveja. E em relação ao MTST, olha é repugnante o nivel de calúnias, pois o acampamento onde estava o MSTS estava destinado para o programa "Minha casa, Minha vida" destinado a moradias populares, que o Sr. Evilásio retirou, e curiosamente uma empreiteira comprou o terreno e ja anuncia um empreendimento Imobiliário que com certeza não tem estudo de impacto socio-economico e ambiental, ou seja, nas nos trazer varias familias , sem ter a contra partida de escolas e postos de saude para atender a população, que alias os que existem não atendem nem a população nativa que dira os novos. E sinceramente, antes de criticar, vê se tem moral pra criticar quem tem mostrado a cara, tem estado junto do povo e que não foge a luta como tantos ai presos e acusados. ALERTA MEU POVO, TEM MUITA FERA FERIDA AI QUE NO DESESPERO VAI FAZER ESCARCÉU, E FAZ PORQUE NÃO TEM FATOS E ARGUMENTOS VERIDICO PARA CONTESTAR, NÃO TEM MORAL E FICHA LIMPA PRA IR PRA CIMA. QUE FAÇAM SUAS BIRRAR E SEUS FALATÓRIOS CHEIOS DE INFÂMIAS, CALÚNIAS, MENTIRAS E HISTÓRIAS DA CAROCHINHA PRA CONTAR, O POVO ACORDOU E NÃO É MAS LEVADO NA LABIA DE CERTOS SENHORES.

laercio

sou morador da região citada no comentario acima, queero informar que o prefeito evilasio não esta limpando essa area atoa, ele declarou esse terreno como area de interesse social, mais na verdade o interesse dele é de morder uma fatia na venda dessa area, assim como  na região do pq laguna, tal episodio foi ou esta sendo investigado e teve algumas prisões decretadas

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

04/07/2017

Prefeito Jorge Costa fala sobre projetos de Itapecerica

Reeleito pela quarta vez para administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra, o prefeito Jorge...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.