Prefeitura de Taboão promove “Aula-Show” da Palavra Cantada

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/08/2011

O Cemur recebeu na noite da última sexta-feira, 19, mais de 400 pessoas para o evento que marcou o início da distribuição do Kit Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada contendo  um livro, DVD e CD.

Cerca de vinte mil alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Taboão da Serra receberão o Kit,  elaborado por músicos e educadores, que estimula as crianças a se aproximarem da linguagem musical,  conhecerem os  instrumentos e ritmos brasileiros. Todas as escolas de educação infantil também receberão um kit com os cinco volumes de aluno e do professor.

Alguns alunos foram escolhidos para receberem simbolicamente o material, a grande atração da noite foi a “aula”, que mais pareceu um show, com os músicos da Palavra Cantada.  Matheus Prado, Flávia Maia, Julia Pittier Tsezanas e Daniel Ayres colocaram a platéia formada por educadores, pais e alunos para dançarem ao som de algumas das músicas presentes no kit, sempre com muita animação, coreografia e a marcação do ritmo com percussão acústica e violão, tão presentes nas canções infantis.
 
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação também disponibilizará uma formação para 110 coordenadores e educadores.  A aula inaugural do curso também contou com a brilhante participação do Coral Cênico Municipal de Taboão da Serra.

“Estou adorando”, disse a pequena Giovanna Oliveira, que tem 6 anos, ainda não está no 1º ano mas garantiu que pedira o kit emprestado para a irmã, Rafaela Oliveira, matriculada no 4º ano na escola Cecília Meireles. “Nós vamos escutar o kit juntas, em casa”, disse Rafaela, que também faz parte do Coral Cênico da cidade.
 
Para o Secretário de Educação de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos, a distribuição do material educativo aproxima a criança da linguagem musical. ´´A música auxilia o  desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e o fazer artístico´´, salienta.
 
Os investimentos em educação vêm repercutindo no bom ensino, melhorando os indicadores educacionais  e  consolidando Taboão da Serra como Cidade Educadora.

No ano passado, todos os alunos da rede municipal de ensino receberam  uma  biblioteca composta por 12 livros de literatura infantil. Esse ano, receberão o Kit Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. 

´´O dinheiro aplicado em educação é sempre um investimento no presente e futuro dos nossos alunos. Orgulho-me muito pelo fato de nossa cidade ser referência em educação de qualidade´´, salientou o prefeito, Dr. Evilásio Farias

Música será obrigatória a partir de 2012:  Taboão sai na frente
 
Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo. Por essas razões  a música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica do país até 2012. É o que determina a Lei Federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.

Taboão da Serra já utiliza essa prática de ensino desde 2005   através do Programa Fazendo Arte na Escola.

“Assim como aconteceu com a obrigatoriedade de o Ensino Fundamental ser de 9 anos, em 2010, Taboão da Serra já iniciou esse avanço em 2005, saindo na frente do Brasil inteiro, agora mais uma vez, já temos a música presente nas escolas antes de se tornar obrigatório, demonstrando nossa preocupação com uma Educação de qualidade”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

Marcelo Valladão

Comentários