Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Falta de água no Jacira termina em manifestação

Por Karen Santiago | 29/08/2011

mani_1

Karen SantiagoMoradores reivindicam pela falta de água e diversos problemas do bairro relatados por eles

Falta de água há 10 dias, valetas sem pavimentação após obras da Sabesp, calçadas quebradas e falta de médicos aos finais de semana, no Pronto Socorro. Essa é a realidade dos moradores do bairro Jardim Jacira que realizaram, na manhã desta segunda-feira, 29, uma manifestação na rua Monteiro Lobato. O objetivo: reivindicarem os seus direitos.

“Queremos chamar atenção, não arrumar confusão. Precisamos de ajuda para resolver os diversos problemas que o bairro apresenta no período de seis meses. Estamos cansados de pedir soluções e nunca recebermos uma resposta concreta com as soluções que esperamos”, explicou Marilene.

Os manifestantes interditaram a via por volta de uma hora. Móveis e pneus foram utilizados para o fechamento da via. O tempo seco ajudou o fogo se alastrar rapidamente. As chamas tomaram grandes proporções e antes mesmo de chegar ao local da manifestação era possível avistá-las.

Após manifestação pacífica, os moradores conversaram com os policiais militares que foram ao local para conter os ânimos, manter a ordem pública, liberar a via e orientar os moradores a não realizarem ações deste tipo, “prejudica serviço de transporte, saúde (pela fumaça inalada) e segurança pública”, explicou o 2º tenente Marques.

mani1_1

Policiais conversam com moradores

Guardas Civis Municipais fizeram a segurança dos moradores, o Corpo de Bombeiros apagou as chamas e por fim, uma carreta da regional do bairro recolheu o material queimado. “O próximo passo foi encaminhar os manifestantes ao Distrito Policial para a confecção do Boletim de Ocorrência”, finalizou o tenente.

Moradores reivindicam

Verônica Batista, Julieta Ferreira, Francisca Alves e José Wilson enfrentam o mesmo problema: a falta de água em suas residências. São 10 dias, sem uma gota de água na torneira. “As casas debaixo tem água, mas a água que chega de madrugada e dura até 8h (da manhã) não sobe para minha residência. Para conseguir fazer comida, temos que economizar água da caixa, lavar roupa nem pensar”, contou Verônica.

“Constantemente trago água do serviço para beber. Acabo comprando e, às vezes peço para os vizinhos. Estou há dias sem tomar banho e com as crianças em casa, com esse tempo, a coisas complicam mais ainda. Não tem água nem para molhar a unha”, afirmou Julieta.

“Não estamos aqui para quebrar nada, mas se não vier água o quanto antes, vamos quebrar tudo e tacar fogo nessa bomba”, ameaçou Francisca.

As valetas que ficam sem cimento após obras da Sabesp, os buracos e as calçadas quebradas também foram alvos de críticas. “Com as ruas deste jeito, diversos motociclistas e crianças caem e se machuca. A locomoção é muito difícil com esses problemas”, afirmaram os moradores.

A falta de médicos no Pronto Socorro do Jardim Jacira também recebeu críticas. “Todos os finais de semana são iguais. Faltam médicos. Com a necessidade que passamos, nem o pronto socorro novo foi entregue”, reivindicou Marcos.

Em relação à falta de médicos no Pronto Socorro do Jacira, a reportagem entrou em contato com a Superintendente de Saúde, Michele Salles que informou que médicos do concurso realizado pela prefeitura estão sendo chamados e se caso, não supram a necessidade, “um contrato será aberto por tempo indeterminado. O número de médicos que passaram no concurso não foram suficientes para suprir a demanda”, explicou.

Sabesp responde

A reportagem do Jornal na Net também entrou em contato com a Sabesp que por meio de nota explicou que o local é considerado como área de intermitência por conta de ocupação desordenada, “o que acarreta um grande no de ligações clandestinas o que pode causar interrupção no abastecimento, principalmente nas partes mais altas do bairro”, esclarece a nota.

Ainda segundo a nota, nesta segunda-feira, às 15h, a Sabesp esteve reunida com as lideranças comunitárias do local. “A reunião também contou com a presença do Diretor de Esportes, Cícero, que atua na região. A população foi informada que as ruas citadas no questionamento feito pela reportagem serão abastecidas durante a noite e madrugada de hoje”.

A Sabesp informou ainda que começará ainda hoje (segunda-feira) a execução de varredura em toda a região na intenção de detectar vazamentos não visíveis  que pode estar causando o desabastecimento, “caso estes sejam detectados os mesmos serão consertados imediatamente, regularizando a situação”.

Quanto à reclamação sobre a pavimentação das vias, a empresa frisa que será necessário citar o nº próximo de onde o problema ocorre para que a empresa possa vistoriar os locais. “Pedimos desculpas pelos transtornos ocasionados e continuamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos”, finaliza a nota.

Na sessão da última quinta-feira, 25, o vereador José Maria (PT), apresentou indicações para a construção de reservatório de água nas ruas com residências em locais elevados no Jardim Jacira e Jardim Pelúcios e ainda cobrou responsabilidade da Sabesp quanto ao fato da empresa que estava realizando as obras de saneamento ter falido e o serviço estar parado.

diracene

Pelo amor de deus nos ajude! Estamos sem água e sem o caminhão de lixo no bairro de santa Julia crispim ha dias. O problema e que Sabesp esta mandando o caminhão pipa e tem gente pagando?!? Só que minha rua é aclive, o caminhão o sobe cheio e desce vazio acabam algumas pessoas tendo água e outras não, tem três caminhões na minha rua, não conseguem abastecer toda ela, até agora não chegou uma gota de água p/ que possamos dar banhos nas crianças p/ irem escola, tem pessoa que fez cirurgia, outras acabaram ganhar nenê estão sem água para beber. Estamos fazendo baixo assinado, temos prova suficiente o problema e grave o que esta acontecendo na nossa rua. Por exemplo. O rapaz que dirigir o caminhão pipa eles descem do caminhão p/ tomar seu cafezinho deixa a deus dará como ser não tivesse alguém responsável pelo caminhão. Na parte que caminhão esta abastecendo tem morado enchendo laje, não estamos na fase de gastar água com construção. Não está fazendo a rua toda, Porque o caminhão consegue encher as caixas do final rua e não consegue enche rua do meio o que acontecendo! ASS:Diracene Gonçalves dos santos

Norberto José da Costa

Querido filho, vejo com tristeza o lixo que a sua vida se tornou. São tantas as mentiras que você já nem sabe mais quando está mentindo, até para si mesmo. Saia da política e vá fazer algo de bom na vida, menos vender bebida alcoólica. Tire também meu nome do Complexo Psiquiátrico.

alison rogerio

nao vejo resultado de esforço nenhum por aqui,venho a anos filmando e fotografando nao só o bairro mas toda a cidade,quem conhece a minha pessoa sabe que durante anos venho apoiando novos vereadores,porem eles entram e esquece das sua promessas,desligam o telefone,fecham até em cima os vidros do carro,deixa o bairro todo imundo como esta,fedendo a merda por todo lado,e tem fiscalizaçao pra cima e para baixo,fiscalizando nao sei o que,providencias nao sao tomadas,tambem concordo que o som a noite atrapalha e muito,porem ninguem mete a cara para coibir,nem a policia da geito vereador que nao vai dar mesmo,enquanto nao tivermos um trabalho serio que leva até os jovens alternativas de vida sera dai pra pior.....

alison rogerio

me coloquei numa luta e irei até onde nao der mais,acho que tem soluçoes inovadoras,ousadas e eficientes,sabemos que os jovens que ficam na pracinha 70% sao menores,e provavelmente a familia tem algum cadastro em programas sociais,basta adicionar uma obrigatoriedade em fazer cursos oferecidos pelo governo,as coisas irao mudar em pouquissimos espaço de tempo,as autoridades começam num projeto e param no meio do caminho,um otimo exmplo é a piscina do ginasio,um programa esportivo que a cidade tinha que pode ser reinventado sao os jogos interescolares,um otimo programa que afasta as crianças das ruas,outro projeto é trasformar a pracinha em um centro de convençoes,trazendo a guarda municipal para o bairro,estes sao alguns projetos que dara certo com certeza,o que falta tambem é a boa vontade do executivo né....ooo prefeitinho viu....

Gilberto Morais

Parabéns população do Jacira!

Adilson Silva

Queremos silencio depois das 22:00 e no final de semanas depois das 10:00, nada de propaganda ou carro de som de comerciantes sem noção,e pessoas(se é que pode se chamar assim) sem educação com caixas de abelhas pertubando o sono das familias..

junior

ola.. passando para registrar que, foi de certa forma a unica alternativa a curto prazo uma vez que já se alastram os problemas com relação a sabesp. agora devemos estar ciente de que a demanda é do governo do estado, sou morador do jacira e não estou eximindo as responsabilidade do municipio mas se perguntarmos em quem as pessoas votaram em 2010 algumas vão dizer que voto no psdb agora querem ficar reclamando por ai. eu vejo o esforço do vereador jose maria levando muitas revindicações. mas a sociedade deve procurar os meios legais para que então não prejudique os demais setores como o ordem publica ... um abraço atodos tenha uma boa semana !!!

alison rogerio

mesmo sendo contra o fechamento das ruas,ainda acho a melhor maneira de chamar a atençao das autoridades,foi realizado uma reubiao de emergencia e fomos recebido pela sabesp aqui mesmo no jacira,quanto as valetas ainda iremos até itapecerica da serra perante as autoridades que se acham competentes a resolover o problemas da cidade,queremos data,queremos uma explicaçao que convença,queremos algo de concreto,nao aceitamos promessas.....

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

18/06/2017

Estado tem 1.034 vagas para Agente de Segurança Penitenciária

Quem quiser trabalhar como Agente de Segurança Penitenciária pode se inscrever até o dia 1° de...

16/06/2017

Polícia Civil de São Paulo tem aumento no déficit de agentes

As contratações realizadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último mês de maio não...

01/06/2017

Concurso da Câmara de Taboão encerra inscrições nesta sexta-feira, 2

A Câmara Municipal de Taboão da Serra encerra nesta sexta-feira, 2, as inscrições de seu...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

29/05/2017

Vinttage Music Bar & Restaurante agora é point de Stand Up em Taboão

Estreia na próxima terça-feira, 30/05, a partir das 20h, no Vinttage Music Bar & Restaurante,...

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.