Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Condomínio Jardim Iolanda completa 47 anos

Por Outro autor | 19/08/2011

cond1

DivulgaçãoDona Iolanda Catani foi a fundadora do Condomínio Jardim Iolanda

Neste sábado, 20, o Condomínio Rural Jardim Iolanda, em Taboão da Serra, celebra 47 anos. Ele foi fundado no dia 20 de Agosto de 1.964, por dona Iolanda Palmira Emilia Catani, amante incondicional das artes e da natureza. Ela adquiriu a gleba de terra com 477.965,00 m2 conforme escritura de 12-05-1954 no 3º Tabelião de São Paulo. O condomínio é uma referencia em preservação ambiental em Taboão tem 90 residências e 114 glebas. O local preserva todas as características originais da Mata Atlântica.
 
Dona Iolanda Catani que também foi Cantora Lírica e a visão de fundar o condomínio veio justamente das pessoas com quem ela se relacionava. Somente pessoas ligadas à cultura e arte daquela época (década 1950) tinham a consciência de preservação ambiental.
 
“Tanto é verdade que os lotes no Jardim Iolanda não podem ser inferiores a 1.500 m2 previsto em convenção condominial e agora também por Lei Municipal visto que os Vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade a inserção de texto regulamentando que no Jardim Iolanda não podem ter lotes inferiores a 1.500 m2 de acordo com o Plano Diretor da Cidade de Taboão da Serra”, relata o síndico do Condomínio Nilton Benedito Esteves.
Foi o marido dela, o engenheiro Civil Cesar Francisco Beretta e Novi, que projetou e executou a abertura do arruamento em circuito fechado das Alamedas de Praças do Jardim Iolanda.
 
A fundadora do Jardim Iolanda nasceu no dia 25 de novembro de 1911, em São Paulo no Bairro Jardim Paulista. Ela era filha de imigrantes italianos. Seu pai Senhor Gino Catani foi um grande pintor  (pintura parietal ) das Igrejas Santa Cecília, Santa Ifigênia e também da Santa Casa Misericórdia. Iolanda Catani faleceu no dia 02-01-2005.
 
Dona Iolanda e seu marido foram proprietários do Sitio Morro do Vento na Cidade de Embu das Artes. No sítio se produzia horticultura, viticultura bem como a criação de  suinocultura, aviário e gado leiteiro.

“Para ir e vir usavam a BR 116 para chegar a propriedade. No inicio da década de 50 Engenheiro Cesar e Dona Iolanda se interessaram pela propriedade fazendo uma visita ao antigo proprietário e ficaram sabendo que a gleba estava a venda. Houve interesse do casal e adquiriram a propriedade que se transformou no Condomínio Rural Jardim Iolanda”, relata o síndico.
 
Ela fez questão de dar nomes das Musas da Mitologia Grega para as Alamedas e Praças que começam e terminam dentro do Jardim Iolanda por ser arruamento em circuito fechado particular. Por ser pessoa ligada a cultura e fã das Musas da Mitologia Grega segue abaixo o significado dos nomes das Alamedas e Praças.
 
Nilton Benedito relata que vários ícones da Arte, Cultura e Educação do Brasil foram ou são proprietários de glebas no Jardim Iolanda.
 
Arcangelo Ianelli - Artista Plástico
Caio Del Rio Garcia - Arqueólogo.
Carolina dos Ramos - Artista Plástico
Cilene dos Ramos - Artista Plástico
Domenico Serio (Calabrone)  - Escultor
Emanoel Alves de Araújo - Artista Plástico
Fernando Lemos - Artista Plástico
Franz Barreto Hantk - Colecionador de Obras de Arte.
Iolanda Catani - Cantora Lírica.
Jacques Douchez - Artista Plástico
James Bem Elkis - Artista Plástico
Klaus Dieter Alfred Wolff - Maestro
Maria dos Anjos - Artista Plástico
Mario de Stefani - Artista Plástico
Norberto Nicola - Artista Plástico
Odetto Guersoni - Artista Plástico
Osvaldo Oliveira - Artista Plástico.
Raquel Krawczynska Grostein (Raquelita) - Designer de Jóias.
Tereza de Stefani - Artista Plástico
Walter Tasca - Diretor da Extinta TV Tupi
Walter Wei - Diplomata.

Tânia Maria Bessi Fabaro

Um lugar único !!! Viemos para o Jd. Iolanda, eu e Roberto meu marido, aos poucos fomos mudando nossa " filosofia de vida "...Realmente um sítio onde valores como preservação e respeito a natureza fazem parte do cotidiano.

Nilton Benedito Esteves

Iolanda Catani sempre esteve, está e estará presente na lembrança de todos nós condôminos iolandenses, afinal vislumbrar um condomínio como o nosso com a preservação de Mata Atlântica na década de 50 foi uma ideal genialíssima que serve de exemplo para todas as gerações futuras. Mais um legado da fundadora. Dona Iolanda Catani fez questão de dar nomes das Musas da Mitologia Grega para as Alamedas e Praças que começam e terminam dentro do Jardim Iolanda por ser arruamento em circuito fechado particular. Por ser pessoa ligada a cultura e fã das Musas da Mitologia Grega segue abaixo o significado dos nomes das Alamedas e Praças. " AS MUSAS " " Antigamente existiam na Grécia somente três musas Milete, Mneme e Aede isto é memória, meditação e Canto, as três coisas necessárias para compor um poema e estas eram filhas do Céu, outros dizem de Zeus (Júpiter) e Mnemosina. Dizem também, que a cidade de Sicione querendo honrar as musas encomendou a três escritores as estatuas das três musas para serem escolhidas as melhores, mas todas ficaram muito belas e não se pode fazer escolha, assim colocaram as nove no templo, isto segundo "Varrone" (escritor muito conhecido do século passado). Elas eram três e dizem que as outras seis só existiam na fantasia dos poetas.Mas a opinião publica admite que há realmente nove musas. CLIO – que toma seu nome de Kleus, gloria fama e presidia a historia e as odes (versos). MELPOMENE – isto é a melodiosa reina sobre as tragédias, uma de suas atribuições essenciais era outras vezes os coros. TALIA – a florida presidia a comedia e aos divertimentos. EUTERPE – isto é a brincalhona e jubilosa, presidia a flauta e outros instrumentos de sopro e sua jurisdição estendia-se sobre a musica instrumental. TERPSICORE – a esvoaçante e jovial inventora da harpa presidia a dança e aos fogos. ERATO – a amorosa deu vida a lira por ela inventada e presidia as galantes apaixonadas e eróticas poesias, vem de Eros (amor). CALIÓPE – cujo nome anuncia bela voz é a soberana dos sublimes cantos e presidia a astronomia. URANIA – presidia a astronomia. POLÍMNIA – assim chamada pela qualidade de canções é a musa da musica coral e da retórica. JÚPITER – (nome latino de Zeus) e Mnemósina deusa da memória, foram os pais das musas. PARNASO – Montanha da Fócida (Grécia antiga) consagrada a Apolo e as Musas. "

Vinicius Nardi

Eu também acho bom. Seria maravilhoso se todos pudessem morar assim. O problema é que não é possível, pois não há espaço no mundo para todos os habitantes do planeta morarem assim. De duas uma, ou fazemos controle de natalidade, ou vamos mesmo morar de outra maneira...

Marcos

Parabéns pela matéria e resgate histórico do jd Iolanda, seria bom se nesse país todos tivessem essa mentalidade de preservação da natureza e fossem cultas como os antigos e atuais proprietários.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.