Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Falta de água no Jacira termina em manifestação

Por | 29/08/2011

mani_1

Karen SantiagoMoradores reivindicam pela falta de água e diversos problemas do bairro relatados por eles

Falta de água há 10 dias, valetas sem pavimentação após obras da Sabesp, calçadas quebradas e falta de médicos aos finais de semana, no Pronto Socorro. Essa é a realidade dos moradores do bairro Jardim Jacira que realizaram, na manhã desta segunda-feira, 29, uma manifestação na rua Monteiro Lobato. O objetivo: reivindicarem os seus direitos.

“Queremos chamar atenção, não arrumar confusão. Precisamos de ajuda para resolver os diversos problemas que o bairro apresenta no período de seis meses. Estamos cansados de pedir soluções e nunca recebermos uma resposta concreta com as soluções que esperamos”, explicou Marilene.

Os manifestantes interditaram a via por volta de uma hora. Móveis e pneus foram utilizados para o fechamento da via. O tempo seco ajudou o fogo se alastrar rapidamente. As chamas tomaram grandes proporções e antes mesmo de chegar ao local da manifestação era possível avistá-las.

Após manifestação pacífica, os moradores conversaram com os policiais militares que foram ao local para conter os ânimos, manter a ordem pública, liberar a via e orientar os moradores a não realizarem ações deste tipo, “prejudica serviço de transporte, saúde (pela fumaça inalada) e segurança pública”, explicou o 2º tenente Marques.

mani1_1

Policiais conversam com moradores

Guardas Civis Municipais fizeram a segurança dos moradores, o Corpo de Bombeiros apagou as chamas e por fim, uma carreta da regional do bairro recolheu o material queimado. “O próximo passo foi encaminhar os manifestantes ao Distrito Policial para a confecção do Boletim de Ocorrência”, finalizou o tenente.

Moradores reivindicam

Verônica Batista, Julieta Ferreira, Francisca Alves e José Wilson enfrentam o mesmo problema: a falta de água em suas residências. São 10 dias, sem uma gota de água na torneira. “As casas debaixo tem água, mas a água que chega de madrugada e dura até 8h (da manhã) não sobe para minha residência. Para conseguir fazer comida, temos que economizar água da caixa, lavar roupa nem pensar”, contou Verônica.

“Constantemente trago água do serviço para beber. Acabo comprando e, às vezes peço para os vizinhos. Estou há dias sem tomar banho e com as crianças em casa, com esse tempo, a coisas complicam mais ainda. Não tem água nem para molhar a unha”, afirmou Julieta.

“Não estamos aqui para quebrar nada, mas se não vier água o quanto antes, vamos quebrar tudo e tacar fogo nessa bomba”, ameaçou Francisca.

As valetas que ficam sem cimento após obras da Sabesp, os buracos e as calçadas quebradas também foram alvos de críticas. “Com as ruas deste jeito, diversos motociclistas e crianças caem e se machuca. A locomoção é muito difícil com esses problemas”, afirmaram os moradores.

A falta de médicos no Pronto Socorro do Jardim Jacira também recebeu críticas. “Todos os finais de semana são iguais. Faltam médicos. Com a necessidade que passamos, nem o pronto socorro novo foi entregue”, reivindicou Marcos.

Em relação à falta de médicos no Pronto Socorro do Jacira, a reportagem entrou em contato com a Superintendente de Saúde, Michele Salles que informou que médicos do concurso realizado pela prefeitura estão sendo chamados e se caso, não supram a necessidade, “um contrato será aberto por tempo indeterminado. O número de médicos que passaram no concurso não foram suficientes para suprir a demanda”, explicou.

Sabesp responde

A reportagem do Jornal na Net também entrou em contato com a Sabesp que por meio de nota explicou que o local é considerado como área de intermitência por conta de ocupação desordenada, “o que acarreta um grande no de ligações clandestinas o que pode causar interrupção no abastecimento, principalmente nas partes mais altas do bairro”, esclarece a nota.

Ainda segundo a nota, nesta segunda-feira, às 15h, a Sabesp esteve reunida com as lideranças comunitárias do local. “A reunião também contou com a presença do Diretor de Esportes, Cícero, que atua na região. A população foi informada que as ruas citadas no questionamento feito pela reportagem serão abastecidas durante a noite e madrugada de hoje”.

A Sabesp informou ainda que começará ainda hoje (segunda-feira) a execução de varredura em toda a região na intenção de detectar vazamentos não visíveis  que pode estar causando o desabastecimento, “caso estes sejam detectados os mesmos serão consertados imediatamente, regularizando a situação”.

Quanto à reclamação sobre a pavimentação das vias, a empresa frisa que será necessário citar o nº próximo de onde o problema ocorre para que a empresa possa vistoriar os locais. “Pedimos desculpas pelos transtornos ocasionados e continuamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos”, finaliza a nota.

Na sessão da última quinta-feira, 25, o vereador José Maria (PT), apresentou indicações para a construção de reservatório de água nas ruas com residências em locais elevados no Jardim Jacira e Jardim Pelúcios e ainda cobrou responsabilidade da Sabesp quanto ao fato da empresa que estava realizando as obras de saneamento ter falido e o serviço estar parado.

22/02/2018

Moradores do Saint Moritz reclamam do aumento do IPTU

Os moradores do Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, reclamam do aumento do IPTU 2018 no...

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.