Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Luiz Antônio retirava dinheiro ilícito de fornecedores

Por | 26/08/2011

f1

Karen SantiagoRicci afirmou que o prefeito Evilásio sabia do recebimento, mas nada fez, depois de avisado

Revelações e denúncias marcaram o último dia de audiência dos envolvidos na fraude do IPTU em Taboão da Serra, nesta sexta-feira, dia 26. O principal depoimento do dia foi do ex-secretário de Finanças, Edmilson Alves Ricci que de forma incisiva afirmou que o prefeito Evilásio Farias “sabia sim, inclusive que ele corria o risco de ser preso, uma vez que ele avisou diversas vezes o que o ex-secretário Luiz Antônio estava fazendo e ele [prefeito] não fez nada”.

O depoente fez tal acusação direcionada ao prefeito devido à revelação que o ex-secretário, Luiz Antônio, cobrava no ano de 2005, de todos os fornecedores de qualquer serviço prestado na prefeitura, no momento do pagamento, 20% do valor a ser recebido. “Ele (secretário) fazia questão de assinar por último os cheques e os guardava por dias dentro de sua gaveta. Na hora que o fornecedor ia receber, ele cobrava 20% do pagamento”, revelou.

Segundo Edmilson a informação de que o secretário estaria recebendo dinheiro ilícito foi dada pelos próprios fornecedores que o procuraram para pedir alguma solução. “Eles (fornecedores) de qualquer serviço prestado à prefeitura, me procuravam e diziam que não queriam mais ir receber com Luiz Antônio, porque ele pedia uma porcentagem do pagamento”, explicou.

Edmilson esclareceu que procurou o prefeito diversas vezes para falar sobre o crime que o ex-secretário estava cometendo, mas só obteve a resposta, sem solução. “ ‘Ele (secretário) não pode fazer isso. Eu sei que posso ser preso, vou conversar com ele e resolver isso’, disse o prefeito. Mas ele não resolveu nada, continuou tudo como era antes”, denunciou o depoente.

Outra revelação bombástica de Ricci aponta o nome de um dos acusados na fraude, Milton Andrade, irmão do vereador, Carlos Andrade. “Milton confessou para mim que recebeu uma verba oriunda da licitação de emplacamento (placas) de toda a cidade naquela época. A afirmação se deu após pedido político que fiz a ele, que afirmou ‘este é o caminho que você deveria seguir, que eu consegui o dinheiro que desejava’”.

Uma conversa política entre Ricci e Milton também gerou polêmica. “ ‘Quanto você vai me pagar para eu fazer isso pra você’, questionou Milton. Eu disse que não tinha dinheiro ”, contou.

O depoimento de Edmilson apontou também falhas no sistema da Conam, que já prestava serviços na prefeitura, no ano de 2005, quando assumiu a secretaria de finanças. “O sistema era completamente frágil, tínhamos dificuldades para manter senhas. Descobrimos que senhas estavam sendo violadas e que movimentos na dívida ativa estavam sendo realizados de madrugada, quatro, cinco horas da manhã”, ressaltou.

De acordo com Edmilson após essas descobertas sobre o sistema da Conam, que até aquele momento, não tinha mostrado o real motivo para tais falhas, Ricci procurou o prefeito e também o ex-secretário, Luiz Antônio e ressaltou a importância da não renovação do contrato com a empresa Conam, que estava para se expirar ainda naquele mês. “Mesmo depois de saber de todas as falhas, da falta de segurança e ter em suas mãos todas as provas, o ex-secretário renovou o contrato com a empresa”, frisou.

Em relação aos envolvidos na fraude do IPTU, Ricci disse conhecê-los e fez algumas observações.

“Turíbio tinha acesso direto na prefeitura, foi exonerado, mas continuava freqüentando o setor de dívida ativa e também ficava no balcão. Ele foi visto mexendo no computador, dentro do setor, mesmo exonerado. Antes ele tinha senha do secretário de finanças”. Ricci ainda afirmou que Turíbio mantinha uma ligação forte com a família Bazilio. “Ele (réu Turíbio) defendia interesses da mãe de Gilberto Bazílio”, afirmou.

“Claudia (mulher do Carlos Andrade) foi livre nomeada como alguém importante na Secretaria de Finanças. Não sei qual cargo”.

“Marcelo Cavalo trabalhava na prefeitura a cargo do vereador Elói. Outros vereadores também colocavam funcionários (cargo de confiança – livre nomeados) para trabalharem nas secretarias ”.

A testemunha de acusação, Edmilson Ricci contou em rápida entrevista concedida a reportagem do Jornal na Net, após seu depoimento, que está sofrendo ameaças e que precisou trocar algumas vezes de chip (usados no celular).

Edmilson já apresentou diversos boletins de ocorrência sobre crimes cometidos na prefeitura. Um deles sobre falsificação de documento público e outro sobre um contrato de empresa de lixo realizado pelo prefeito municipal e o ex-secretário Luiz Antônio.

“O GAECO está investigando o contrato. A empresa Colepav fazia a coleta na cidade, e estava com oito meses sem receber pelos serviços. O contrato foi encerrado e uma outra empresa foi contratada por Luiz Antônio. O valor do contrato era mais que o dobro do recebido pela empresa anterior”, denunciou.

16/11/2017

Polícia prende foragido em flagrante por roubo de carga na Régis Bittencourt

Policiais da 4ª Cia do 36º BPM/M prenderam na noite desta quarta-feira (15), conseguiram efetuar...

16/11/2017

Dono de bar é preso com arma e munições em Embu das Artes

Um homem foi detido na noite desta quarta-feira (15), acusado de porte e posse ilegal de armas...

14/11/2017

Força Tática está treinando para voltar a atuar em Itapecerica e Embu-Guaçu

Aguardada com grande expectativa pelos moradores de Itapecerica, São Lourenço Juquitiba e...

13/11/2017

Mulher é achada morta em terreno baldio e cheio de entulho no Santo Antônio

Uma mulher sem vida foi encontrada num terreno baldio no meio do lixo, no jardim Santo Antônio,...

12/11/2017

ROCAM prende dois homens com simulacro de pistola em Taboão

Policiais da ROCAM do 36º BPM da 4º Cia efetuaram a prisão de dois homens com simulacro de...

12/11/2017

GCM de Embu vai ganhar 15 viaturas, 4 motos e tropa de elite da ROMU

A segurança de Embu das Artes vai ganhar o reforço de 15 novas viaturas, sendo 5 Trailblazer, ...

12/11/2017

Câmeras de segurança flagram roubo a caixa de açougue no centro de Taboão

As câmeras do circuito interno de vigilância do açougue Boi do Barro, localizado na região...

09/11/2017

ROMU prende homem acusado de furto de veículo no Jardim São Judas em Taboão

O Pelotão 3 da ROMU conseguiu efetuar a prisão de um homem acusado de furto de veículo efetuado...

09/11/2017

Polícia Militar realiza resgate histórico de bebê em Embu

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou nesta madrugada do dia 7/11/2017 às 4:50, na...

07/11/2017

Jovem de 17 anos baleado no Record sobreviveu, teve alta e bala fica alojada

O menor de 17 anos, J.S.J. que atingido por um tiro enquanto caminhava na rua Estância Velha, no...

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

19/11/2017

Taboão da Serra participará do 1º Encontro Multicultural do C8 neste sábado no P

A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra vai participar do 1º Encontro Multicultural...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.