Prefeitura apresenta sistema inovador de informação geográfica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/08/2011

O Departamento de Geoprocessamento da Prefeitura de Itapecerica da Serra apresentou no último dia 26 de agosto o seu novo Sistema de Informação Geográfica, intitulado MultiGeo. 

Sistema revolucionário e único no país, o MultiGeo foi totalmente desenvolvido com tecnologia própria e é capaz de reunir em um cadastro multifinalitário informações das mais diversas atividades, compondo um banco de dados que permitirá o acesso a informações que possibilitarão entender melhor a dinâmica urbana do município e complementar as ações relacionadas ao planejamento urbano.

“Este é um novo beneficio, desburacratizando serviços de acesso a dados que antes exigia consulta em várias secretarias e departamentos. Passaremos a ter dados importantes para a administração pública em apenas um click”, disse o secretário de Obras e Serviços, Carlos Hueb.

O diretor de Geopropcessamento, Rodrigo Moreira, explicou e deu uma prévia de como o sistema irá funcionar. “Teremos dois tipos de informação: espacial, que dará localização com imagen aérea e frontal de lotes, e alphanumerico, que trará uma enorme gama de informações de dados em diversas áreas como transporte, saúde, turismo, educação, cultura, esporte, habitação, inclusão social e etc”, contou Rodrigo.

Um dos principais recursos do sistema é o acesso ao Plano Diretor do Município e à relatórios urbanísticos de um determinado lote, com informações de tipo da zona inserida, o que pode ser construído no local - inclusive com a Lei do Guarapiranga - e dados sobre assentamentos e áreas de risco mapeadas.

O diretor de Receita da PMIS, Antonio Sueiro Lopes Filho, salientou a economia que o Departamento de Geoprocessamento está proporcionando aos cofres públicos. “Antes terceirizávamos este serviço e tínhamos uma empresa contratada a um custo alto. Hoje podemos contar com o apoio do Geo para diversos serviços, agilizando o trabalho”, disse Sueiro.

Para o prefeito Jorge Costa, o MultiGeo é mais uma mostra de como a Administração Pública Municipal avançou nesses últimos seis anos e meio. “Economia aos cofres públicos e mais agilidade nos serviços municipais são marcas de nosso governo”, falou.

Estiveram ainda presentes à apresentação do MultiGeo o presidente da Câmara Municipal, Amarildo Gonçalves “Chuvisco”; o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Dr. Luis Pires; o secretário de Finanças, Antonio de Godoi; o assessor do prefeito Pastor Marcio; os vereadores José Maria e José de Moraes; entre outras autoridades.

Comentários