Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Operação: polícia procura novas provas para fraude

Por Karen Santiago | 23/08/2011

operacao1

Rafael Rezende18 mandados são cumpridos e tem 42 desdobramentos, segundo a polícia

A Operação Cleptocracia que investiga o esquema fraudulento na arrecadação de tributos, como IPTU e INSS de Taboão da Serra teve mais uma etapa, a terceira, até agora cumprida nesta terça-feira, dia 23. Durante toda a manhã desta terça-feira, 23, a Polícia Civil da cidade, cumpriu ao todo 18 mandados de busca e apreensão, que se desdobrou, segundo os policiais, em mais de 42 locais visitados. Ninguém foi preso.

Entre os locais onde aconteceram os mandados estão à secretaria de Assistência Social, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, residências de pessoas investigadas, inclusive secretários municipais, funcionários públicos e o vereador Aprígio.

As equipes apreenderam documentos e computadores que foram levados à Delegacia Seccional da cidade, onde serão analisados e posteriormente servirão de provas para a continuidade das investigações. O Delegado, Raul Godoy não quis conceder entrevista e não autorizou imagens das possíveis provas colhidas durante a operação.

Em meio à operação, o vereador Paulo Félix deu declarações polêmicas durante abordagem de jornalistas regionais. Paulo foi abordado quando saia de uma reunião na delegacia, onde, de acordo com ele, foi realizada com intuito de colher documentos para a elaboração do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI).

Questionado sobre a decisão que os demais vereadores vão tomar na sessão desta noite, se aceitam ou não o pedido que pede a instalação de uma Comissão Processante com vista à abertura do processo de impeachment contra o prefeito, Félix garantiu que Evilásio “cai” hoje, na sessão que promete ser uma das tensas e decisivas da história da cidade.

O vereador afirmou que o prefeito Evilásio Farias é “o epicentro da crise que Taboão da Serra vive hoje”. Ainda de acordo com ele, a “crise é o Evilásio. Ela (crise) só vai cessar quando o ele (prefeito) cair, e isso acontece nesta terça-feira, na sessão”, afirmou.

Paulo Félix ressaltou que Evilásio está sozinho e quem ninguém mais confia nele. “Ele dá ordens aos secretários, que já não cumprem mais. Ele se tranca em sua sala, pois já está sozinho no governo e sem nenhuma confiança dos funcionários de seu governo”.

De forma polêmica, Paulo Félix comparou Evilásio Faria ao coronoel Muamar Kadafi, que governa a Líbia há 42 anos. Segundo ele, “o prefeito é o Kadafi de Taboão, afinal os dois estão para cair, e é só uma questão de tempo”, filosofou.

Por fim, Paulo garantiu o nome do próximo prefeito da cidade. “Ele (próximo prefeito) se chama Macário, é seguro!”.

Atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Macário poderá assumir a prefeitura em caso da saída do prefeito e da impossibilidade da vice-prefeita, professora Márcia Regina. Apesar da declaração, Félix não deixou claro em quais circunstâncias se dariam essa mudança.

Claudinei se defende

A busca e apreensão de documentos foi um pedido da Polícia Civil, após pedido de prisão temporária negado pela Justiça da cidade. O judiciário julgou necessário uma investigação mais aprofundada. Uma das secretarias onde foram apreendidos documentos e computadores foi de transporte e trânsito, onde segundo a Seccional exista um esquema de “quebra de multa”.

Claudinei Pereira, afirmou a reportagem, durante seu comparecimento a Seccional, que “em Taboão da Serra não existe e nunca existiu indústria de multa”. Ainda segundo ele, todos os processos relacionados à investigação, “foram deferidos na forma da lei”, afirmou.

O ex-secretário disse que desde o início das investigações está à disposição da polícia. “Sempre de forma transparente, com tranqüilidade, mostrando os documentos e, além disso, quer mostrar que dentro da secretaria tudo corre em devida ordem”, finalizou.

Para o advogado de Claudinei, Dr. Marco Antônio, a polícia está tentando mostrar que existe uma indústria da multa na cidade, mas, segundo ele não há. “Não existe máfia, todos os processos possuem recursos. Das 389 mil multas aplicadas no ano passado, apenas 1,82% estão sendo postas como suspeitas”.

Errata

Ao contrário da informação divulgada pelo Jornal na Net que informou que a Cooperativa Vida Nova documentos foram apreendidos da Cooperativa, o jornal informa que nada foi levado do local.

Antonio Pereira

Foram aplicadas 389 mil multas na cidade no ano passado? Esse nº é quase 02 multas para cada taboanense? Se isso for verdade, o que não acredito, aonde foi investido o dinheiro destas multas? No trânsito da cidade não foi, basta vermos as viaturas do trânsito sucateadas da cidade.

Wilson

Não esquema na secretaria de transporte??? ah tah e eu sou o bozo...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

11/04/2017

PRF troca tiros e prende criminosos em veículo roubado na Régis

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois criminosos na tarde desta segunda-feira, em São...

10/04/2017

PRF recupera carga de aço avaliada em R$ 3 Milhões na Régis

Policiais da PRF conseguiram recuperar na Régis, uma carga de aço que havia sido roubada no...

23/04/2017

Mancha Alvi Verde Taboão ajuda a alegrar festas das crianças do Amor Perfeito

Um grupo de integrantes da Mancha Alvi Verde Taboão da Serra Zona Sul faz bonito fora dos...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.